CARPE DIEN

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

1AS SERIES TEXTO DE APOIO PARA A ATIVIDADE DAS PALAVRAS CHAVES





1AS SERIES TEXTO DE APOIO PARA A ATIVIDADE DAS PALAVRAS CHAVES


ENTREGAR NA SEMANA DE 11-09 À 14-09-18

Estruturas e formas do planeta Terra: os movimentos e o tempo na transformação das estruturas da Terra
A Terra se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, muito depois da formação do Universo, que se supõe tenha surgido há cerca de 13 a 15 bilhões de anos, uma das teorias a respeito da oriegm do universo é  denominada big-bang. Isto é, um grande acúmulo de gás e uma grande explosão teria dado origem ao universo.

As Estruturas ou Esferas do Planeta Terra

Vamos considerar para o nosso estudo que o sistema Terra apresenta uma estrutura externa composto por três esferas, A litosfera (sólida-rochas), a hidrosfera (líquida-água) e a atmosfera (gasosa-oxigénio e outros gases). Essas três esferas se interconectam na superfície terrestre resultando num ambiente denominado biosfera, onde se desenvolve os seres vivos. Esses ambientes tem como característica o fato de se relacionarem entre si, isto é, são interdependentes: qualquer modificação num desses ambientes provocam alterações nos demais e no conjunto todo.

Esferas ou ambientes terrestres – Litosfera (rochas), Hidrosfera (água) e Atmosfera (gás) A junção dos três ambientes resulta na Biosfera (vida)

A Litosfera - É a camada sólida mais externa da crosta terrestre. Consiste nas rochas e solo, tem  cerca de 200 quilômetros de espessura.

Hidrosfera – É o conjunto de todas as águas do planeta: dos oceanos, dos mares, dos rios e dos lagos, as águas subterrâneas e o vapor de água na atmosfera.

Atmosfera – É a camada de gases que envolve a Terra, contém gases importantes para a vida, como o oxigênio, o nitrogênio, e o gás carbônico, além de atuar no
Biosfera - interação entre litosfera, hidrosfera e atmosfera processo de equilíbrio da temperatura e umidade do planeta.
Biosfera – Ou esfera de vida, é um ambiente resultante das relações de milhões de anos entre a Atmosfera, Hidrosfera e a Litosfera. É na Biosfera que se encontram todos os seres vivos, pois é onde contém os diferentes tipos de solos, minerais, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, elementos fundamentais para a vida.
Importância da Biosfera – É importante a compreensão da necessidade de sua preservação para o futuro da humanidade. A aparente fragilidade se equilibra num jogo de forças muito sensível mantido por diversos elementos que compõem a biosfera e se influenciam mutuamente. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade.

As Esferas Terrestres –
●      As esferas terrestres tem características específicas o quadro da página 2  mostra que a litosfera apresenta-se no estado sólido com uma temperatura limite de 700ºC, acima  dessa  temperatura  os  materiais  da  litosfera  se  fundem e passam para o estado pastoso ( viscoso ). O magma  é  um  exemplo  de  material  da  litosfera,  abaixo  da crosta  que  se  encontra  numa  temperatura  acima  de 700ºC.

●      No caso da água (hidrosfera) quando aquecida acima de 100º C , passa para o estado gasoso. O vapor  resultante  desse  processo  irá  para  a  atmosfera. Houve uma transferência de material de uma esfera para outra.

●      Em relação ao  ar  atmosférico tem diversas  temperaturas  e  a  máxima  é  de  50ºC  ,  porém fatores climáticos provocam as alterações de temperatura, influenciando na dinâmica atmosférica.
Por exemplo,  é  o  que  acontece  quando  a  temperatura  esta  mais baixa  (33ºC),  o  ar  mais  frio  é  mais  pesado,  descendo  e forçando a subida do ar quente, efeito que coloca o ar em movimento. Conclusão: a variação de temperatura da atmosfera coloca o ar em movimento.

Os Movimentos entre a Esferas
●      O  exemplo  dado  no  primeiro  parágrafo  mostra  que  as esferas terrestres sofrem alteração e seus materiais pode ser transferidos de uma esfera para outra, um exemplo é o  ciclo  da  água:  as  águas  continentais  e  oceânicas (hidrosfera) que se evaporam e incorporam-se à atmosfera. Na atmosfera esse vapor voltará a se condensar caindo na forma de chuva, retornando para a hidrosfera.

●      Nós seres humanos estamos expostos a eventos da natureza: precipitações e furacões (Atmosfera), terremotos e erupções vulcânicas (Litosfera), enchentes
(hidrosfera). Terremoto é um tremor de terra que ocorre devido ao a liberação da energia resultante da pressão de uma placa tectônica sobre a outra. Vulcanismo é o afloramento do magma na superfície terrestre. Furacão é o nome dado a fortes ciclones tropicais.

●      Vários eventos provenientes das esferas terrestres vivenciamos em nosso cotidiano.

●      Com relação aos movimentos das esferas, a que mais se movimenta, ou que percebemos os movimentos é a atmosfera, pelo fato de a mesma ser composta por gases, portanto mais leve, estando sofrendo constantes alterações em relação à pressão, temperatura e umidade.

●      A litosfera também  esta em constantes movimentos, mesmo  que  lentos  e  imperceptíveis,  como  a erosão das rochas, o transporte e a deposição de sedimentos.
Considerações sobre a relatividade do tempo da Natureza e o tempo humano
Ao analisarmos a história da Terra e do homem vamos encontrar uma  relação temporal entre o tempo humano e o tempo da natureza.
Considerando o tempo humano não é possível perceber que os continentes se afastam, e os oceanos  se alargam, e só podem ser percebidos por medições científicas sofisticadas.
Para o ser humano os oceanos sempre tiveram o mesmo tamanho, mas atualmente, sabe-se a extensão dos oceanos e também que eles estão aumentando ou diminindo, o Oceano Atlântico ampliou-se cerca de 24 km em 2 milhões de anos.
O ser humano não consegue perceber a abertura dos oceanos porque o tempo da natureza é um tempo longo para o ser humano (tempo humano).
Dependendo da referência o tempo pode ser curto ou longo, por exemplo a Litosfera possui movimentos longos da natureza, imperceptível para o ser humano, como os terremotos que são catastróficos.
Já os movimentos da hidrosfera como as enchentes são perceptíveis para o ser humano e finalmente a atmosfera cujos movimentos são em tempos curtíssimos e perceptíveis  para o ser humano.
Será que os movimentos em uma esfera podem provocar movimentos em outra?. Analise a imagem e responda o desafio. 
A imagem mostra o efeito das relações entre as esferas terrestres, em que vemos a        inundação da cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, provocada pelo furacão Katrina, uma manifestação da atmosfera que causou efeitos noutra esfera terrestre, a hidrosfera e causou danos na litosfera , sobre a qual habita o ser humano.  Demonstre que você entendeu.
1 – Será que movimentos em    uma    esfera podem provocar movimentos em outra ?
2 – A imagem mostra os efeitos provocados por qual fenômeno ?
3 – O fenômeno citado na questão 2 ocorre em qual esfera terrestre ?
4 – Os efeitos desse fenômeno atinge outras esferas ? Quais ?   5 – Quais as consequências desses efeitos sobre a litosfera ?