CARPE DIEN

domingo, 22 de abril de 2018

PROFESSOR WELLINGTON - QUÍMICA 3AS SÉRIES

                 



                PROFESSOR WELLINGTON


Trabalho 3 anos A,B,C,D– Quimica

1-O estômago produz suco gástrico constituído de ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O valor de pH no interior do estômago deriva, principalmente, do ácido clorídrico presente. Sendo o ácido clorídrico um ácido forte, a sua ionização é total em meio aquoso, e a concentração de H+ em quantidade de matéria nesse meio será a mesma do ácido de origem. Assim, uma solução aquosa de ácido clorídrico em concentração 0,01 mol L-1 terá pH igual a:



2-A concentração hidrogeniônica do suco de limão puro é 10-3 mol/L. Qual o pH de um refresco preparado com 15 mL de suco de limão e água suficiente para completar 150 mL?
3-Os sistemas químicos baseiam-se em algumas características. Os sistemas ácidos caracterizam-se pela liberação de íon hidrônio,H3O1+(aq). Os sistemas básicos baseiam-se na liberação de íon hidroxila, OH -(aq). A tabela a seguir mostra a característica de alguns sistemas.




Tabela em exercício de Ph



Considerando os sistemas citados, 100% ionizados, julgue os itens abaixo.
0. Todos os sistemas são formados por substâncias básicas.
1. O pH da saliva é igual a 6.


2. O vinagre é mais básico que a clara de ovo.


3. O pOH do vinagre é igual a 3.



4-A análise de um determinado afluente (rio) mostrou que a quantidade de íons hidrônios (H+) presentes era igual a   10–6 mol./L. Sabendo que é normal encontrar as águas de rios e lagos com pH variando entre 4 e 9, determine o valor do pOH da água analisada.


5-O pH do suco gástrico, uma solução aquosa de ácido clorídrico (HC), é, aproximadamente,3. Portanto, a massa, em gramas, de Hc existente em cada litro de suco gástrico, é Dados: Massas molares (g/mol) H = 1, C= 35,5



6-Ao tomar dois copos de água, uma pessoa diluiu seu suco gástrico (solução contendo ácido clorídrico), de pH= 2, de 50 para 500 mL. Qual será o pH da solução resultante logo após a ingestão da água?