2ªs séries
VOLUME 03
ANTES DE INICIAR O TRABALHO É NECESSÁRIO RESPONDER TODAS AS QUESTÕES MEDIANTE PESQUISA PARA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DO TEMA A SER ABORDADO.
trabalho de geografia do 3º bimestre
EM GRUPO COM ATÉ 4 ALUNOS, POR GRUPO
ITENS MÍNIMOS A SEREM ABORDADOS NO TRABALHO SOBRE Matrizes Culturais do Brasil QUE SERÁ FEITO EM POWER POINT EM DVD/CD QUE DEVERÁ SER IDENTIFICADO COM A TURMA E, TODOS OS NOMES POR COMPLETO COM NÚMERO NO DVD/CD E NA CAPA.
EM GRUPO COM ATÉ 4 ALUNOS, POR GRUPO
ITENS MÍNIMOS A SEREM ABORDADOS NO TRABALHO SOBRE Matrizes Culturais do Brasil QUE SERÁ FEITO EM POWER POINT EM DVD/CD QUE DEVERÁ SER IDENTIFICADO COM A TURMA E, TODOS OS NOMES POR COMPLETO COM NÚMERO NO DVD/CD E NA CAPA.
MATRIZES CULTURAIS DO BRASIL
ASSUNTOS (MÍNIMO NECESSÁRIO) A SEREM ABORDADOS NO TRABALHO
INDIGENAS
UM PEQUENO HISTÓRICO DESTES IMIGRANTES MAIS IMPORTANTES:
(QUANDO COMEÇARAM A CHEGAR E, PARA TRABALHAR ONDE?)
PORTUGUESES
AFRICANOS
ITALIANOS
ESPANHOIS
JAPONESES
ÁRABES
E ...
EXPLICAR RAÇAS, RACISMO E ETNIAS
FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO SEGUNDO A CARACTERÍSTICA DE COR (DADOS
DO IBGE)
POPULAÇÃO
BRASILEIRA SEGUNDO A “COR”, PARA O IBGE
PAGINA
08
TAXA DE FREGUÊNCIA ESCOLAR POR GRUPOS DE GENEROS E COR
TAXA DE DESEMPREGO POR GENERO, COR E FAIXA ETÁRIA
GRÁFICO 1 E 2 NA PÁGINA 09
CRESCIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO
CRESCIMENTO VEGETATIVO
GRÁFICOS DAS PÁGINAS 11 E 12
NÃO PODERÃO FALTAR MAPAS, GRÁFICO E/OU PLANILHAS.
CALENDÁRIO DE ENTREGA
DIAS 18 A 20 DE SETEMBRO 2013 VALENDO 5 PONTOS NA MÉDIA (PARA TODAS AS TURMAS, 2A,2B,2C,2D,2E)
E EM 23 OU 24 DE SETEMBRO 2013, VALENDO A METADE DA NOTA (2,5)PARA TRABALHOS ENTREGUES
TEXTO DE APOIO
Matrizes Culturais do Brasil
A formação cultural brasileira tem suas origens na miscigenação ocorrida
apos seu descobrimento, embora já naquela época o Brasil era povoado, essa
população que foi chamada de indígenas já possuíam uma cultura diferenciada
entre os diversos grupos indígenas que aqui habitavam. Ocorre inicialmente uma
miscigenação do branco europeu com os índios brasileiros, em seguida vem o
negro e posteriormente já no século XIX, com a chegada de imigrantes europeus,
há a mistura destes com índios e com os já descendentes de índios com os negros
e os primeiros brancos que aqui chegaram.
Nessa miscigenação uma infinidade de grupos étnicos é formada e as
manifestações culturais de cada um são diferentes, mas com traços semelhantes.
A formação cultural brasileira tem assim 4 fases: a 1ª já estava implantada em
solo brasileiro, entre a população que estavam aqui até o descobrimento, a 2ª
com a chegada dos descobridores há uma primeira mistura entre estes e os
indígenas, a 3ª acontece logo em seguida com a chegada de escravos negros e por
último a abertura do Brasil para a imigração no século 19, chegando aqui
principalmente europeus e uns poucos asiáticos.
A cultura brasileira, de forma geral, tem influências muito
diversificadas, pois aqui temos pessoas de praticamente todos os países
africanos, europeus e asiáticos, por isso as manifestações culturais são tão
diversificadas, cada região brasileira tem a sua específica ou várias, cada uma
representando uma etnia.
O Termo raça foi descaracterizado no século XX, com os estudos
realizados no campo da genética, descobrimos que não há raças humanas e sim a
raça humana, todos nós somos de uma mesma, devido às semelhanças genéticas
existente entre todos os grupos existente na Terra.
Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação
cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos
étnicos. A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no
século XIX, a entrada de migrantes principalmente europeus.
Esclarecimentos necessários.
O termo etnia refere-se a agrupamentos humanos com uma unidade cultural
em comum, ou seja, possuem traços culturais que se assemelham: idiomas,
costumes, maneiras de pensar, sentir e agir. Já o termo raça, muito usado no
passado, passou por uma reavaliação. A biologia colocou esse termo em desuso,
impróprio para se referir a seres humanos, visto que se constatou que não
existem raças humanas e sim raça humana. Todos seres humanos pertencem a uma
única raça.
As etnias que formaram a matriz cultural do
Brasil.
Quando os portugueses chegaram aqui a terra estava totalmente povoada
por pessoas as quais foram denominadas de índios. Eram vários grupos étnicos
que possuiam semelhança e diferenças culturais, mas foram todos considerados
índios. A primeira miscigenação que ocorreu foi com o branco europeu e os
índios do Brasil.
Para Portugal tornar o Brasil produtivo usou primeiramente o trabalho
indígena, o qual não se mostrou tão interessante visto que: "Os
indígenas brasileiros, vivendo no estágio da comunidade primitiva, desconheciam
a escravidão. Ou devoravem os prisioneiros de guerra ou assimilavam-no à
tribo."(1. pp. 44-45). A solução foi trazer os negros, os quais
Portugal já conhecia da costa africana. Esses passaram a ser escravizados no
Brasil no início do ciclo da cana-de-açúcar. O negro, deslocado de sua terra e
de sua cultura, foi o terceiro elemento da formação étnica do Brasil.
Do século XVI ao início do século XIX, a constituição étnica principal
do Brasil foi o negro, o índio e o branco. No início do século XIX, várias
mudanças estruturais fizeram com que a população do Brasil aumentasse. A vinda
da família real, a necessidade de uma força armada e a grande necessidade de
povoar o território figuram entre as principais mudanças.
"Formou-se então, a primeira corrente de colonos ou imigrantes
portugueses vindos principalmente das ilhas dos Açores. Foram escolhidos, de
preferência, grupos familiares [...]" (2.
p.178). Que por sinal foi uma grande exceção na história do Brasil.
Em meados do século XIX a necessidade de mão-de-obra para a lavoura do café
traria muitos migrantes em situação extremamente difícil para trabalhar nas
fazendas de café.
Por volta de 1850 -1930 chegaram ao Brasil migrantes de origem europeia
e alguns asiáticos. O Brasil vinha sendo pressionado para acabar com a
escravidão e o europeu atenderia a necessidade de mão-de-obra e ao mesmo tempo
promoveria um certo "embranquecimento" do povo brasileiro.
Durante esses oitenta anos grande levas de portugueses, espanhóis e italianos
entram no país. Também chegaram alemães, libaneses e japoneses. Todos
contribuiram muito com a formação cultural do Brasil, pois na nova terra
manifestavam seus constumes e suas crenças, influenciaram e foram
influenciados. Nossa música, nosso idioma, nossas festas populares, nossas
crenças tiveram influências significativas desses povos que aqui se fixaram.
A partir de 1930 a migração para o Brasil declinou, na segunda guerra
mundial o nível de migrantes para o Brasil se reduziu ao máximo, para depois,
entre 1949 e 1953, ter um sútil aumento nas taxas de migração, mas ainda pouco
significativas.
Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação
cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos
étnicos. A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no
século XIX, a entrada de migrantes principalmente europeus.
Esclarecimentos necessários.
O termo etnia refere-se a agrupamentos humanos com uma unidade cultural
em comum, ou seja, possuem traços culturais que se assemelham: idiomas,
costumes, maneiras de pensar, sentir e agir. Já o termo raça, muito usado no
passado, passou por uma reavaliação. A biologia colocou esse termo em desuso,
impróprio para se referir a seres humanos, visto que se constatou que não
existem raças humanas e sim raça humana. Todos seres humanos pertencem a uma
única raça.
As etnias que formaram a matriz cultural do
Brasil.
Quando os portugueses chegaram aqui a terra estava totalmente povoada
por pessoas as quais foram denominadas de índios. Eram vários grupos étnicos
que possuiam semelhança e diferenças culturais, mas foram todos considerados
índios. A primeira miscigenação que ocorreu foi com o branco europeu e os
índios do Brasil.
Para Portugal tornar o Brasil produtivo usou primeiramente o trabalho
indígena, o qual não se mostrou tão interessante visto que: "Os
indígenas brasileiros, vivendo no estágio da comunidade primitiva, desconheciam
a escravidão. Ou devoravem os prisioneiros de guerra ou assimilavam-no à
tribo."(1. pp. 44-45). A solução foi trazer os negros, os quais
Portugal já conhecia da costa africana. Esses passaram a ser escravizados no
Brasil no início do ciclo da cana-de-açúcar. O negro, deslocado de sua terra e
de sua cultura, foi o terceiro elemento da formação étnica do Brasil.
Do século XVI ao início do século XIX, a constituição étnica principal
do Brasil foi o negro, o índio e o branco. No início do século XIX, várias
mudanças estruturais fizeram com que a população do Brasil aumentasse. A vinda
da família real, a necessidade de uma força armada e a grande necessidade de
povoar o território figuram entre as principais mudanças.
"Formou-se então, a primeira corrente de colonos ou imigrantes
portugueses vindos principalmente das ilhas dos Açores. Foram escolhidos, de preferência,
grupos familiares [...]" (2. p.178). Que por sinal foi uma
grande exceção na história do Brasil. Em meados do século XIX a necessidade de
mão-de-obra para a lavoura do café traria muitos migrantes em situação
extremamente difícil para trabalhar nas fazendas de café.
Por volta de 1850 -1930 chegaram ao Brasil migrantes de origem europeia
e alguns asiáticos. O Brasil vinha sendo pressionado para acabar com a
escravidão e o europeu atenderia a necessidade de mão-de-obra e ao mesmo tempo
promoveria um certo "embranquecimento" do povo brasileiro.
Durante esses oitenta anos grande levas de portugueses, espanhóis e
italianos entram no país. Também chegaram alemães, libaneses e japoneses. Todos
contribuiram muito com a formação cultural do Brasil, pois na nova terra
manifestavam seus constumes e suas crenças, influenciaram e foram
influenciados. Nossa música, nosso idioma, nossas festas populares, nossas
crenças tiveram influências significativas desses povos que aqui se fixaram.
A partir de 1930 a migração para o Brasil declinou, na segunda guerra
mundial o nível de migrantes para o Brasil se reduziu ao máximo, para depois,
entre 1949 e 1953, ter um sútil aumento nas taxas de migração, mas ainda pouco
significativas.