CARPE DIEN

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A ECONOMIA E O TERRITÓRIO BRASILEIRO NO SÉCULO XVI


PARA AS 2ª SÉRIES

CLIQUE COM O MOUSE NO MAPA UMA VEZ, PARA AUMENTAR A IMAGEM

SALVE A IMAGEM DO MAPA NO SEU PC DANDO UM Prt Scr Sys Rg NA TECLA QUE VOCÊ ENCONTRA NO SEU TECLADO, AGORA VÁ ATÉ UM PROGRAMA DE IMAGEM OU ATÉ MESMO EM UM DOCUMENTO DO WORD (.doc) E DÊ COPIAR OU PASTE. IMPRIMA (SE PUDER) E TRAGA PARA AULA PARA TRABALHARMOS JUNTOS.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

3ªS SÉRIES - REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL

TEXTO PARA AS 3ª SÉRIES

A regionalização do espaço mundial é resultado do processo de Divisão Territorial do Trabalho (DIT) e se modifica com ela, pois este processo se caracteriza por uma reorganização espacial (geográfica) que viabiliza um novo padrão de acumulação capitalista. A divisão social do trabalho tem origem há aproximadamente 5.500 anos, com o aldeamento; essa divisão social foi se ‘aperfeiçoando’ até a ditar às mais diferentes regiões do mundo o que elas devem produzir e/ou consumir. Isso se deu, principalmente, nos dias atuais, porque a lógica da Divisão Territorial do Trabalho é a acumulação de capital; porém as pessoas não acumularam igualmente, originando, assim, as desigualdades que marcam o mundo contemporâneo.

Essa desigualdade combinada se reproduz por meios desiguais como a transferência de processos de trabalho mais banais para os países subdesenvolvidos e retendo para os desenvolvidos os processos de trabalho mais sofisticados, logo, o salário é menor nos países periféricos, acentuado ainda com a presença de preços de monopólio que são praticados pelas empresas altamente concentradas. Esses processos segregam o espaço mundial, criando e acentuando esse processo de divisão territorial do planeta, criando países que produzem pouco, a baixos salários para a população, enquanto outros tem uma estrutura de alta tecnologia, velocidade, etc.

O mapa-mundi sempre sofreu mudanças na sua configuração, mas esse fato sofreu forte acentuação na última década do século XX, principalmente entre os anos 1989 e 1991, devido a mudanças políticas e ideológicas. Hoje as dificuldades para se regionalizar o espaço mundial são enormes.

Antes da Segunda Guerra Mundial havia uma ordem mundial multipolar, representada pelo Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos, Japão e Rússia. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, especialmente, a Segunda Guerra Mundial foram momentos de desequilíbrio nessa ordem multipolar. As potências européias e o Japão saíram arrasadas da disputa. Então EUA e União Soviética passaram a dividir o mundo entre si; o mundo ingressou, então, numa ordem bipolar, que durou até 1991.

Hoje a dúvida é: qual a nova ordem mundial? Seria monopolar, com os EUA ‘dominando’ o mundo, ou multipolar, destacando-se, principalmente, o Japão, EUA, Europa, China? Acredito que os EUA vêm dominando o cenário mundial, ditando as “regras do jogo”, sendo auto-suficientes (e talvez acreditando demasiadamente nisso, o que pode trazer alguns problemas, tais como os atentados de 11 de Setembro de 2001). Atualmente os EUA vêm passando por uma séria crise; porém o seu papel de país dominante (e representante máximo do capitalismo) é ressaltado pelo fato de que vários setores e países do mundo sofrem os efeitos dessa crise.

A regionalização do espaço mundial e a nova ordem mundial são assuntos complexos, tendo como exemplo as várias interpretações decorrentes dos fatos que ocorrem atualmente. Surgem dessa situação os conflitos que estouram em várias partes do mundo; a fragilidade cada vez maior das economias dos países subdesenvolvidos; se não o enfraquecimento, pelo menos o desvio de função do Estado-Nação; valorização da problemática ambiental; etc. Concluindo, vemos que muitas são as ‘realidades’, muitas são as diferenças. Uma regionalização que retratasse a realidade seria aquela que não considerasse apenas as questões econômicas, mas também a diversidade cultural, as individualidades de cada nação.

Agradecimentos à professora

Profª Leila Limberger – Coordenadora do curso de Geografia da Uniamérica.

SEJAM BEM VINDOS

AMORES DA MINHA VIDA, SEJAM TODOS BEM VINDOS E QUE TENHAMOS UM EXCELENTE TRABALHO NESTE ANO DE 2009

2009 2009 2009 2009 2009 2009 2009