CARPE DIEN

quinta-feira, 4 de abril de 2024

3a SÉRIE EM - BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS

 

Bacias Hidrográficas Brasileiras

O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paranábacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

 Essas quatro bacias hidrográficas reunidas, cobrem aproximadamente 80% do território nacional. Ao todo, o Brasil possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas em todo o território brasileiro, são elas:

Bacia Amazônica

A bacia Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta Terra, ela é responsável pela drenagem de cerca de 7.500.000 km². Uma média de 3,89 milhões de quilômetros quadrados dessa bacia está localizada no Brasil, onde oferece grande potencial de produção de energia elétrica. Ela apresenta ainda, condições favoráveis para o transporte fluvial.

Bacia do Rio São Francisco

A bacia do rio São Francisco é um significativo meio de ligação entre a região Nordeste e a região Sudeste. Essa bacia hidrográfica atinge cerca de 641.000 km² de área de drenagem e possui extensos trechos navegáveis e também um grande potencial hidroelétrico. Os rios afluentes dessa bacia sofrem com a irrigação, a mineração, a poluição hídrica e o garimpo.

 Bacia do Tocantins Araguaia

A bacia do Tocantins Araguaia possui uma área de aproximadamente 967.059 km² e compreende os seguintes estados brasileiros: Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Ela é a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira e tem seu potencial energético explorado.

 Bacia do Parnaíba

bacia do Parnaíba possui uma área de aproximadamente 344.112 km² e compreende os seguintes estados brasileiros: Piauí, Maranhão e Ceará. Boa parte dos afluentes dessa bacia hidrográfica situados na jusante de Teresina – PI são perenes (não secam) e alimentados por águas pluviais e subterrâneas.

Bacia Atlântico Nordeste Ocidental

A bacia Atlântico Nordeste Ocidental possui uma área de aproximadamente 274.300 km² e está localizada em grande parte no estado do Maranhão e uma pequena porção no estado do Pará. Seus principais rios são perenes, ou seja, são rios que não secam.

Bacia Atlântico Nordeste Oriental

A bacia Atlântico Nordeste Oriental possui uma área de aproximadamente 287.348 km² e alcança os seguintes estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Essa bacia hidrográfica possui a triste marca de ser a que sofreu os maiores impactos ambientais provocados pela ação humana sobre sua vegetação nativa.

Bacia do Atlântico Leste

A bacia Atlântico Leste possui uma área de aproximadamente 388.200 km² e compreende o estado de Minas Gerais, da Bahia, do Espírito Santo e de Sergipe. Essa bacia hidrográfica abrange as capitais Salvador – BA e Aracaju – SE. Tem grandes núcleos urbanos, além de um parque industrial bem significativo e também sofre com os impactos negativos da ação humana.

Bacia do Atlântico Sudeste

A bacia Atlântico Sudeste possui uma área de aproximadamente 229.972 km² e abrange os seguintes estados brasileiros: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Essa bacia hidrográfica se destaca por causa de sua elevada contingência populacional e pela relevante economia de suas-indústrias. 

Bacia do Atlântico Sul

A bacia Atlântico Sul possui uma área de aproximadamente 187.500 km² e se inicia próximo da divisa dos estados de São Paulo e Paraná, além de se estender até o Arroio Chuí (pequeno curso de água que fica na fronteira entre Brasil e Uruguai). Essa bacia hidrográfica atinge os estados de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e seus rios desaguam no Oceano Atlântico.

Bacia do Paraná

A bacia do Paraná possui uma área de aproximadamente 879.900 km² e abrange os seguintes estados brasileiros: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Essa bacia hidrográfica atinge também a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, com rios afluentes adequados para usinas hidroelétricas e com isso possui um grande desenvolvimento econômico.

 Bacia do Paraguai

A bacia do Paraguai possui uma área de aproximadamente 1,1 milhão de km² e compreende o estado do Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso, além dos países: Argentina, Bolívia e Paraguai. Essa bacia hidrográfica apresenta grandes extensões para navegação. Ela inclui o Pantanal que uma das maiores extensões úmidas e contínuas do planeta Terra.

Bacia do Uruguai

A bacia do Uruguai possui uma área de aproximadamente 385.000 km² e compreende os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além dos países: Argentina e Uruguai. Essa bacia hidrográfica possui grande potencial hidroelétrico. A região dessa bacia tem sofrido bastante com o desmatamento.

                      BOM TRABALHO

BETH