PROJETO DE VIDA
Durante a pandemia, as atividades serão desenvolvidas
individualmente.
A medida que você não conseguir entender, faça sua pergunta pelo
e_mail
ATIVIDADE:
UM DIA TUDO “CLICA” E FAZ SENTIDO!
Competências
socioemocionais em foco: Empatia e Imaginação Criativa.
Nessa atividade você vai refletir sobre a
importância das áreas de conhecimento e como elas se articulam para o
desenvolvimento da sua aprendizagem e continuidade do seu Projeto de Vida. Para
isso, é importante que você organize tudo o que sabe a respeito desse assunto e
discuta com os seus colegas. Contudo, antes disso, para que você entenda melhor
as explicações do(a) seu(sua) professor(a), será preciso que você realize a
seguinte atividade:
Situação de Aprendizagem 1: Lugar preferido
1.
Pense em um lugar em que mais gosta de
frequentar.
2.
Descreva o que faz desse lugar o seu preferido.
O lugar preferido é aquele que você dá valor
emocional com base nas suas experiências e personalidade. Geralmente, um lugar
preferido é aquele que dá a paz que você precisa. É onde você pode se
concentrar nos seus passatempos preferidos, como a prática de algum esporte,
artesanato, leitura, artes ou até mesmo cinema. Pode ser também um lugar em
plena natureza, a casa de um bom amigo e até mesmo um lugar que não,
necessariamente, seja físico, mas que tenha grande apelo emocional.
Para conversar sobre isso, escolha um(a)
colega da sua sala. Fale para ele(a) tudo o que pensou e descreveu nas questões
anteriores.
3.
Agora, sob a orientação do(a) seu(sua) professor(a),
ouvindo os seus colegas, é possível identificar lugares comuns ou de
preferências similares entre cada um de vocês? Sobre isso, forme dupla com
um(a) colega que você achou a preferência dele parecida ao seu lugar preferido
e conversem sobre isso.
Situação de Aprendizagem 1: Lugar preferido
O lugar preferido é aquele que você dá valor
emocional com base nas suas experiências e personalidade. Geralmente, um lugar
preferido é aquele que dá a paz que você precisa. É onde você pode se
concentrar nos seus passatempos preferidos, como a prática de algum esporte,
artesanato, leitura, artes ou até mesmo cinema. Pode ser também um lugar em
plena natureza, a casa de um bom amigo e até mesmo um lugar que não,
necessariamente, seja físico, mas que tenha grande apelo emocional.
Na
atividade anterior, você deve ter percebido que existem diferentes maneiras
de organizar algo. Quando você identificou um(a) colega que tem um lugar
preferido semelhante ao seu, você usou algum critério para isso. Os critérios
nos ajudam a organizar o nosso quarto, por exemplo quando definimos que
roupas ficam no armário e livros na estante, e a nossa mente também!
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A organização traz bem-estar e felicidade. Se você não
consegue se organizar, sua mente também pode estar em desordem!
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Vamos melhor entender a lógica da
organização que você estabelece? É possível que você organize o seu armário ou
guarda-roupa por tamanho, ordem e cor, por exemplo. Ou seja, que você busque de
alguma forma uma organização que facilite a sua rotina. Entretanto, é possível
que a sua organização não seja igual a do seu colega, isso acontece porque ele
é uma pessoa diferente de você, com prioridades e necessidades distintas da
sua. E, que bom que seja assim, pois o mundo seria muito chato se todo mundo
fosse igual e tivesse os mesmos gostos. Pois bem, você deve estar se
perguntando: aonde essa conversa vai chegar? Qual a relação entre o lugar
preferido pensado por você no início da atividade, com esse papo de
organização? Calma, que até o final da atividade você vai entender tudo em um
só click!
Situação de Aprendizagem 2: Representação Visual
Forme grupos de 5 pessoas com os seus
colegas e conversem sobre tudo o que vocês sabem sobre a organização das
disciplinas/componentes curriculares e como essa organização pode favorecer a
forma e quanto você aprende. Pense como isso se relaciona com o seu Projeto de
Vida.
Reflita sobre:
•
Como os componentes curriculares se organizam por
área do conhecimento?
•
Quais componentes curriculares parecem ter mais
proximidade de conteúdos entre si?
•
Existem critérios na ordem dos conteúdos
escolares apresentados em cada bimestre? Quais critérios foram usados para
isso?
•
É possível aprender os conteúdos dos componentes
curriculares de acordo com o que você vivencia na sua rotina e prática escolar?
Como?
•
Como deve ser um currículo que é centrado no
estudante (em você)?
Você deve saber, portanto, que existe uma
organização do currículo escolar que permite que todos aprendam, não é mesmo?
Por este motivo, é muito importante ter informações sobre essa organização,
pois isso permite que você entenda como tudo funciona e como os conteúdos podem
ser mais explorados, em determinado momento e espaço, por você. Sobre isso,
talvez você não tenha tanta clareza, mas as disciplinas/componentes curriculares,
apesar de prédeterminadas e organizadas conforme as explicações dadas pelo o(a)
seu(sua) professor(a), devem ser movimentadas a partir dos seus interesses ou
preferências e, não apenas, por meio do que você precisa aprender na escola. É
dessa forma que tudo passará a ter sentido para você e a escola pode tornar-se
um dos seus lugares preferidos!
Portanto, a organização das
disciplinas/componentes curriculares são mais do que conteúdos planejados
intencionalmente e construídos para atingir objetivos específicos, elas
dependem do principal: VOCÊ para serem movimentadas e aprendidas! Sendo assim,
aproveite como elas estão organizadas para aumentar ainda mais a sua
aprendizagem e alcançar os seus objetivos!
Sobre isso, converse com os seus colegas do
grupo e com o(a) seu(sua) professor(a) sobre como você acredita que as
disciplinas/componentes curriculares podem ser movimentados por você na escola.
Como você e os seus colegas dão vida para a Matemática ou para Língua
Portuguesa? Como fazem os livros virarem saberes e as lições saírem do papel? O
que isso tem a ver com o Projeto de Vida de vocês?
1. A partir
das discussões em grupo, construa um desenho com os seus colegas sobre como
vocês entendem a organização das disciplinas/componentes curriculares. Ao
final, apresente para a turma o desenho do seu grupo e expliquem sobre ele.
BOM TRABALHO
BETH GEO