CARPE DIEN

domingo, 1 de outubro de 2017

1a SÉRIE A - QUIMICA - PROF WELLINGTON

1a SÉRIE A - QUIMICA - PROF WELLINGTON


(a data de entrega, o prof vai avisar na aula)


1- Quando o astronauta Neil Armstrong desceu do módulo lunar e pisou na Lua, em 20 de julho de 1969, a sua massa total, incluindo seu corpo, trajes especiais e equipamento de sobrevivência, era de aproximadamente 350 kg. O campo gravitacional lunar é cerca de 1,6 do campo gravitacional terrestre. A aceleração da gravidade na Terra é aproximadamente 10,0 m/s2. Qual a massa dele ma terra e na lua e qual o seu peso na lua?
 


2-Sobre a superfície da Terra, onde g = 10 m/s2, um astronauta apresenta peso igual a 600 N. Em uma expedição à Lua, onde g = 1,6 m/s2, qual será a massa desse astronauta ?
 


3-Um objeto que pesa 650 N na Terra tem peso igual a 1625 N em Júpiter. Determine a gravidade desse planeta, em m/s2, sabendo que a gravidade da Terra é de 10 m/s2.
 


4-Qualquer lugar próximo à superfície da Terra tem aceleração gravitacional de valor muito próximo a 9,8 m/s2. Determine o valor do peso de uma pessoa cuja massa é igual a 80 kg.
 


5-Leia atentamente os quadrinhos a seguir.



            A solução pensada pelo gato Garfield para atender à ordem recebida de seu dono está fisicamente correta? Justifique sua resposta.


6-O bloco da figura, de massa 6 Kg, move-se com aceleração de 1,0 m/s2 num plano horizontal, sob a ação da força F, constante e horizontal.Se o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano vale 0,20, e a aceleração da gravidade, 10m/s2, então qual o valor da força F ?


7-Um bloco com massa de 4 kg está em movimento com aceleração constante na superfície de uma mesa. Sabendo que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa é 0,4, calcule a força de atrito entre os dois. Considere g = 10 m/s2.


8-Um bloco de madeira com massa de 10 kg é submetido a uma força F que tenta colocá-lo em movimento. Sabendo que o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície é 0,6, calcule o valor da força F necessária para colocar o bloco na situação de iminência do movimento. Considere g = 10 m/s2.