3as SÉRIES ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 04-05
ATÉ 08-05
CADERNO DO ALUNO
3as SÉRIES ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE
PÁGINA 52
TEMA
2 - O CONFLITO NORTE E SUL –
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desafio agora proposto, é retomar a
temática “Desenvolvimento Sustentável”, abordada pelo(a) professor(a) de forma
a desenvolver a habilidade voltada para a análise de situações representativas
da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas
na manutenção do sistema mundial vigente através do estudo sobre as emissões de
CO2.
ATIVIDADE 1: PESQUISA E QUESTÕES
Para isso, propomos o desenvolvimento da seguinte atividade:
Em dupla, pesquisem na internet,
jornais, revistas e/ou livros didáticos disponíveis na escola, informações e
dados sobre esses temas e o histórico de iniciativas para proposição de ações
voltadas para o desenvolvimento sustentável. Propomos que vocês registrem em
seus cadernos as informações encontradas, de acordo com a sequência a seguir:
• A
relação e o papel da Organização da Nações Unidas (ONU) na proposição e
acompa-nhamento de ações, e programas voltados para o Desenvolvimento
Sustentável.
• O
histórico do Protocolo de Quioto e os seus desdobramentos ao longo de sua
existência.
• O
histórico da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o
Desenvolvi-mento e a realização da Eco 92 e a edição Rio +20.
• O
Acordo de Paris, suas origens e perspectivas.
• A
Agenda 2030, e as propostas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS).
Após realizar a pesquisa, responda as questões:
a)
Cite duas ações da ONU voltadas ao
Desenvolvimento Sustentável.
b)
Todos os países aderiram ao Protocolo de Quioto?
Qual não aderiu? E quais as consequências desse ato para o meio ambiente?
c)
Quais ações foram discutidas na Eco 92 e a
edição Rio +20? Quais relações existem entre elas?
d)
Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, quais deles você acredita que podem contribuir com a sociedade em
que vive? Comente sua resposta.
ATIVIDADE
2: LEITURA E ANÁLISE DE MAPA. MAPA DA PÁGINA 53
a)
Observando o mapa acima. Qual tema está sendo
abordado?
b)
Indique qual variável visual está sendo
utilizada neste mapa.
c)
O que as tonalidades mais escuras e mais claras
representam?
d)
Com o auxílio do mapa mundi Divisão Política,
indique os 3 países que mais e menos emitem CO2 na atmosfera.
e)
Compare o mapas “Emissão de Dióxido de Carbono
2014”, presente nesta atividade, com o mapa “Regionalizações Norte e Sul”,
presente na Atividade 2 do Tema 1:Regionalização do Espaço Mundial. Indique se
existe relação entre países emissores de CO2 e a divisão socioeconômica.
Justifique sua resposta.
TEMA 3 - O CONFLITO NORTE E SUL:
CORRENTES MIGRATÓRIAS
Um outro conflito que passamos a
considerar agora são as correntes migratórias do final do século XX, motivadas
por preconceito, racismo, xenofobia ou pela procura por melhores oportunidades
de trabalho. Também devem ser considerados os fluxos de refugiados no mundo,
que se referem às populações que ultrapassam as fronteiras internacionais,
sobretudo motivados pelo contexto dos conflitos armados ou ainda a escassez de
alimentos, como no caso recente da Venezuela, devido ao aumento da inflação,
entre outros.
ATIVIDADE 1: ANÁLISE DE CONCEITOS
Esta atividade tem como objetivo
contribuir com o desenvolvimento da habilidade de associar e interpretar mapas
sobre a distribuição da riqueza mundial, o fluxo migratório e o número de
pessoas refugiadas, para identificar as distintas assimetrias e integrações na
ordem mundial.
Para iniciar, propomos o seguinte roteiro:
Realizar a leitura das reportagens sobre
os diferentes tipos de migrações que fazem parte da história atual em diversas
regiões do mundo, conforme apresentado pelo(a) professor(a).
Pesquise o significado dos conceitos a seguir: migrante,
emigrante, imigrante e refugiado.
ATIVIDADE 2: ANÁLISE DE MAPA E TABELA
Consulte o mapa “Principais fluxos
migratórios no final do século XX e início do século XXI” disponível em: http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf
Acesso em: 23 set 2019, livros didáticos e internet, e responda as questões a
seguir:
a)
Quais as principais correntes migratórias?
b)
Elabore uma tabela em seu caderno seguindo o exemplo.
ORIGEM
|
DESTINO
|
MOTIVO
|
Exemplo: México
|
Estados Unidos da América
|
Busca por empregos
|
|
|
|
c)
Considerando as principais correntes migratórias
em diversas regiões do mundo, estabeleça a diferença entre migrantes e
refugiados.
d)
Considerando a crise migratória na Europa
Ocidental e as medidas restritivas impostas por diversos países aos imigrantes
oriundos majoritariamente da África, Oriente Médio e da Ásia, elabore um mural
de imagens sobre esse contexto. Em seguida, apresente 2 argumentos que
motivaram a ida dessas pessoas para o continente europeu e 2 argumentos dos
países para restringir e/ou impedir a entrada e permanência em seus países.
AS ATIVIDADES DEVEM
SER ENVIADAS PARA O E_MAIL
BOM TRABALHO
BETH GEO