CARPE DIEN

terça-feira, 2 de outubro de 2018

3as SÉRIES GEOGRAFIA SIT 05, 06, 07, 08 E 09 TEXTO DE APOIO 4o BIMESTRE



3AS SÉRIES

 
GEOGRAFIA - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
 05 - OS FLUXOS DE TRANSPORTE MATERIAIS E IMATERIAIS

Ao longo do século xx, os meios de transporte passaram a ser mais rápidos encurtando as distancias entre os continentes, já que no inicio deste mesmo século o transporte de mercadorias era realizado por navios que faziam o percurso entre Londres e Nova Iorque em sete dias, porem já no ano de 2003 com o avanço tecnológico era possível realizar essa mesma viagem em um avião supersônico em 3 horas e meia, esse avanço teve um papel fundamental ao ampliar as redes de comercio mundial com a distribuição de produtos pelo mundo. Produtos feitos na China, por exemplo: são embarcados e vendidos no Brasil, França e no Paraguai simultaneamente. Os meios de transporte, o comercio e a distribuição de mercadorias representam exemplos de fluxos materiais, já que possuem materialidade e volume. Na atualidade, o avanço das tecnologias da comunicação e da informação delineou uma variedade de novos sistemas responsáveis para dar corpo aos denominados fluxos imateriais, essa imaterialidade manifesta-se pela enorme diversidade de transações feitas por meio da telefonia e internet, que podem ser considerados os verdadeiros tecidos de nossas vidas, pois atualmente a tecnologia da informação provocou mudanças tão significativas quanto a eletricidade o fez na era industrial. Ao analisar as dinâmicas desses fluxos chegamos a conclusão que há uma interdependência total entre esses inúmeros sistemas, como por exemplo: podemos assegurar que uma parcela considerável da logística dos sistemas de transporte e distribuição de mercadorias esta intimamente ligada as redes de conexão on-line, dessa forma é possível afirmar que os fluxos materiais e imateriais ligam-se a mesma teia que disponibiliza uma enorme variedade de transações, tanto econômicas quanto culturais.



GEOGRAFIA - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 06 - MEIO TECNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

Em muitos casos os termos “técnica e tecnologia” são usados como sinônimos, porém, eles não são a mesma coisa, a técnica no seu sentido estará restrito há habilidades manuais, já a tecnologia sugere o pensamento organizado sobre as técnicas. Para o historiador brasileiro Rui Gama, a tecnologia pode ser considerada uma forma cientifica de sistematizar os conhecimentos relacionados ás técnicas, de uma forma resumida, as técnicas são um saber fazer aprendido na pratica e transmitido de geração a geração ao longo da vida cotidiana, enquanto as tecnologias representam um saber vinculado a ciência moderna. O conhecimento global do planeta é um dos aspectos- chave na virada do século, ela se harmoniza com outros elementos da nossa época como a globalização marcada pela transnacionalização dos setores hegemônicos da economia e dos territórios (espaços globalizados). Após a segunda guerra mundial por intermédio das empresas transnacionais e alguns países, valores máciços de capitais são investidos na pesquisa cientifica, o sistema produtivo  global  baseados nas tecnologias modernas impõe uma organização do espaço geográfico com grande conteúdo técnico-cientifico


 
GEOGRAFIA - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 07 - OS FLUXOS DE INFORMAÇÃO

Assim como os meios de transporte ampliaram os fluxos de mercadorias, outro setor contribuiu de modo decisivo para a ampliação dos fluxos de informação. Em meados do século XX, as famílias se reuniam em volta do radio para ouvir as noticias e últimos sucessos musicais, com o surgimento da televisão muita coisa mudou. Em 1969 o Brasil foi integrado ao sistema mundial de comunicações por satélite permitindo  a muitos brasileiros acompanhar a chegada do homem a lua, de lá pra cá, a evolução das transmissões tornou-se tão surpreendente que o mundo pode acompanhar  on-line a tragédia que ocorreu no 11 de setembro de 2001 quando um comando terrorista lançou Aviões contra as torres gêmeas em Nova Iorque e no edifício do Pentágono em Washington, nos Estados Unidos. Por outro lado é importante ressaltar que uma parte significativa da população mundial ainda não tem acesso a meios de comunicação, a desigualdade também pode ser constatada se levar em conta o relatório do programa nacional das nações unidas para o desenvolvimento de 1999. As barreiras geográficas podem ter caído para as comunicações, mas emergiram para uma nova barreira, uma barreira invisível que é como a ampla rede mundial de computadores envolve os que estão ligados a ela e, silenciosamente exclui o resto.
 Assim como os meios de transporte ampliaram os fluxos de mercadorias, outro setor contribuiu de modo decisivo para a ampliação dos fluxos de informação. Em meados do século XX, as famílias se reuniam em volta do radio para ouvir as noticias e últimos sucessos musicais, com o surgimento da televisão muita coisa mudou. Em 1969 o Brasil foi integrado ao sistema mundial de comunicações por satélite permitindo  a muitos brasileiros acompanhar a chegada do homem a lua, de lá pra cá, a evolução das transmissões tornou-se tão surpreendente que o mundo pode acompanhar  on-line a tragédia que ocorreu no 11 de setembro de 2001 quando um comando terrorista lançou Aviões contra as torres gêmeas em Nova Iorque e no edifício do Pentágono em Washington, nos Estados Unidos. Por outro lado é importante ressaltar que uma parte significativa da população mundial ainda não tem acesso a meios de comunicação, a desigualdade também pode ser constatada se levar em conta o relatório do programa nacional das nações unidas para o desenvolvimento de 1999. As barreiras geográficas podem ter caído para as comunicações, mas emergiram para uma nova barreira, uma barreira invisível que é como a ampla rede mundial de computadores envolve os que estão ligados a ela e, silenciosamente exclui o resto.


GEOGRAFIA - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - O8 - AS CIDADES GLOBAIS

Uma das primeiras tentativas para definir, categorizar e classificar as cidades globais foi realizada a partir, (1998) de acordo com essa categorização, são quatro as principais atividades que demostram a força de cada cidade global: Os bancos, a bolsa de valores, as empresas de publicidade, firmas de consultoria e seguros e os centros de pesquisa. Todas as cidades que não possuem empresas desses setores em seu meio urbano ou que tem apenas um ou outro dos setores desenvolvidos, não poderão ser considerados “cidades globais”, estando fora da rede de fluxo que hoje comanda as atividades mundiais.



GEOGRAFIA - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 09 - A GLOBALIZAÇÃO DO CRIME

Brasília, o fenômeno da globalização reflete em setores que vão além da economia mundial passando, inclusive, por atividades ilícitas, a avaliação foi feita pelo diretor geral da PF ao falar sobre o treinamento policial unificado entre países da América do Sul para reduzir o trafico de drogas para o continente europeu. A movimentação hoje esta facilitada no mundo, as barreiras e fronteiras foram minimizadas, o diretor reforçou que, a medida que o pais melhora suas relações comerciais e a capacidade de transporte, não só de pessoas, mas também do próprio comércio legal as facilidades tendem a ser utilizadas  pelo crime organizado. Ao todo 350 alunos incluindo os aprovados do ultimo concurso da PF e 32 estrangeiros foram divididos em nove turmas, o curso tem como objetivo reduzir a rota do trafico de drogas que sai da América do sul rumo a Europa, passando por países do continente africano. Desde 2005, cerca de trinta e três toneladas de cocaína foram apreendidas no oeste da África.

AGRADECIMENTOS AO PROFESSOR DAVY SANTOS