CAROS
ALUNOS, ÚLTIMA DATA PARA O ENCERRAMENTO DO SEGUNDO BIMESTRE, DESCONSIDERE CASO
VOCÊ TENHA ENVIADO E RECEBIDO MINHA RESPOSTA DIZENDO QUE RECEBI E NÃO PEDI PARA
COMPLETAR.
20 DE JULHO
2020
3as SÉRIES
-
Espero que você desenvolva bem suas atividades como
eu instrui, TIRE DÚVIDAS POR ESSE MESMO E_MAIL
DÊ
ATENÇÃO AO VIDEO SUGERIDO, QUE
ALERTA
SOBRE O ENEM
POR
FAVOR COMPARTILHEM COM TODOS OS COLEGAS PARA PODERMOS ENGAJAR UM MAIOR NÚMERO
DE ALUNOS DE TODAS AS SÉRIES 1as, 2as e 3as
OBRIGADA BETH GEO
ATIVIDADES
PARA SEMANA DE 22 DE JUNHO ATÉ 03
DE JULHO
DESENVOLVER
ESTAS ATIVIDADES E ENVIAR PARA
Observar o
vídeo e registrar no seu caderno, criar um resumo em forma
de texto ou
imagem.
TEMA
3 - A QUESTÃO ÉTNICO-CULTURAL
OU
Vc
pode buscar no youtube um outro vídeo se não te ajudar, este sugerido que fala
muito do ENEM
fala também sobre
adiamento do ENEM
INTERESSANTE QUE VC COMENTE A PARTE
ATIVIDADE 1: LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Como evitar que o terror leve
a um aumento da intolerância e da xenofobia?
O atentado terrorista em
Barcelona, no dia 17 de agosto de 2017, deixou um saldo de 15 mortos e 130
feridos. Reivindicado pelo Estado Islâmico, o ataque trouxe de volta o discurso
da luta contra o terrorismo nos países ameaçados ou naqueles que já sentiram em
seu território a ação do terror. Na tentativa de prevenir a ocorrência de novos
ataques, os Estados aumentaram a vigilância sobre a população, enquanto
aconselham seus cidadãos a ser mais tolerantes com os imigrantes.
O fato, porém, é que, ao mesmo
tempo em que cresce a ameaça terrorista, assistimos a um aumento da xenofobia e
da intolerância. Para o professor Samuel Feldberg, do Núcleo de Estudos das
Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP, “a xenofobia e a intolerância
têm um viés específico, que pode estar ligado às consequências tanto das crises
econômicas recorrentes da última década quanto ao fenômeno dos refugiados”.
Estes, por sua vez, são vítimas da radicalização religiosa e dos conflitos nos
países do Terceiro Mundo, especialmente no Oriente Médio e na África.
Não há dúvida, na opinião de
Feldberg, de que as democracias ocidentais enfrentam um dilema, representado
pela dicotomia entre proteger os seus cidadãos e as liberdades individuais
simultaneamente. Por outro lado, “é quase impossível impedir a realização de
ataques terroristas”. Nos últimos anos, observou-se a intensificação do
fenômeno que se tornou conhecido como “atuação dos lobos solitários”, que
“advém da propagação de determinadas ideias que impregnam determinados grupos”,
os quais passam a agir movidos por tais ideologias.
Ao lado disso, houve ainda um
agravamento do que se poderia chamar de “exportação da prática do terrorismo”
para comunidades do mundo ocidental. Para Feldberg, a Europa e os EUA deveriam
mirarse no exemplo de Israel, que tem conseguido, por meio da inteligência e
dos serviços de informação, manter o terrorismo longe de suas fronteiras.
Fonte: Jornal da USP. Como
evitar que o terror leve a um aumento da intolerância e da xenofobia.
Disponível em: <https://
jornal.usp.br/atualidades/como-evitar-que-o-terror-leve-a-um-aumento-da-intolerancia-e-da-xenofobia/>.
Acesso em:
23 abr. 2019.
a) O que você sabe sobre os principais conflitos do mundo
contemporâneo?
b) De acordo com o texto, o atentado terrorista em Barcelona trouxe de
volta o discurso da luta contra o terrorismo. Quais medidas vêm sendo adotadas
em “países ameaçados ou naqueles que já sentiram em seu território a ação do
terror”, na tentativa de prevenir a ocorrência de novos ataques?
c) No país alvo do atentado mencionado no texto e em outros que se
sentem ameaçados, que fatos ou fatores atrapalham o convívio social das
populações desses territórios?
d) Segundo o autor, qual principal dilema as democracias ocidentais enfrentam?
e) Qual a sua opinião sobre o tema abordado nesta atividade?
f) Pesquise em jornais, revistas e em filmes/documentários informações
adicionais sobre o tema. Em seguida, dialogue com seus(suas) colegas acerca das
principais idéias e reflexões.
ATIVIDADE 2: PESQUISAR OS
PRINCIPAIS CONFLITOS.
Fazer um resumo com suas palavras.
É chegada a hora de
descobrirmos um pouco mais sobre os conflitos étnicos-culturais. Para isso,
combine com o(a) professor(a) como a turma será dividida para que, em grupos,
apresentem seminários descrevendo e conceituando os principais conflitos no
mundo. Sugerimos os seguintes temas:
• O Oriente Médio: A questão da Palestina;
• Europa: IRA e ETA;
• Europa: Conflitos no Cáucaso (o caso Chechênia);
• África: Ruanda;
• África: Angola;
• Ásia: Caxemira;
• Guerra civil na Síria.
O objetivo deste seminário é
que cada grupo construa conhecimentos sobre o tema escolhido, para que possa
comunicar aos colegas o máximo de informações. Acreditamos que, desta forma, o
processo de ensino e aprendizagem se torne mais rico e que você, estudante,
tenha mais estímulos para pesquisar e buscar informações sobre o conflito a ser
estudado. Aproveitem e utilizem o máximo de recursos possíveis para enriquecer
a sua apresentação, como por exemplo: livros didáticos, vídeos, softwares
educacionais, música, sites confiáveis da internet, filmes, etc.
Após realizarem as
apresentações do seminário, registrem quais foram as suas principais reflexões
e aprendizados ao desenvolver esta atividade.
ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO DE TEXTO
DISSERTATIVO.
Com o objetivo de refletir
sobre a atual situação da Síria, nesta atividade sugerimos que você, estudante,
elabore um texto dissertativo-argumentativo pensando nessa crise humanitária,
assim como no impacto e na instabilidade política internacional causada pelo conflito.
Para auxiliá-lo(a), recomendamos que, se possível, leia as reportagens a
seguir. Sugerimos que você produza o texto em uma folha avulsa e entregue para
o(a) professor (a).
Crise na Síria aumenta
instabilidade na política internacional – Reportagem sobre o conflito na Síria
e as implicações no sistema internacional. Fonte: Jornal da USP. 2017.
Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/crise-na-siria/>.
Acesso em: 24 abr. 2019.
Passei pela sua casa na Síria
hoje, mas ninguém estava lá - Em carta, o chefe de conteúdo multimídia da
Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Christopher Reardon, fala sobre sua ida
a Homs, na Síria, onde visitou as ruínas do que um dia foi a casa de seu amigo
Hani Al Muliam. Fonte: Nações Unidas Brasil. 2019. Disponível em:
<https://nacoesunidas.org/artigo-passei-pela-sua-casa-na-siriahoje-mas-ninguem-estava-la/>.
Acesso em: 24 abr. 2019.
Conflito da Síria entra em seu
nono ano; crise humanitária ainda está longe do fim – Reportagem mostra que o
conflito na Síria, que está entrando em seu nono ano, provocou uma crise
humanitária que ainda está longe do fim. Atualmente, 11,7 milhões de pessoas
precisam de proteção e assistência humanitária, e mais de 5,6 milhões de sírios
vivem como refugiados na região. Fonte: Nações Unidas Brasil. 2019. Disponível
em:
<https://nacoesunidas.org/conflito-da-siria-entra-em-seunono-ano-crise-humanitaria-ainda-esta-longe-do-fim/>.
Acesso em: 24 abr. 2019.
SAIBA MAIS
Estudante, seguem algumas
leituras e vídeos que podem auxiliá-lo(a) na compreensão deste tema:
• Europa está falhando no seu sistema de valores civilizatórios.
Fonte: Jornal da USP. 2017. Disponível em:
<https://jornal.usp.br/atualidades/europa-esta-falhando-no-seu-sistema-de-valores-civilizatorios/>.
Acesso em: 24 abr. 2019.
• Turquia se transformou em alvo de atentados. Fonte: Jornal da USP.
2017. Disponível em:
<https://jornal.usp.br/atualidades/turquia-se-transformou-em-alvo-de-atentados/>.
Acesso em: 22 abr. 2019.
• As Origens da Guerra na Síria. Fonte: Jornal Nexo. Disponível em:
<https:// www.youtube.com/watch?v=3Svg_uTHm8E>. Acesso em: 21 abr. 2019.
• Sobre Futebol e Barreiras. O documentário lança um novo olhar sobre
o conflito Israel/Palestina, tendo como pano de fundo o futebol e a Copa do
Mundo. Fonte: CINEFOOT Festival de Cinema de Futebol. Disponível em:
<https:// www.youtube.com/watch?v=ZY9SyaAiGQc> Acesso em: 20 dez. 2019.
TEMA 4 - A AMÉRICA LATINA
ATIVIDADE 1: LEITURA E ANÁLISE DE
TEXTO.
A América Latina tem cerca de
45 milhões indígenas, segundo o relatório “Povos Indígenas na América Latina”
das Nações Unidas.
Segundo dados da Cepal, o
número de 45 milhões de indígenas em 2010 representa um aumento de 49,3% em dez
anos. Em relatório de 2007, o órgão divulgou o total de 30 milhões de indígenas
no ano de 2000, na América Latina. Segundo dados do documento, dos 45 milhões
de indígenas, 17 milhões vivem no México, e 7 milhões, no Peru. Entretanto, os
países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala
(41%), Peru (24 %) e México (15,1%).
O Brasil registra
aproximadamente 900 mil indígenas, tendo em torno de 305 comunidades, seguido
pela Colômbia, Peru, México e Bolívia. De acordo com o relatório, muitas estão
em perigo de desaparecimento físico ou cultural.
Texto adaptado especialmente
para o São Paulo Faz Escola.
Fonte: Agência Brasil.
Relatório da ONU aponta aumento no número de indígenas na América Latina.
Disponível em:
<http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/relatorio-da-onu-aponta-aumenta-do-numero-deindigenas-na-america>.
Acesso em: 24 abr. 2019.
RESPONDA
a) Conforme o texto, qual é o percentual da população da América Latina
considerada indígena?
b) Quais são os países com as maiores populações de indígenas?
c) Como a localização geográfica desses países e o seu processo de
colonização contribuem para explicar esses dados?
ATIVIDADE 2: PESQUISA E CONFECÇÃO
DE TABELA.
Com o auxílio de seu(sua) professor(a),
elabore uma pesquisa sobre os principais motivos dos conflitos ocorridos na
América Latina. Em seu caderno, construa uma tabela para organizar as
informações pesquisadas.
ATIVIDADE 3: CONSTRUÇÃO DE
PAINEL SOBRE MOVIMENTO MIGRATÓRIO VENEZUELANO.
ROTEIRO DE CONSTRUÇÃO DO
PAINEL
1.
Organize uma pesquisa;
2.
Pesquisem em jornais, revistas, livros didáticos e internet;
3.
Coletem imagens e notícias sobre a situação dos refugiados e
migrantes venezuelanos;
4.
Compartilhem o resultado de sua pesquisa no painel indicado por
seu(sua) professor(a);
5.
Discutam com seus colegas sobre o tema pesquisado e as
conclusões a que chegaram, aproveitando o momento para tirar dúvidas e ampliar
seus conhecimentos.
ATIVIDADE 4: LEITURA E ANÁLISE DE
TEXTO.
Apresentamos a você um dos
“Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030”, para que possa
desenvolver, com os conhecimentos que adquiriu até o momento, a atividade
proposta.
Os 17 Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável, e suas 169 metas, demonstram a escala e a ambição
desta nova agenda universal que foi construída a partir do legado dos Objetivos
de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os Objetivos são integrados e
indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a
econômica, a social e a ambiental.
A partir do Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável 16, discuta com seus(suas) colegas e professor(a)
quais
itens devem ser atingidos para
que a Ve- nezuela supere seus problemas. Após as Unidas Brasil. Imagem 3. Paz;
justiça e instituições eficazes. Fonte: Nações Disponível em:
<https://nacoesunidas.org/ discussões, registre suas conclusões no
tema/ods16/page/2/>. Acesso em: 07 nov. 2019 seu caderno.
SAIBA MAIS
Estudante, neste espaço,
sugerimos algumas bibliografias que podem ser consultadas para que seu processo
de ensino e aprendizagem seja mais significativo:
Crise na Venezuela: o que
levou o país ao colapso econômico e à maior crise de sua história. Fonte: BBC
Brasil. Disponível em: <https:
//www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515>. Acesso em: 18 abr. 2019.
O IBGE dispões de informações
sobre ações os indicadores pesquisados referentes as ODS. Fonte: IBGE.
Objetivos de Dsenvolvimento Sustentável. Disponível em:
<https://ods.ibge.gov.br/>. Aceso em: 08 nov. 2019.
Paz, justiças e instituições
eficazes. Nesta página, você terá acesso ao Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável 16. Fonte: Nações Unidas Brasil. Disponível em:
<https://nacoesunidas.org/pos2015/ods16/>. Acesso em: 18 abr. 2019.
AUTOAVALIAÇÃO
Para finalizar esta etapa,
sugerimos que você realize uma autoavaliação, com base na sua participação nas
atividades propostas neste material. Converse com o(a) professor(a) sobre os
critérios e formatos deste processo.
BOM TRABALHO – BETH GEO