CAROS ALUNOS, EM TEMPOS DE RECESSO POR CAUSA DO CORONAVIRUS, ESTAMOS PREPARANDO ATIVIDADES, PARA ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS
ENSINO MÉDIO
Caro(a) Professor(a),
Este documento orientador apresenta sugestões e recomendações para apoiar
a elaboração de roteiros para essas próximas semanas. Diante do atual cenário
se faz necessário o planejamento estratégico de ações para garantir a
aprendizagem dos(as) estudantes. Assim, elencamos habilidades a serem retomadas
neste momento, propondo um aprofundamento. O presente material foi elaborado
com base nas competências e habilidades do Currículo do Estado de São Paulo
Para garantir a continuidade e a progressão das aprendizagens do Ensino
Médio em Geografia, a princípio recomendamos uma consulta ao Currículo do
Estado de São Paulo para retomada das diretrizes do ensino de Geografia.
Essas atividades têm como objetivo contribuir para o processo de
aprendizagem dos(as) estudantes, de forma a possibilitar a retomada e
aprofundamento de diversos conhecimentos geográficos adquiridos nos anos
anteriores, a fim de desenvolver o raciocínio geográfico e o pensamento
espacial e crítico.
A seguir, indicamos as habilidades que podem ser estruturantes para o
trabalho. Partindo do pressuposto que a unidade temática, objetos de
conhecimento e habilidades já tenham sido iniciadas, ou mesmo finalizadas,
recomendamos que as atividades planejadas considerem utilizar textos, imagens e
demais elementos presentes no Caderno do Aluno e no livro didático do PNLD ao
qual os(as) estudantes têm acesso. Caso seja possível, sugerimos também os
seguintes materiais de apoio que podem ser indicados para os(as) estudantes ou
utilizados para estudo e aprofundamento dos temas.
Série: 1ª do
Ensino Médio
Sugestões de habilidades do Currículo do Estado de São Paulo: Reconhecer, na linguagem
cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis
para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações
geográficas; Aplicar recursos cartográficos na leitura e na confecção de
mapas, como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas
distintas.
Competência Geral da BNCC: C2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas,
elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções
(inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
|
Após a realização das situações de aprendizagem 1 e 2
do Caderno do Aluno, os estudantes estão aptos para reconhecer os elementos dos
mapas e identificar o que eles estão comunicando, e quais são os seus
elementos. Propomos o desenvolvimento de atividades complementares que permitam
aos estudantes aprofundar os seus conhecimentos pesquisando mapas temáticos (em
sites, atlas ou livro didático) sobre temas socioeconômicos, geopolíticos,
ambientais entre outros, para que identifiquem os elementos dos mapas e o que
eles comunicam, qual sua temporalidade, qual o título, o espaço representado,
seus limites, a escala, como as informações estão organizadas na legenda, as
semelhanças e diferenças entre os lugares representados, se possuem erros
cartográficos, a veracidade das informações que transmitem, entre outros
aspectos.
Outras sugestões de atividades que podem ser propostas
em seu planejamento, é o reconhecimento da utilização dos produtos
cartográficos no seu cotidiano e principalmente os que estão aparecendo na
mídia sobre a Pandemia do COVID-19.
Para apoio à pesquisa, sugerimos alguns atlas digitais
onde podem ser encontrados mapas temáticos diversos:
Atlas Nacional Digital do Brasil do IBGE, disponível
em: <https://www.ibge.gov.br/apps/atlas_nacional/>
e <https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/atlas/nacional/16360-atlas-nacional-do-brasil.html?=&t=downloads>
(Acesso em: 16 mar. 2020).
Atlas Escolar Digital do IBGE, disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas>(Acesso
em: 16 mar. 2020).
Atlas digitais do Atelier de Cartographie SciencesPo,
disponível em: <https://espace-mondial-atlas.sciencespo.fr/fr/>
e <http://cartotheque.sciences-po.fr/>
(Acesso em: 16 mar. 2020).
Série: 2ª do
Ensino Médio
Sugestões de habilidades do Currículo do Estado de São Paulo: Ler e interpretar mapas e
gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e
distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil; Comparar as
diferentes formas de regionalização do Brasil.
Competência Geral da BNCC: C2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à
abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas,
elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções
(inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
|
Para atividade de aprofundamento,
sugerimos a retomada das orientações dispostas no Caderno do Professor Volume
1, referente A GÊNESE GEOECONÔMICA DO
TERRITÓRIO BRASILEIRO e A FORMAÇÃO
DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS. Você pode propor pesquisas e questionários
explorando mapas existentes no material do aluno e em livros didáticos.
Outra sugestão é a proposta de uma pesquisa que resulte na elaboração de
uma produção escrita, você ainda pode propor um roteiro de escrita científica.
Se for necessário, indique links e páginas do livro didático para consulta.
Recomendamos ainda explorar as sessões “Saiba Mais” que se encontram ao
final de cada tema no Caderno do Aluno. Encorajamos a utilização de plataformas
digitais, bem como o caderno dos alunos e livros didáticos disponíveis.
Para apoio à pesquisa, sugerimos alguns atlas digitais
que podem ser encontrados mapas temáticos diversos:
Mapa Evolução da divisão territorial, disponível em:
https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15771-evolucao-da-divisao-territorial-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto
(Acesso 16 de mar de 2020).
Mapa Evolução da população total, disponível em:
https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15771-evolucao-da-divisao-territorial-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto
acesso (Acesso 16 de mar de 2020).
Matéria do jornal da USP com o título: “Os indígenas e os impactos da
colonização europeia, disponível em :
https://jornal.usp.br/atualidades/os-indigenas-e-os-impactos-da-colonizacao-europeia/
(Acesso 16 de mar de 2020).
Vídeo Chegada dos portugueses ao Brasil, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=32yOeie37Z0 (Acesso 16 de mar de 2020).
Série: 3ª do
Ensino Médio
Sugestões de habilidades do Currículo do Estado de São Paulo: Analisar situações
representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas
potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente; Identificar
os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando
o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.
Competências Gerais da BNCC: C7. Argumentar com base em fatos,
dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias,
pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos
humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito
local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de
si mesmo, dos outros e do planeta; C9.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
|
Como atividade de aprofundamento das habilidades e
competências trabalhadas no 1º bimestre, sugerimos que o professor trabalhe com
a elaboração de um Projeto de Lei sobre as temáticas trabalhadas no Caderno do
Aluno até aqui. Apesar das atividades propostas aqui terem como alvo os(as)
estudantes da 3ª série do Ensino Médio, acreditamos que os(as) alunos(as) de
todas as séries do Ensino Médio poderiam se beneficiar dos Programas trazidos
abaixo.
Podemos utilizar como base o Programa Parlamento Jovem
Brasileiro (PJB), uma oportunidade para que estudantes do ensino médio possam
experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais. Eles tomam posse e
exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos
Deputados, em Brasília.
Objetivos
pedagógicos do PJB:
● Reconhecer
as diferenças na sociedade brasileira em termos de características culturais e
desenvolvimento socioeconômico;
● observar
as múltiplas perspectivas de soluções na análise e deliberação de projetos de
lei;
● participar
de debates e discussões, expressando seu ponto de vista de maneira
argumentativa e respeitosa, ouvindo atentamente e procurando compreender o
ponto de vista do seu interlocutor;
● analisar
os diversos aspectos da tomada de decisão no contexto do Poder Legislativo e
seus impactos nos processos de representação como a confiança e a legitimidade;
●
identificar os desafios e obstáculos para a vivência da
democracia nas relações sociais e também nas instituições políticas.
Para trabalhar com o PJB podemos encontrar materiais
de como fazer um Projeto de Lei, entre outros, no site da Câmara dos Deputados https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem
( Acesso em: 16 mar. 2020 ).
Outra atividade que pode ser proposta para os
estudantes é a participação no Programa Jovem Senador. Este programa é
realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas
públicas estaduais, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do
funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de
ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos
jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a
aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Para participar, as instituições de ensino são
convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema
anual “Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania”
Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do Senado Federal
https://www12.senado.leg.br/jovemsenador ( Acesso em: 16 mar. 2020).