3as SÉRIES
COMPENSAÇÃO
DE AUSÊNCIAS
– REFERENTE A
1º e 2º
BIMESTRES DE
2017
Todos os trabalhos deverão conter:
- Capa com as normas ABNT (ver video aqui no Bloger) – Nome
da Escola, Nome do aluno completo, numero, série/turma.
- Título,
- Introdução,
- Desenvolvimento,
- Conclusão.
- Imagens: mapas, gráficos e quadros de acordo
com o assunto que esta sendo tratado (podem ser impressos e/ou recortados).
- Bibliografia (inclusive os endereços de
sites
pesquisados)
- Os trabalhos devem ser feitos
mauscrito e em folha de almaço com caneta azul ou preta;
- Deverão ser entregues limpos e
organizados (sem rasuras e/ou branquinho);
- Não serão aceitos trabalhos entregues após a
data estipulada;
- Trabalhos incompletos serão anulados
e a compensação de ausência será cancelada.
REFORÇANDO AS INSTRUÇÕES
FAZER CADA ATIVIDADE
SEPARADAMENTE
E
FAZER EM FOLHA ALMAÇO
MANUSCRITO
COM CANETA
AZUL OU PRETA
CAPA COM FOLHA DE ROSTO PADRÃO ABNT (ver
vídeo no BLOGGER - professoradegeografia)
CONFIRA NA LISTA,
AQUI NO BLOG, QUANTAS AUSÊNCIAS VOCÊ
TEM QUE
COMPENSAR FAZENDO AS ATIVIDADES,
DISTRIBUIDAS
DA SEGUINTE
FORMA:
ATIVIDADE DE I A IV.
PESQUISA para os que se
ausentaram de 1 (uma)
a 2 (duas) vezes.
I. Compreender
as transformações dos espaços geográfico como resultado das relações
socioeconômicas de poder na regionalização do mundo atual. Quando comparamos a
regionalização do mundo em Norte e Sul, podemos concluir que tipo de
regionalização está em evidência.
II.
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder no período de Guerra Fria. Sabendo que
existem várias formas de regionalizar o mundo e representá-lo
cartograficamente. Quanto à regionalização de Primeiro, Segundo e Terceiro
Mundo, podemos afirmar que tipo de critério foi adotado.
III.
O IDH é um índice muito usado atualmente para definir o nível de
desenvolvimento dos países. Sobre o IDH, pesquise a origem e o que é levado em
consideração para cria-lo.
IV.
Classificação dos países quanto ao nível de desenvolvimento.
ATIVIDADES DE I A VIII
PESQUISA para Os que se
ausentaram de 3 (três) a 5
(cinco) vezes.
v. Atualmente todos os
países do mundo têm optado pela formação de Blocos Econômicos. Com relação a
esse assunto pesquise os principais objetivos, quem implantou a ideia, o uso e
onde?
VI.
O objetivo de atingir o desenvolvimento é a meta de muitos países. Para atingir
tal objetivo os países precisam de que ações efetivas, quais são elas?
VII.
A América pode ser dividida em duas partes: Anglo-Saxônica e Latina. Essa
divisão é baseada em que critérios, e qual o objetivo?
VIII.
A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais
privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes
blocos econômicos da atualidade, tem como membros quais países, e qual o grau
de desenvolvimento de cada um deles?
ATIVIDADES DE I A XII.
Pesquisa para
os que se
ausentaram de 6 (seis) a 9
(nove) vezes.
IX.
A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais
privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O MERCOSUL surgiu de um acordo
entre países sul-americanos e pretendeu implantar a livre circulação de bens,
serviços e fatores produtivos entre seus membros. Um dos importantes blocos
econômicos da atualidade, quem são seus membros e qual o grau de
desenvolvimento de cada um, como contribuem para o bloco?
X.
Os critérios utilizados para regionalizar o mundo dependem da INTENÇÃO de quem
os estuda. Sobre regionalização, o é correto afirmar de acordo com os critérios?
XI.
Pesquisar sobre a Guerra Fria (1947-1991) foi um período de forte tensão
política e militar entre as forças do Ocidente, lideradas pelos Estados Unidos
e pela OTAN, e o bloco socialista, liderado pela União Soviética.
XII.
Pesquisando,entenda como é calculado o IDH e descubra o porquê do IDH
brasileiro não está entre os melhores. Descubra também quais os fatores que
estão colaborando para o crescimento do IDH do Brasil.
ATIVIDADES DE I A XVI pesquisa
para os que se ausentaram de
10 (dez) a 14 (quatorze) vezes.
XIII. Introdução sobre o choque de civilizações, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do
caderno do aluno.
XIV.
Geografia das religiões, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do caderno do
aluno.
XV.
As questões étnico-cultural, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do caderno do
aluno.
XVI.
América Latina, pesquisar e comentar os fatos na sequência das questões do caderno do
aluno.
ATIVIDADES DE I. A XX. Pesquisa
para os que se ausentaram de
15 (quinze) a 20 (vinte)vezes.
XVII.
PESQUISA
SOBRE AS CORRENTES DESFAVORAVEIS A TESE DE SAMUEL HUNTINGTON, E JUSTIFIQUE POR
QUE NÃO COMPARTILHAM DAS IDÉIAS DE SAMUEL HUNTINGTON?
XVIII. Observem o
mapa “Principais conflitos, final do século XX” na página 56 do caderno do
aluno vol 1. Quando fazemos uma análise sobre determinado foco de tensão, não
devemos perder de vista, ao menos, cinco cuidados fundamentais:
XIX.- identificação
das partes envolvidas no conflito;
XX. - estudo
da posição geográfica da área, pois, não raras vezes, a localização estratégica
de uma área constitui um dos elementos-chave do foco;
ATIVIDADES I A XXIV pesquisa
para os que se ausentaram de
21 (vinte e uma) a 27 (vinte
sete)vezes.
XXI. -
estudo das relações de poder entre as partes envolvidas no conflito, tendo por
base as noções de “centro” e “periferia”, onde uma das partes (Estado ou grupo
humano) possui maior poder político, econômico, financeiro e militar, ou seja,
condições socioeconômicas dos “personagens” envolvidos no mesmo conflito;
XXII.- ter
cuidado em relação aos textos e às informações que são lidos, identificando a
ideologia de quem fez a análise ou descreveu os acontecimentos relacionados ao
foco de tensão estudado (por exemplo, as interpretações que são veiculadas pela
mídia, pois existem diversas versões sobre um mesmo foco de tensão, como as
notícias sobre a Guerra e ocupação anglo-americana contra o Iraque, em 2003: as
notícias veiculadas pela CNN, rede televisiva dos Estados Unidos eram contraditórias
as notícias veiculadas pela Al Jazira, rede de televisão árabe);
XXIII. -
identificação dos interesses e das forças envolvidos, considerando que um foco
pode ter uma ou várias causas essenciais – diretas e indiretas.
XXIV. No início da década de
1990, com a desmontagem da velha ordem mundial baseada na bipolarização,
chegou-se a pensar que o mundo entraria em um período de paz e solidariedade
entre os povos. Apenas nos seis primeiros anos, após a Guerra Fria (1947-1989),
as chamadas Forças de Paz da ONU (que dispõem de instruções estritas para
lançar fogo somente como último recurso) realizaram mais operações militares em
áreas do mundo onde ocorriam conflitos do que nos 40 anos anteriores. Em função
dessa realidade e de outros aspectos, a nova ordem mundial durante os anos 1990
também ficou conhecida como “(des)ordem mundial”. O que significa nova
des_ordem mundial?
ATIVIDADES I.A XXVIII Pesquisa
para os que se ausentaram de
28 (vinte e oito) vezes em
diante.
XXV. A
América Latina faz parte do Continente Americano com colonização de latinos
(portugueses e espanhóis). Apresenta problemas de subdesenvolvimento com
elevadas dívidas externas. Na década de 90 A América Latina conseguiu certa
estabilidade econômica, permitindo a entrada de capital estrangeiro e um maior
investimento de empresários locais nos setores produtivos. Apesar da elevada
dívida externa, tem havido crescimento econômico. População bastante
heterogênea (exceto Argentina, Uruguai e Chile). Predominância indígena em
vários países como: Paraguai, México, Peru e Bolívia. Terras situadas na Zona
Intertropical (clima predominante é o tropical). O que mais de importante, pode
ser acrescentado a estas características?
XXVI.
A Índia e o Paquistão são nações
criadas a partir da desagregação do Império Britânico das Índias, em 1947.
Durante a Guerra Fria, o Paquistão inclinou-se a favor dos EUA, enquanto a
Índia buscou auxílio da ex-URSS, o que explica, em parte, o fato de ambos
disporem, atualmente, de armas atômicas. Essas armas representam um perigo,
diante de um conflito antigo entre os dois países, que se arrasta por mais de
cinqüenta anos: a questão da Caxemira. Descreva o conflito da Caxemira.
XXVII.
Descreva conflitos importantes na América Latina.
XXVIII.
Descreva o que está passando na VENEZUELA, neste momento?
ATENÇÃO:
TRABALHOS IGUAIS E/OU CÓPIAS
TOTAIS DA
INTERNET SERÃO CANCELADOS.
CADA ALUNO DEVERÁ FAZER O SEU PRÓPRIO TRABALHO