CARPE DIEN

quinta-feira, 2 de julho de 2020

2a SÉRIE D - PROJETO DE VIDA - SEGUNDO BIMESTRE






PROJETO DE VIDA
 
Durante a pandemia, as atividades serão desenvolvidas individualmente.
A medida que você não conseguir entender, faça sua pergunta pelo e_mail




 
ATIVIDADE: UM DIA TUDO “CLICA” E FAZ SENTIDO!


Competências socioemocionais em foco: Empatia e Imaginação Criativa.
Nessa atividade você vai refletir sobre a importância das áreas de conhecimento e como elas se articulam para o desenvolvimento da sua aprendizagem e continuidade do seu Projeto de Vida. Para isso, é importante que você organize tudo o que sabe a respeito desse assunto e discuta com os seus colegas. Contudo, antes disso, para que você entenda melhor as explicações do(a) seu(sua) professor(a), será preciso que você realize a seguinte atividade:


Situação de Aprendizagem 1: Lugar preferido


1.            Pense em um lugar em que mais gosta de frequentar.



2.            Descreva o que faz desse lugar o seu preferido.

O lugar preferido é aquele que você dá valor emocional com base nas suas experiências e personalidade. Geralmente, um lugar preferido é aquele que dá a paz que você precisa. É onde você pode se concentrar nos seus passatempos preferidos, como a prática de algum esporte, artesanato, leitura, artes ou até mesmo cinema. Pode ser também um lugar em plena natureza, a casa de um bom amigo e até mesmo um lugar que não, necessariamente, seja físico, mas que tenha grande apelo emocional.
Para conversar sobre isso, escolha um(a) colega da sua sala. Fale para ele(a) tudo o que pensou e descreveu nas questões anteriores.


3.            Agora, sob a orientação do(a) seu(sua) professor(a), ouvindo os seus colegas, é possível identificar lugares comuns ou de preferências similares entre cada um de vocês? Sobre isso, forme dupla com um(a) colega que você achou a preferência dele parecida ao seu lugar preferido e conversem sobre isso.


Na atividade anterior, você deve ter percebido que existem diferentes maneiras de organizar algo. Quando você identificou um(a) colega que tem um lugar preferido semelhante ao seu, você usou algum critério para isso. Os critérios nos ajudam a organizar o nosso quarto, por exemplo quando definimos que roupas ficam no armário e livros na estante, e a nossa mente também!

A organização traz bem-estar e felicidade. Se você não consegue se organizar, sua mente também pode estar em desordem!


Vamos melhor entender a lógica da organização que você estabelece? É possível que você organize o seu armário ou guarda-roupa por tamanho, ordem e cor, por exemplo. Ou seja, que você busque de alguma forma uma organização que facilite a sua rotina. Entretanto, é possível que a sua organização não seja igual a do seu colega, isso acontece porque ele é uma pessoa diferente de você, com prioridades e necessidades distintas da sua. E, que bom que seja assim, pois o mundo seria muito chato se todo mundo fosse igual e tivesse os mesmos gostos. Pois bem, você deve estar se perguntando: aonde essa conversa vai chegar? Qual a relação entre o lugar preferido pensado por você no início da atividade, com esse papo de organização? Calma, que até o final da atividade você vai entender tudo em um só click!
 
 
Situação de Aprendizagem 2: Representação Visual
Forme grupos de 5 pessoas com os seus colegas e conversem sobre tudo o que vocês sabem sobre a organização das disciplinas/componentes curriculares e como essa organização pode favorecer a forma e quanto você aprende. Pense como isso se relaciona com o seu Projeto de Vida. 

Reflita sobre:


    Como os componentes curriculares se organizam por área do conhecimento?


    Quais componentes curriculares parecem ter mais proximidade de conteúdos entre si?


    Existem critérios na ordem dos conteúdos escolares apresentados em cada bimestre? Quais critérios foram usados para isso?


    É possível aprender os conteúdos dos componentes curriculares de acordo com o que você vivencia na sua rotina e prática escolar? Como?


    Como deve ser um currículo que é centrado no estudante (em você)?


Você deve saber, portanto, que existe uma organização do currículo escolar que permite que todos aprendam, não é mesmo? Por este motivo, é muito importante ter informações sobre essa organização, pois isso permite que você entenda como tudo funciona e como os conteúdos podem ser mais explorados, em determinado momento e espaço, por você. Sobre isso, talvez você não tenha tanta clareza, mas as disciplinas/componentes curriculares, apesar de prédeterminadas e organizadas conforme as explicações dadas pelo o(a) seu(sua) professor(a), devem ser movimentadas a partir dos seus interesses ou preferências e, não apenas, por meio do que você precisa aprender na escola. É dessa forma que tudo passará a ter sentido para você e a escola pode tornar-se um dos seus lugares preferidos!


Portanto, a organização das disciplinas/componentes curriculares são mais do que conteúdos planejados intencionalmente e construídos para atingir objetivos específicos, elas dependem do principal: VOCÊ para serem movimentadas e aprendidas! Sendo assim, aproveite como elas estão organizadas para aumentar ainda mais a sua aprendizagem e alcançar os seus objetivos!


Sobre isso, converse com os seus colegas do grupo e com o(a) seu(sua) professor(a) sobre como você acredita que as disciplinas/componentes curriculares podem ser movimentados por você na escola. 


Como você e os seus colegas dão vida para a Matemática ou para Língua Portuguesa? Como fazem os livros virarem saberes e as lições saírem do papel? O que isso tem a ver com o Projeto de Vida de vocês?


1. A partir das discussões em grupo, construa um desenho com os seus colegas sobre como vocês entendem a organização das disciplinas/componentes curriculares. Ao final, apresente para a turma o desenho do seu grupo e expliquem sobre ele.


BOM TRABALHO
BETH GEO