CARPE DIEN

sábado, 28 de maio de 2016

O QUE VAI CAIR NO ENEM 2016


ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal processo de seleção para ingresso em cursos superiores em Instituições Públicas no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, por meio das notas obtidas neste exame é possível participar de diversos programas do Governo Federal, tais como Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade Para Todos (ProUni), além de solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio. Por este motivo, são esperadas mais de 8 milhões de inscrições na edição 2016 do exame, e um aspecto que chama a atenção de todos os candidatos é: o que cai no Enem 2016?

A prova do Enem 2016


Os estudantes que vão fazer as provas do Enem nos dias 05 e 06 de novembro devem iniciar a preparação o quanto antes. Trata-se de uma prova extensa, que exige não apenas conhecimento de conteúdos e atualidades, mas também resistência. São cobradas questões que envolvem atualidades, interdisciplinaridade, além de questões que envolvem raciocínio, interpretação de texto, planilhas e gráficos. É importante que os estudantes façam leitura de jornais e revistas para se atualizarem.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias


As provas do Enem referentes à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias englobam as disciplinas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Artes e Tecnologia da Informação. A maior parte das questões exige leitura e interpretação de texto. É importante que o aluno tenha atenção nas figuras de linguagem (metáforas, metonímias, hipérboles, pleonasmos, etc.) que podem aparecer nos textos. Denotação e conotação são temas muito cobrados e, de modo geral, os candidatos apresentam dificuldade.

É importante saber identificar a norma culta da linguagem e suas diferenças em relação à linguagem coloquial (inclusive a empregada na internet, na propaganda, no jornalismo, etc.). A obediência à gramática é importante.

Com relação à Literatura, sugere-se que o candidato faça uma contextualização do autor à sua época, observando as características peculiares ao estilo literário. Vale mencionar por exemplo Monteiro Lobato, um mestre da literatura infantil, mas que seria considerado “politicamente incorreto” nos dias de hoje em função de seu tratamento a negros, como Tia Nastácia e Tio Barnabé.

Em Língua Estrangeira, seja no espanhol ou no inglês, é preciso interpretar os textos. A tradução isolada das palavras não garante um bom resultado na prova. É preciso entender o contexto como um todo para responder às questões propostas.

Redação no Enem


Embora muitos candidatos não valorizem esta prova, ela é importantíssima. Um zero em redação implica a eliminação nos processos seletivos, seja para instituições públicas, seja para faculdades particulares, e também impede o candidato de participar do ProUni, que concede bolsas de estudos integrais e parciais, e do FIES, por meio do qual os universitários só começam a pagar seus estudos 18 meses depois de formados.

Uma sugestão para aqueles candidatos que irão fazer as provas do Enem 2016 é rever os temas de redação já cobrados em anos anteriores. Vale lembrar que plágio dos textos utilizados na prova, fuga do tema e desrespeito aos Direitos Humanos são alguns dos motivos que implicam em nota zero. A capacidade de se colocar no lugar do outro permite a produção de um tema inclusivo, sempre bem-vindo pelos avaliadores.

Matemática e suas Tecnologias


A prova do Enem como um todo é grande e cansativa. Exige resistência por parte dos candidatos. E no caso da Matemática não é diferente. Entretanto, a prova não exige que o aluno decore inúmeras fórmulas. As questões valorizam a capacidade de interpretação de tabelas, textos e gráficos, de fora que os candidatos precisam dedicar atenção a estes aspectos. Questões envolvendo álgebra e geometria são muito comuns nas provas. Semelhança entre polígonos, por exemplo, sempre aparece em questões no Enem.

Algumas questões procuram se aproximar do cotidiano dos candidatos, de tal forma que são cobrados conceitos básicos de Matemática, como

Os significados e representações dos números (inclusive em suas aplicações no cotidiano), as noções de grandezas e medidas e, por fim, de estatística e probabilidade.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias


A prova referente a Ciências da Natureza e suas Tecnologias engloba as disciplinas Física, Química e Biologia. Temas muito comuns em Biologia são os relacionados a ecologia e biologia molecular (análise de DNA e pesquisas com células-tronco, por exemplo).

Na prova de Física os candidatos podem esperar, com certeza, questões envolvendo conceitos de mecânica e eletromagnetismo. O emprego da energia, comum a estas duas áreas, deve ocupar algumas questões do Enem, principalmente em suas aplicações práticas.

Em Química, um foco importante é na área de Orgânica. Meio ambiente, estequiometria e temas contemporâneos, como Lei Seca, prospecção de petróleo e gás, combustíveis limpos e uso racional de defensivos na produção agrícola, são temas comuns de aparecerem.

Ciências Humanas e suas Tecnologias


Nesta área das provas do Enem são cobrados conteúdos relacionados a História, Geografia, Filosofia e Sociologia. As questões não cobram datas. É importante conseguir entender como os fatos se inter-relacionam e, principalmente, para que servem as humanidades no dia a dia. Teoria do Estado, demografia, direitos humanos, evolução tecnológica, mudanças de costumes, cidadania e democracia, entre outros, são temas que costumam aparecer nas provas do Enem.


BONS ESTUDOS