CARPE DIEN

domingo, 26 de abril de 2009

3ªS SÉRIES - EVOLUÇÃO DOS CHOQUES DE CIVILIZAÇÕES

3ª séries (para reflexões)


A cara das guerras
Confira como mudou a natureza dos conflitos nos últimos 500 anos, período em que se consolidou o domínio da civilização cristã e ocidental no mundo.


ENTRE MONARQUIAS
Quando, a partir de 1500, a cultura ocidental começa a se impor no mundo, os conflitos se dão, basicamente, entre príncipes, imperadores e monarcas que tentam expandir seu poder, seu comércio, suas fronteiras. Essa situação perdurará até a Revolução Francesa, em 1789.

ENTRE NAÇÕES
A partir da Revolução Francesa, consolida-se a idéia de Estado-nação e as guerras passam a adquirir caráter nacional, de expansão territorial de uma nação e seu povo. Essa característica se manterá até a Revolução Russa, em 1917.

ENTRE IDEOLOGIAS
Com a criação da União Soviética, surge uma superpotência comunista, que rivalizará com o mundo capitalista, liderado pelos EUA. A disputa ideológica passa a ser o fio condutor dos conflitos - uma situação que só mudará com a queda do Muro de Berlim, em 1989.

ENTRE CIVILIZAÇÕES
Com o fim da Guerra Fria e o triunfo do império americano, os conflitos perdem sua matriz ideológica e ganham tons cultural e religioso, de rivalidade entre Ocidente e Oriente, entre cristãos e islâmicos. Para alguns estudiosos, é a fase do
conflito entre civilizações.