CARPE DIEN

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

3as SÉRIES COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS – REFERENTE A 1º e 2º BIMESTRES DE 2017



3as SÉRIES COMPENSAÇÃO

 DE AUSÊNCIAS

– REFERENTE A 1º e 2º

BIMESTRES DE 2017







Todos os trabalhos deverão conter:

- Capa com as normas ABNT (ver video aqui no Bloger) – Nome da Escola, Nome do aluno completo, numero, série/turma.

 - Título,

 - Introdução,

 - Desenvolvimento,

 - Conclusão.

 - Imagens: mapas, gráficos e quadros de acordo com o assunto que esta sendo tratado (podem ser impressos e/ou recortados).

 - Bibliografia (inclusive os endereços de sites
pesquisados)

- Os trabalhos devem ser feitos mauscrito e em folha de almaço com caneta azul ou preta;

- Deverão ser entregues limpos e organizados (sem rasuras e/ou branquinho);

 - Não serão aceitos trabalhos entregues após a data estipulada;

- Trabalhos incompletos serão anulados e a compensação de ausência será cancelada.



REFORÇANDO AS INSTRUÇÕES



FAZER CADA ATIVIDADE

SEPARADAMENTE  E

FAZER EM FOLHA ALMAÇO

 MANUSCRITO COM CANETA

AZUL OU PRETA




CAPA COM FOLHA DE ROSTO PADRÃO ABNT (ver vídeo no BLOGGER - professoradegeografia)

 CONFIRA NA LISTA, AQUI NO BLOG, QUANTAS AUSÊNCIAS VOCÊ
TEM QUE COMPENSAR FAZENDO AS ATIVIDADES,


DISTRIBUIDAS DA SEGUINTE

 FORMA:



ATIVIDADE DE I A IV.

PESQUISA para os  que se

ausentaram  de 1 (uma)

a 2 (duas) vezes.


I. Compreender as transformações dos espaços geográfico como resultado das relações socioeconômicas de poder na regionalização do mundo atual. Quando comparamos a regionalização do mundo em Norte e Sul, podemos concluir que tipo de regionalização está em evidência.

II. Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder no período de Guerra Fria. Sabendo que existem várias formas de regionalizar o mundo e representá-lo cartograficamente. Quanto à regionalização de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, podemos afirmar que tipo de critério foi adotado.

III. O IDH é um índice muito usado atualmente para definir o nível de desenvolvimento dos países. Sobre o IDH, pesquise a origem e o que é levado em consideração para cria-lo.
IV. Classificação dos países quanto ao nível de desenvolvimento.


ATIVIDADES DE I A VIII

PESQUISA para Os que se

ausentaram  de 3 (três) a 5

(cinco) vezes.


v. Atualmente todos os países do mundo têm optado pela formação de Blocos Econômicos. Com relação a esse assunto pesquise os principais objetivos, quem implantou a ideia, o uso e onde?

VI. O objetivo de atingir o desenvolvimento é a meta de muitos países. Para atingir tal objetivo os países precisam de que ações efetivas, quais são elas?

VII. A América pode ser dividida em duas partes: Anglo-Saxônica e Latina. Essa divisão é baseada em que critérios, e qual o objetivo?

VIII. A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros quais países, e qual o grau de desenvolvimento de cada um deles?


ATIVIDADES DE I A XII.

Pesquisa para os que se

ausentaram  de 6 (seis) a 9

(nove) vezes.


IX. A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O MERCOSUL surgiu de um acordo entre países sul-americanos e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros. Um dos importantes blocos econômicos da atualidade, quem são seus membros e qual o grau de desenvolvimento de cada um, como contribuem para o bloco?

X. Os critérios utilizados para regionalizar o mundo dependem da INTENÇÃO de quem os estuda. Sobre regionalização, o é correto afirmar de acordo com os critérios?

XI. Pesquisar sobre a Guerra Fria (1947-1991) foi um período de forte tensão política e militar entre as forças do Ocidente, lideradas pelos Estados Unidos e pela OTAN, e o bloco socialista, liderado pela União Soviética.

XII. Pesquisando,entenda como é calculado o IDH e descubra o porquê do IDH brasileiro não está entre os melhores. Descubra também quais os fatores que estão colaborando para o crescimento do IDH do Brasil.



ATIVIDADES DE I A XVI pesquisa

para os que se ausentaram  de

10 (dez) a 14 (quatorze) vezes.



XIII. Introdução sobre o choque de civilizações, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do caderno do aluno.

XIV. Geografia das religiões, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do caderno do aluno.

XV. As questões étnico-cultural, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do caderno do aluno.

XVI. América Latina, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do caderno do aluno.






ATIVIDADES DE I. A XX. Pesquisa

para os que se ausentaram  de

15 (quinze) a 20 (vinte)vezes.

XVII. PESQUISA SOBRE AS CORRENTES DESFAVORAVEIS A TESE DE SAMUEL HUNTINGTON, E JUSTIFIQUE POR QUE NÃO COMPARTILHAM DAS IDÉIAS DE SAMUEL HUNTINGTON?

XVIII. Observem o mapa “Principais conflitos, final do século XX” na página 56 do caderno do aluno vol 1. Quando fazemos uma análise sobre determinado foco de tensão, não devemos perder de vista, ao menos, cinco cuidados fundamentais:

XIX.- identificação das partes envolvidas no conflito;

XX. - estudo da posição geográfica da área, pois, não raras vezes, a localização estratégica de uma área constitui um dos elementos-chave do foco;



ATIVIDADES I A XXIV pesquisa

para os que se ausentaram  de

21 (vinte e uma) a 27 (vinte

sete)vezes.

XXI. - estudo das relações de poder entre as partes envolvidas no conflito, tendo por base as noções de “centro” e “periferia”, onde uma das partes (Estado ou grupo humano) possui maior poder político, econômico, financeiro e militar, ou seja, condições socioeconômicas dos “personagens” envolvidos no mesmo conflito;

XXII.- ter cuidado em relação aos textos e às informações que são lidos, identificando a ideologia de quem fez a análise ou descreveu os acontecimentos relacionados ao foco de tensão estudado (por exemplo, as interpretações que são veiculadas pela mídia, pois existem diversas versões sobre um mesmo foco de tensão, como as notícias sobre a Guerra e ocupação anglo-americana contra o Iraque, em 2003: as notícias veiculadas pela CNN, rede televisiva dos Estados Unidos eram contraditórias as notícias veiculadas pela Al Jazira, rede de televisão árabe);

XXIII. - identificação dos interesses e das forças envolvidos, considerando que um foco pode ter uma ou várias causas essenciais – diretas e indiretas.

XXIV. No início da década de 1990, com a desmontagem da velha ordem mundial baseada na bipolarização, chegou-se a pensar que o mundo entraria em um período de paz e solidariedade entre os povos. Apenas nos seis primeiros anos, após a Guerra Fria (1947-1989), as chamadas Forças de Paz da ONU (que dispõem de instruções estritas para lançar fogo somente como último recurso) realizaram mais operações militares em áreas do mundo onde ocorriam conflitos do que nos 40 anos anteriores. Em função dessa realidade e de outros aspectos, a nova ordem mundial durante os anos 1990 também ficou conhecida como “(des)ordem mundial”. O que significa nova des_ordem mundial?

ATIVIDADES I.A XXVIII Pesquisa


para os que se ausentaram  de

28 (vinte e oito) vezes em

diante.

XXV. A América Latina faz parte do Continente Americano com colonização de latinos (portugueses e espanhóis). Apresenta problemas de subdesenvolvimento com elevadas dívidas externas. Na década de 90 A América Latina conseguiu certa estabilidade econômica, permitindo a entrada de capital estrangeiro e um maior investimento de empresários locais nos setores produtivos. Apesar da elevada dívida externa, tem havido crescimento econômico. População bastante heterogênea (exceto Argentina, Uruguai e Chile). Predominância indígena em vários países como: Paraguai, México, Peru e Bolívia. Terras situadas na Zona Intertropical (clima predominante é o tropical). O que mais de importante, pode ser acrescentado a estas características?


XXVI. A Índia e o Paquistão são nações criadas a partir da desagregação do Império Britânico das Índias, em 1947. Durante a Guerra Fria, o Paquistão inclinou-se a favor dos EUA, enquanto a Índia buscou auxílio da ex-URSS, o que explica, em parte, o fato de ambos disporem, atualmente, de armas atômicas. Essas armas representam um perigo, diante de um conflito antigo entre os dois países, que se arrasta por mais de cinqüenta anos: a questão da Caxemira. Descreva o conflito da Caxemira.

XXVII. Descreva conflitos importantes na América Latina.

XXVIII. Descreva o que está passando na VENEZUELA, neste momento?

ATENÇÃO:
TRABALHOS IGUAIS E/OU CÓPIAS TOTAIS DA
INTERNET SERÃO CANCELADOS.
CADA ALUNO DEVERÁ FAZER O SEU PRÓPRIO TRABALHO