2as SÉRIES ATIVIDADES
PARA A SEMANA DE 04-05 ATÉ 08-05
CADERNO DO ALUNO
2as SÉRIES ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE
PÁGINA 56
TEMA 3 – DO
ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE
Com relação ao tema “Do Arquipélago ao
Continente”, prosseguiremos ao estudo da formação territorial do Brasil com
destaque para a importância das políticas de integração nacional que marcaram a
formação do território.
A colonização do Brasil foi fundamental
para o abastecimento de gêneros agrícolas às nações europeias, devido as suas
condições climáticas (tropicalidade). Foram atividades produtivas com baixo
nível técnico e caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho escravo; as quais
contribuíram para a formação de “ilhas” de povoamento do país.
Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreu o
maior povoamento do interior, por meio dos bandeirantes e da mineração, os
quais motivaram o desbravamento bacia do Rio Amazonas e, também pela expansão
da pecuária no vale do rio São Francisco e no sertão do Nordeste. Mas a maioria
da população continuou próxima ao litoral, ocorrendo de fato a formação de
“ilhas” de povoamento no interior. Algumas dessas “ilhas” duraram pouco tempo,
esvaziando-se depois, como ocorreu nas áreas de mineração após o esgotamento
das jazidas de ouro e diamantes, esses lugares foram abandonados.
O território brasileiro foi se formando ao
longo dos séculos XVI ao XX. Porém, a integração do território ainda não estava
concluída. Havia de forma fragmentada os chamados “arquipélagos econômicos”,
onde cada região econômica produzia seus produtos para exportação e essas
regiões não se comunicavam entre si. Essa integração econômica só veio a
ocorrer a partir da década de 1960. Assim, podemos apontar os mais importantes
“arquipélagos econômicos” do território brasileiro. Na região Nordeste havia
dois arquipélagos bem definidos. O litoral leste com a produção do açúcar e a
região do centro norte, com polo em São Luís do Maranhão, com a produção do algodão. Na Amazônia,
desenvolveu-se a importante atividade de extrativismo do látex para a produção
da borracha. Já na região do Sudeste, destacou-se a atividade de cafeicultura,
tendo São Paulo como seu grande centro produtor. Essas grandes regiões, com
características econômicas específicas só vieram a se integrar a partir da
década de 1960, com o processo de industrialização da região Centro-Sul, e a
construção das grandes rodovias para escoamento da produção, fortalecendo
consumo dos novos produtos oriundos da indústria pela sociedade brasileira.
Nesse aspecto, surgiram novas capitais dos
estados de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), e a construção de Brasília (DF)
que foram de grande relevância para essa integração do território nacional, e
impuseram novos direcionamentos para os fluxos migratórios regionais.
Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola.
ATIVIDADE 1
Leia com atenção e responda às questões a seguir.
a)
Após a leitura do texto, explique o que você
entende pela expressão “arquipélagos econômicos”.
b)
A expressão “arquipélagos econômicos” se aplica
no Brasil de hoje? Justifique a sua resposta.
c)
Quais relações foram estabelecidas no território
brasileiro que contribuíram para a formação de “ilhas de atividades econômicas”
e para a expansão territorial configurada em “arquipélagos econômicos”? Comente
com o(a)s colegas e professor(a).
AQUI VOCÊ VAI ESCOLHER
UM TEMA ENTRE ESTES 3 E DESENVOLVER INDIVIDUALMENTE
ATIVIDADE 2: PESQUISA INDIVIDUAL
Para aprofundar os temas contemplados e
tendo como meta primordial levá-los a compreender como ocorreu a passagem do
“arquipélago” ao “continente” na formação territorial brasileira e a inserção
do Brasil no contexto internacional, propomos a realização de pesquisas por
grupamentos.
Com o apoio do(a) professor(a), formem os grupos e escolham
um dos temas a seguir:
•
Tema 1: Ciclos
econômicos brasileiro: período, as principais áreas de ocorrência e o destino
da produção,
•
Tema 2: O
avanço do agronegócio no Brasil: Quem ganha e quem perde?,
•
Tema 3: O
processo de industrialização os seus, efeitos na urbanização das cidades.
Se considerar relevante, sugira,
ao(a) professor(a), outro tema relacionado a esse conteúdo.
INICIAR A ATIVIDADE
COM O NOME
DA SUA TURMA,
NOME COMPLETO E NÚMERO SE SOUBER
ENVIAR PARA
O E_MAIL
BOM TRABALHO
BETH GEO