CARPE DIEN

segunda-feira, 6 de julho de 2020

3as ÚLTIMA DATA PARA O ENCERRAMENTO DO SEGUNDO BIMESTRE






CAROS ALUNOS, ÚLTIMA DATA PARA O ENCERRAMENTO DO SEGUNDO BIMESTRE, DESCONSIDERE CASO VOCÊ TENHA ENVIADO E RECEBIDO MINHA RESPOSTA DIZENDO QUE RECEBI E NÃO PEDI PARA COMPLETAR.

20 DE JULHO 2020



3as SÉRIES -

Espero  que você desenvolva bem suas atividades como eu instrui, TIRE DÚVIDAS POR ESSE MESMO E_MAIL

DÊ ATENÇÃO AO VIDEO SUGERIDO, QUE

ALERTA SOBRE O ENEM

POR FAVOR COMPARTILHEM COM TODOS OS COLEGAS PARA PODERMOS ENGAJAR UM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS DE TODAS AS SÉRIES 1as, 2as e 3as

OBRIGADA BETH GEO



ATIVIDADES PARA SEMANA DE 22 DE JUNHO ATÉ 03

DE JULHO

DESENVOLVER ESTAS ATIVIDADES E ENVIAR PARA


Observar o vídeo e registrar no seu caderno, criar um resumo em forma

de texto ou imagem.



TEMA 3 - A QUESTÃO ÉTNICO-CULTURAL
OU
Vc pode buscar no youtube um outro vídeo se não te ajudar, este sugerido que fala muito do ENEM



fala também sobre adiamento do ENEM

INTERESSANTE QUE VC COMENTE A PARTE


ATIVIDADE 1: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Como evitar que o terror leve a um aumento da intolerância e da xenofobia?

O atentado terrorista em Barcelona, no dia 17 de agosto de 2017, deixou um saldo de 15 mortos e 130 feridos. Reivindicado pelo Estado Islâmico, o ataque trouxe de volta o discurso da luta contra o terrorismo nos países ameaçados ou naqueles que já sentiram em seu território a ação do terror. Na tentativa de prevenir a ocorrência de novos ataques, os Estados aumentaram a vigilância sobre a população, enquanto aconselham seus cidadãos a ser mais tolerantes com os imigrantes.

O fato, porém, é que, ao mesmo tempo em que cresce a ameaça terrorista, assistimos a um aumento da xenofobia e da intolerância. Para o professor Samuel Feldberg, do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP, “a xenofobia e a intolerância têm um viés específico, que pode estar ligado às consequências tanto das crises econômicas recorrentes da última década quanto ao fenômeno dos refugiados”. Estes, por sua vez, são vítimas da radicalização religiosa e dos conflitos nos países do Terceiro Mundo, especialmente no Oriente Médio e na África.

Não há dúvida, na opinião de Feldberg, de que as democracias ocidentais enfrentam um dilema, representado pela dicotomia entre proteger os seus cidadãos e as liberdades individuais simultaneamente. Por outro lado, “é quase impossível impedir a realização de ataques terroristas”. Nos últimos anos, observou-se a intensificação do fenômeno que se tornou conhecido como “atuação dos lobos solitários”, que “advém da propagação de determinadas ideias que impregnam determinados grupos”, os quais passam a agir movidos por tais ideologias.
Ao lado disso, houve ainda um agravamento do que se poderia chamar de “exportação da prática do terrorismo” para comunidades do mundo ocidental. Para Feldberg, a Europa e os EUA deveriam mirarse no exemplo de Israel, que tem conseguido, por meio da inteligência e dos serviços de informação, manter o terrorismo longe de suas fronteiras.

Fonte: Jornal da USP. Como evitar que o terror leve a um aumento da intolerância e da xenofobia. Disponível em: <https:// jornal.usp.br/atualidades/como-evitar-que-o-terror-leve-a-um-aumento-da-intolerancia-e-da-xenofobia/>. Acesso em:
23 abr. 2019.

a) O que você sabe sobre os principais conflitos do mundo contemporâneo?
b) De acordo com o texto, o atentado terrorista em Barcelona trouxe de volta o discurso da luta contra o terrorismo. Quais medidas vêm sendo adotadas em “países ameaçados ou naqueles que já sentiram em seu território a ação do terror”, na tentativa de prevenir a ocorrência de novos ataques?
c) No país alvo do atentado mencionado no texto e em outros que se sentem ameaçados, que fatos ou fatores atrapalham o convívio social das populações desses territórios?
d) Segundo o autor, qual principal dilema as democracias ocidentais enfrentam?
e) Qual a sua opinião sobre o tema abordado nesta atividade?
f) Pesquise em jornais, revistas e em filmes/documentários informações adicionais sobre o tema. Em seguida, dialogue com seus(suas) colegas acerca das principais idéias e reflexões.


ATIVIDADE 2: PESQUISAR OS PRINCIPAIS CONFLITOS.

Fazer um resumo com suas palavras.

É chegada a hora de descobrirmos um pouco mais sobre os conflitos étnicos-culturais. Para isso, combine com o(a) professor(a) como a turma será dividida para que, em grupos, apresentem seminários descrevendo e conceituando os principais conflitos no mundo. Sugerimos os seguintes temas:
  O Oriente Médio: A questão da Palestina;
  Europa: IRA e ETA;
  Europa: Conflitos no Cáucaso (o caso Chechênia);
  África: Ruanda;
  África: Angola;
  Ásia: Caxemira;
  Guerra civil na Síria.
O objetivo deste seminário é que cada grupo construa conhecimentos sobre o tema escolhido, para que possa comunicar aos colegas o máximo de informações. Acreditamos que, desta forma, o processo de ensino e aprendizagem se torne mais rico e que você, estudante, tenha mais estímulos para pesquisar e buscar informações sobre o conflito a ser estudado. Aproveitem e utilizem o máximo de recursos possíveis para enriquecer a sua apresentação, como por exemplo: livros didáticos, vídeos, softwares educacionais, música, sites confiáveis da internet, filmes, etc.
Após realizarem as apresentações do seminário, registrem quais foram as suas principais reflexões e aprendizados ao desenvolver esta atividade.

ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO.

Com o objetivo de refletir sobre a atual situação da Síria, nesta atividade sugerimos que você, estudante, elabore um texto dissertativo-argumentativo pensando nessa crise humanitária, assim como no impacto e na instabilidade política internacional causada pelo conflito. Para auxiliá-lo(a), recomendamos que, se possível, leia as reportagens a seguir. Sugerimos que você produza o texto em uma folha avulsa e entregue para o(a) professor (a).
Crise na Síria aumenta instabilidade na política internacional – Reportagem sobre o conflito na Síria e as implicações no sistema internacional. Fonte: Jornal da USP. 2017. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/crise-na-siria/>. Acesso em: 24 abr. 2019.
Passei pela sua casa na Síria hoje, mas ninguém estava lá - Em carta, o chefe de conteúdo multimídia da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Christopher Reardon, fala sobre sua ida a Homs, na Síria, onde visitou as ruínas do que um dia foi a casa de seu amigo Hani Al Muliam. Fonte: Nações Unidas Brasil. 2019. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/artigo-passei-pela-sua-casa-na-siriahoje-mas-ninguem-estava-la/>. Acesso em: 24 abr. 2019.
Conflito da Síria entra em seu nono ano; crise humanitária ainda está longe do fim – Reportagem mostra que o conflito na Síria, que está entrando em seu nono ano, provocou uma crise humanitária que ainda está longe do fim. Atualmente, 11,7 milhões de pessoas precisam de proteção e assistência humanitária, e mais de 5,6 milhões de sírios vivem como refugiados na região. Fonte: Nações Unidas Brasil. 2019. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/conflito-da-siria-entra-em-seunono-ano-crise-humanitaria-ainda-esta-longe-do-fim/>. Acesso em: 24 abr. 2019.

SAIBA MAIS
Estudante, seguem algumas leituras e vídeos que podem auxiliá-lo(a) na compreensão deste tema:

  Europa está falhando no seu sistema de valores civilizatórios. Fonte: Jornal da USP. 2017. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/europa-esta-falhando-no-seu-sistema-de-valores-civilizatorios/>. Acesso em: 24 abr. 2019.
  Turquia se transformou em alvo de atentados. Fonte: Jornal da USP. 2017. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/turquia-se-transformou-em-alvo-de-atentados/>. Acesso em: 22 abr. 2019.
  As Origens da Guerra na Síria. Fonte: Jornal Nexo. Disponível em: <https:// www.youtube.com/watch?v=3Svg_uTHm8E>. Acesso em: 21 abr. 2019.
  Sobre Futebol e Barreiras. O documentário lança um novo olhar sobre o conflito Israel/Palestina, tendo como pano de fundo o futebol e a Copa do Mundo. Fonte: CINEFOOT Festival de Cinema de Futebol. Disponível em: <https:// www.youtube.com/watch?v=ZY9SyaAiGQc> Acesso em: 20 dez. 2019.

TEMA 4 - A AMÉRICA LATINA

ATIVIDADE 1: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO.

A América Latina tem cerca de 45 milhões indígenas, segundo o relatório “Povos Indígenas na América Latina” das Nações Unidas.

Segundo dados da Cepal, o número de 45 milhões de indígenas em 2010 representa um aumento de 49,3% em dez anos. Em relatório de 2007, o órgão divulgou o total de 30 milhões de indígenas no ano de 2000, na América Latina. Segundo dados do documento, dos 45 milhões de indígenas, 17 milhões vivem no México, e 7 milhões, no Peru. Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24 %) e México (15,1%).

O Brasil registra aproximadamente 900 mil indígenas, tendo em torno de 305 comunidades, seguido pela Colômbia, Peru, México e Bolívia. De acordo com o relatório, muitas estão em perigo de desaparecimento físico ou cultural.

Texto adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Fonte: Agência Brasil. Relatório da ONU aponta aumento no número de indígenas na América Latina. Disponível em:
<http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/relatorio-da-onu-aponta-aumenta-do-numero-deindigenas-na-america>. Acesso em: 24 abr. 2019.

RESPONDA

a) Conforme o texto, qual é o percentual da população da América Latina considerada indígena?
b) Quais são os países com as maiores populações de indígenas?
c) Como a localização geográfica desses países e o seu processo de colonização contribuem para explicar esses dados?


ATIVIDADE 2: PESQUISA E CONFECÇÃO DE TABELA.

Com o auxílio de seu(sua) professor(a), elabore uma pesquisa sobre os principais motivos dos conflitos ocorridos na América Latina. Em seu caderno, construa uma tabela para organizar as informações pesquisadas.
ATIVIDADE 3: CONSTRUÇÃO DE PAINEL SOBRE MOVIMENTO MIGRATÓRIO VENEZUELANO.
ROTEIRO DE CONSTRUÇÃO DO PAINEL

1.   Organize uma pesquisa;

2.   Pesquisem em jornais, revistas, livros didáticos e internet;

3.   Coletem imagens e notícias sobre a situação dos refugiados e migrantes venezuelanos;

4.   Compartilhem o resultado de sua pesquisa no painel indicado por seu(sua) professor(a);


5.   Discutam com seus colegas sobre o tema pesquisado e as conclusões a que chegaram, aproveitando o momento para tirar dúvidas e ampliar seus conhecimentos.


ATIVIDADE 4: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO.


Apresentamos a você um dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030”, para que possa desenvolver, com os conhecimentos que adquiriu até o momento, a atividade proposta.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e suas 169 metas, demonstram a escala e a ambição desta nova agenda universal que foi construída a partir do legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os Objetivos são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
A partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, discuta com seus(suas) colegas e professor(a) quais
itens devem ser atingidos para que a Ve- nezuela supere seus problemas. Após as Unidas Brasil. Imagem 3. Paz; justiça e instituições eficazes. Fonte: Nações Disponível em: <https://nacoesunidas.org/ discussões, registre suas conclusões no tema/ods16/page/2/>. Acesso em: 07 nov. 2019 seu caderno.

SAIBA MAIS

Estudante, neste espaço, sugerimos algumas bibliografias que podem ser consultadas para que seu processo de ensino e aprendizagem seja mais significativo:
Crise na Venezuela: o que levou o país ao colapso econômico e à maior crise de sua história. Fonte: BBC Brasil. Disponível em: <https: //www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515>. Acesso em: 18 abr. 2019.
O IBGE dispões de informações sobre ações os indicadores pesquisados referentes as ODS. Fonte: IBGE. Objetivos de Dsenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://ods.ibge.gov.br/>. Aceso em: 08 nov. 2019.
Paz, justiças e instituições eficazes. Nesta página, você terá acesso ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16. Fonte: Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/ods16/>. Acesso em: 18 abr. 2019.

AUTOAVALIAÇÃO

Para finalizar esta etapa, sugerimos que você realize uma autoavaliação, com base na sua participação nas atividades propostas neste material. Converse com o(a) professor(a) sobre os critérios e formatos deste processo.


BOM TRABALHO – BETH GEO