CARPE DIEN

terça-feira, 5 de maio de 2020

2as SÉRIES ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 04-05 ATÉ 08-05





2as SÉRIES  ATIVIDADES PARA A SEMANA DE  04-05  ATÉ 08-05

CADERNO DO  ALUNO 

2as SÉRIES ENSINO MÉDIO

1º BIMESTRE

PÁGINA  56
 
TEMA 3 – DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE
Com relação ao tema “Do Arquipélago ao Continente”, prosseguiremos ao estudo da formação territorial do Brasil com destaque para a importância das políticas de integração nacional que marcaram a formação do território.
A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento de gêneros agrícolas às nações europeias, devido as suas condições climáticas (tropicalidade). Foram atividades produtivas com baixo nível técnico e caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho escravo; as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de povoamento do país.
Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreu o maior povoamento do interior, por meio dos bandeirantes e da mineração, os quais motivaram o desbravamento bacia do Rio Amazonas e, também pela expansão da pecuária no vale do rio São Francisco e no sertão do Nordeste. Mas a maioria da população continuou próxima ao litoral, ocorrendo de fato a formação de “ilhas” de povoamento no interior. Algumas dessas “ilhas” duraram pouco tempo, esvaziando-se depois, como ocorreu nas áreas de mineração após o esgotamento das jazidas de ouro e diamantes, esses lugares foram abandonados.
O território brasileiro foi se formando ao longo dos séculos XVI ao XX. Porém, a integração do território ainda não estava concluída. Havia de forma fragmentada os chamados “arquipélagos econômicos”, onde cada região econômica produzia seus produtos para exportação e essas regiões não se comunicavam entre si. Essa integração econômica só veio a ocorrer a partir da década de 1960. Assim, podemos apontar os mais importantes “arquipélagos econômicos” do território brasileiro. Na região Nordeste havia dois arquipélagos bem definidos. O litoral leste com a produção do açúcar e a região do centro norte, com polo em São Luís do Maranhão,  com a produção do algodão. Na Amazônia, desenvolveu-se a importante atividade de extrativismo do látex para a produção da borracha. Já na região do Sudeste, destacou-se a atividade de cafeicultura, tendo São Paulo como seu grande centro produtor. Essas grandes regiões, com características econômicas específicas só vieram a se integrar a partir da década de 1960, com o processo de industrialização da região Centro-Sul, e a construção das grandes rodovias para escoamento da produção, fortalecendo consumo dos novos produtos oriundos da indústria pela sociedade brasileira.
Nesse aspecto, surgiram novas capitais dos estados de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), e a construção de Brasília (DF) que foram de grande relevância para essa integração do território nacional, e impuseram novos direcionamentos para os fluxos migratórios regionais.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
ATIVIDADE 1
Leia com atenção e responda às questões a seguir.
a)            Após a leitura do texto, explique o que você entende pela expressão “arquipélagos econômicos”.
b)           A expressão “arquipélagos econômicos” se aplica no Brasil de hoje? Justifique a sua resposta.
c)            Quais relações foram estabelecidas no território brasileiro que contribuíram para a formação de “ilhas de atividades econômicas” e para a expansão territorial configurada em “arquipélagos econômicos”? Comente com o(a)s colegas e professor(a).

AQUI VOCÊ  VAI ESCOLHER  UM TEMA ENTRE ESTES 3  E  DESENVOLVER INDIVIDUALMENTE

ATIVIDADE 2: PESQUISA INDIVIDUAL
Para aprofundar os temas contemplados e tendo como meta primordial levá-los a compreender como ocorreu a passagem do “arquipélago” ao “continente” na formação territorial brasileira e a inserção do Brasil no contexto internacional, propomos a realização de pesquisas por grupamentos.
Com o apoio do(a) professor(a), formem os grupos e escolham um dos temas a seguir:
   Tema 1: Ciclos econômicos brasileiro: período, as principais áreas de ocorrência e o destino da produção,
   Tema 2: O avanço do agronegócio no Brasil: Quem ganha e quem perde?,
   Tema 3: O processo de industrialização os seus, efeitos na urbanização das cidades.
Se considerar relevante, sugira, ao(a) professor(a), outro tema relacionado a esse conteúdo.

INICIAR A  ATIVIDADE  COM  O  NOME  DA  SUA  TURMA,  NOME  COMPLETO  E NÚMERO SE SOUBER
ENVIAR  PARA  O  E_MAIL


BOM TRABALHO

BETH GEO