1as SÉRIES TERCEIRO BIMESTRE 2020
GEOGRAFIA
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comece com a LETRA da sua turma, seu nome completo, seu número. Em seguida coloque
o número do TEMA, o número do MOMENTO e número ou letra da pergunta que está
respondendo.
Faça todas as
atividades propostas inclusive as que são sugeridas fazer em grupo (neste
momento não será possível).
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de GEOGRAFIA no CENTRO DE MÍDIAS
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cada 4 aulas, colocando a data e o título da aula.
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Nesta edição do São Paulo Faz Escola Geografia da 1ª série
– 3º bimestre, serão disponibilizadas atividades complementares
relacionadas à dinâmica da natureza e a questões sobre formação e composição da
estrutura terrestre - litosfera, hidrosfera e atmosfera - e suas diferentes
manifestações.
Em cada tema, você será
apresentado(a) às habilidades do Currículo do Estado de São Paulo a serem
desenvolvidas, à sua relação com as 10 Competências da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e à Matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
O objetivo é proporcionar a articulação entre elas para favorecer sua
aprendizagem.
Para desenvolver todos esses
estudos, o(a) professor(a) irá apoiá-lo(a) no desenvolvimento das atividades,
nas orientações com relação às pesquisas e produções textuais presentes neste
caderno e também com o item “Saiba Mais”, para aprofundar os conhecimentos.
TEMA 1 – ESTRUTURA E FORMAS DO PLANETA
TERRA
1º MOMENTO – DOMÍNIOS
INORGÂNICOS E SUAS DINÂMICAS
1)
Para início do tema, analise as informações do quadro a seguir, com os
elementos essenciais da trajetória histórica e da estrutura da Terra,
distribuídos nas três esferas inorgânicas que se manifestam na superfície.
Registre as principais ideias no seu caderno.
QUADRO 1 - AS TRÊS ESFERAS
TERRESTRES
As três esferas terrestres (Interface onde as
esferas se encaixam: superfície terrestre) |
||||
Esferas |
Materiais
básicos |
Composição química
(predomínio) |
Temperatura (limite) |
Estado da
matéria |
Litosfera (referência para o relevo) |
“terra” e rochas |
materias pesados: ferro, silício, magnésio e outros |
cerca de 700ºC |
sólido |
Hidrosfera (referência para a hidrografia) |
água |
materiais leves: hidrogênio e oxigênio |
cerca de 100ºC |
líquido |
Atmosfera (referência para o clima) |
ar |
materiais
leves: nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e outros gases |
cerca de 50ºC |
gasoso |
Fonte: Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola.
1.responder:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Imagem 1 - Padahoehoe fluxo de
lava na ilha grande do havaí
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P%c4%81hoehoe_lava_flow.jpg?uselang=pt-br
2. Considerando
a análise do quadro da questão anterior e a observação da imagem a seguir,
responda:
a) Levando em conta a Imagem 1 e com base nas
transformações da matéria, o que acontece com a rocha
quando aquecida em temperatura superior a 700 °C?
RESPONDER
b) A água se encontra na natureza em vários
estados físicos. Quais são as temperaturas necessárias
para que a água tenha seu estado físico alterado?
RESPONDER
c) Descreva quais são as suas sensações quando o
ar
está em temperatura acima de 30 °C. RESPONDER
2º
MOMENTO – O TEMPO GEOLÓGICO E O TEMPO HUMANO
A história geológica da Terra
teve início há 4,56 bilhões de anos e desde então muitos eventos ocorreram até
o surgimento do homem. Para medir esse longo tempo, podemos utilizar duas
escalas: o tempo geológico e o tempo humano. O tempo geológico refere-se ao
surgimento, formação e transformação da Terra, no qual é dividido por meio de
Éons, Eras e Períodos e cujas medidas relacionam-se em milhões e bilhões de
anos. Já o tempo humano diz respeito ao surgimento do homem e sua trajetória
histórica e é medido em centenas e milhares de anos.
1. Leitura e análise de imagem e poema.
Imagem 1 – Grand Canyon - Arizona (EUA) Foto: Elizete Buranello Perez
(2014)
O que é tempo?
Penso que seja tudo
É no tempo certo que posso
fazer coisas incríveis
Sem o tempo não consigo
saber que horas você vem
A natureza levou tanto tempo
para ser tão bela
A flor desabrocha em um luar
A Lua com suas fases leva
semanas para se transformar
Os insetos exercem suas
funções para o bem e para o mal
Há os que polinizam as
flores surgindo novas plantas
Mas há também os mais cruéis
Que pelo desequilíbrio
causados por desastres ambientais
Propagam doenças tirando o
tempo
De pais, filhos, amores e
amigos
Repentinamente tragédias
surgem
Noticiários de terremotos e
vulcões em erupção
Meu coração transborda de emoção ao ver que meu tempo é tão
curto e a mãe Terra segue tranquila seu curso sendo para mim....sempre Eterna
Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Considerando a
imagem e o poema acima, que se refere ao tempo como um período que demarca
acontecimentos, elenque em ordem crescente os elementos que fazem esta alusão.__________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Propomos que, em seu caderno e/ou folha avulsa,
elabore uma escala de tempo geológico, indicando os principais eventos
ocorridos ao longo da história geológica da Terra. Indique também os
significados dos nomes das Eras e Períodos. Registre no espaço disponível as
principais ideias.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Para aprofundar os conhecimentos sobre eras
geológicas, recomendamos a leitura do texto a seguir.
AÇÃO DO HOMEM ESTÁ CRIANDO NOVA
ERA GEOLÓGICA
“Eventos climáticos extremos, como furacões, secas e enchentes estão cada vez mais frequentes. Seriam eles uma prova de que a ação do homem está afetando o clima do planeta? Segundo ele [Paulo Artaxo, Instituto de Física, USP], a ação do ser humano está criando uma nova era geológica, o Antropoceno. ‘A história do nosso planeta sempre foi marcada por alterações geofísicas e geológicas que orientaram a evolução da vida. Isso até o início da Revolução Industrial, em torno de 1850, quando o homem começou a queimar combustíveis fósseis. Com isso, ele ganhou uma possibilidade de alterar a composição da atmosfera, o que afeta diretamente o clima do planeta. A ação do homem está tendo um efeito similar às alterações geofísicas e geológicas que ocorreram ao longo da história do planeta, alterando o clima’, diz. Artaxo explica que a temperatura do planeta já aqueceu um grau, em média, o que significa um aumento de dois graus em áreas continentais. Isso explica alguns fenômenos naturais recentes. ‘Esse aumento de dois graus é uma quantidade imensa de energia no sistema, que é dissipada na forma de furacões, como temos visto ultimamente. Também estamos alterando o padrão de chuvas. Eventos climáticos extremos sempre existiram, mas as mudanças climáticas globais intensificam esses eventos. Temos que preparar o País para essa nova realidade climática que está aparecendo. Isso vai requerer boa ciência e integração entre sociedade e governo’, afirma ele.”
Fonte:
Jornal da USP. 2017. Ação do homem está criando nova era geológica. Disponível
em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/
radioagencia-usp/acao-do-homem-esta-criando-nova-era-geologica/>.
Acesso em: 19 fev 2020.
Agora, responda às questões propostas:
a)
Destaque as ideias principais do texto.
________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
b)
Comente a afirmação: “A ação do ser humano está
criando uma nova era geológica, o Antropoceno”. Justifique sua resposta.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
O “Antropoceno” pode ser considerado uma nova
era geológica? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Pesquise em livros didáticos disponíveis na
escola e em diferentes sites, informações e dados sobre o Antropoceno, suas
respectivas fases, e, em especial, as discussões e polêmicas sobre o tema.
Registre no caderno e/ou folha avulsa os resultados.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º MOMENTO – AS PLACAS TECTÔNICAS: UM
QUEBRA-CABEÇA
LEIA O TEXTO E
ANALISE O MAPA
Como podemos notar existem
semelhanças entre os contornos das costas brasileira e africana. Em 1913, o
geólogo Alfred Wegener (1880-1930), depois de estudar profundamente fósseis e a
estrutura do relevo entre o leste da América do Sul e a África ocidental,
formulou a Teoria da Deriva Continental. Segundo ela há cerca de 200 milhões de
anos existiu um único oceano, Panthalassa, e um supercontinente, Pangeia, o
qual se fragmentou ao longo do tempo dando origem aos continentes atuais e às
bacias oceânicas. Porém, a demonstração de que as costas continentais da América
do Sul e África se encaixavam perfeitamente não foi suficiente para legitimar sua
teoria no meio acadêmico, pois não havia explicação plausível que justificasse
a separação das mesmas. Somente na segunda metade do século XX, com os avanços
tecnológicos e científicos decorrentes da Segunda Guerra Mundial como, por
exemplo, os sonares submarinos, proporcionaram nova interpretação da teoria de
Wegener. Atualmente, a Teoria das Placas Tectônicas é a mais aceita para
explicar a formação dos continentes.
Fonte: Elaborado especialmente para
o São Paulo Faz Escola.
MAPA 1. Placas Tectônicas do Globo
Terrestre. Fonte: United States Geological
Survey - USGS.The Science of Earthquakes. Disponível em: <eqscience.php> Acesso
em: 19 fev. https://prod-earthquake.cr.usgs.gov/learn/kids/2020.
Após análise da imagem, e considerando
também seus conhecimentos sobre o tema, responda:
b)
O que significam as setas em vermelho? Indique
as áreas transformantes, de convergência e divergência. Depois, cite os nomes e
responda se a placa é continental e/ou oceânica, bem como quais são os
hemisférios longitudinal e latitudinal.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Quais são as principais consequências
decorrentes dos movimentos divergentes, convergentes e transformantes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Em
qual placa se encontra o Brasil? Explique o motivo pelo qual os eventos
relacionados ao movimento das placas são pouco perceptíveis no território
brasileiro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Indique
no mapa a localização da zona de subducção referente ao círculo de fogo do
pacífico e quais são os principais fenômenos que ocorrem nesta área.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º
MOMENTO – DESCOBRINDO A COMPOSIÇÃO DA
TERRA
A
Estrutura Interna da Terra é formada por diferentes camadas, como pode ser
observado na figura ao lado.
Contudo, na antiguidade, o ser
humano acreditava que o planeta Terra era todo formado por um único material
sólido, denominado “rocha”. Com a evolução da ciência, classificamos a
composição da Terra estudando suas propriedades químicas e físicas,
separando-as em camadas.
Com base no que
já estudou sobre o tema, complete as lacunas:
a) Ao estudar as camadas da Terra, notamos que a
____________________________________________ é a mais fina, e suas espessuras extremas
variam de 5 a 70 km. |
|
Sua superfície é composta por rochas, agregados
naturais de minerais.
b)
A crosta terrestre, juntamente com a parte mais
superior (sólida) do manto, forma a esfera denominada _______________________.
c)
A crosta, ou superfície terrestre, apresenta uma
subdivisão conforme sua espessura e composição química. A camada superior,
também denominada de _______________________, é formada essencialmente por
silicatos aluminosos e por muito tempo foi chamada de SiAL (silício +
alumínio). Já a camada inferior, ou seja, a ______________________, é composta
essencialmente de basalto, formada por silicatos magnesianos conhecida como
SiMA (silício + magnésio).
d)
O processo de formação das rochas, ________________
ou _______________, ocorrem quando o magma invade a superfície terrestre,
saindo rapidamente do manto, esfriando e endurecendo. O processo de
resfriamento/solidificação do magma, quando ocorre dentro da crosta de forma
lenta, resulta na formação de rochas, como o granito. Quando a solidificação
acontece na superfície da terra, com resfriamento rápido, há a formação de
rochas basálticas, as obsidianas, entre outras, também chamadas de rochas
_____________________.
e)
As rochas ________________ constituem registros
do passado da Terra, devido a sua estratificação. Essas rochas compõem as
bacias sedimentares e nelas podem conter recursos naturais, como o
_____________________ e ____________________, sendo utilizados como fontes
energéticas.
f)
As rochas __________________________ são
derivadas das rochas sedimentares e magmáticas, que passaram por transformações
de elevadas pressão e temperatura, exercida pela dinâmica da litosfera.
Palavras-chave: Metamórfica, crosta terrestre, carvão
mineral, petróleo, litosfera, sedimentares, crosta continental, extrusivas,
crosta oceânica, ígnea, magmática.
Curiosidade!
A obsidiana é
uma rocha ígnea extrusiva, formada quando a lava é resfriada rapidamente, por
exemplo, quando encontra o mar. Ela tem a tendência de se quebrar em fragmentos
com bordas afiadas. Por esse motivo, foi muito utilizada pelos povos
pré-históricos na confecção de pontas para lanças e flecha.
Fonte: Hans / Pixabay. Disponível
em: https://pixabay.com/
pt/photos/obsidiana-stone-vulc%C3%A2nico-505333/ Acesso em: 19 fev.
2020
TEMA 2 – O RELEVO TERRESTRE
1º
MOMENTO – GEOMORFOLOGIA
1) A geomorfologia analisa as mudanças físicas e
químicas que alteram o modelado da superfície terrestre. Os agentes internos,
ou endógenos (tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos), atuam do interior para
o exterior, através da movimentação magmática, agindo diretamente na dinâmica
das placas tectônicas. A este respeito, observe as imagens e responda às
seguintes questões:
a) |
O que é vulcanismo? Por que ocorre e quais são as
consequências dessa ? |
b) |
O que são abalos sísmicos? Conforme sua origem,
como são denominados? Quais são as áreas do planeta com maior probabilidade
desse fenômeno ocorrer com maior violência? |
Imagem 1 – Vulcão. Fonte: Pxhere (CC0 Public Domain). Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1084711
Acesso em: 19 mar. 2019. |
Imagem 2 – Efeitos de um tremor de terra. Fonte: Pxhere (CC0 Public Domain). Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/432056
Acesso em: 19 mar. 2019. |
2.
Sobre os agentes externos ou exógenos: intemperismo e erosão, podemos
afirmar que eles são responsáveis por esculpir o relevo e atuam na superfície
terrestre, modificando-a pelo desgaste. Os agentes mais significantes são as
águas (pluviais, fluviais e marítimas), os ventos e as alterações climáticas,
ocasionando dois processos: o intemperismo e a erosão.
a) |
Observe a imagem ao lado, descreva o b) tempo do processo erosivo, seu principal
agente e de que forma ele ocorreu? |
Explique o que é intemperismos e
identifique seus principais tipos. |
Imagem 1 – Grand Canyon – Colorado (EUA). Fonte:
Pxhere (CC0 Public Domain). Disponível em: https://pxhere.com/ pt/photo/327775
Acesso em: 19 mar. 2019. |
Imagem 2 – Formação de arenito no Parque estadual de Vila Velha -Ponta Grossa (PR). Fonte: Pxhere (CC0 Public Domain).
Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1340009 Acesso em: 19 mar.
2019. |
c) Utilizando
os recursos pedagógicos que a sua escola possui, como mapas, atlas e mídias,
identifique cinco planícies e planaltos e três cadeias montanhosas,
distinguindo sua localização e altitude.
TEMA 3 –
NATUREZA E RISCOS AMBIENTAIS
1º
MOMENTO – PREVENÇÃO DE RISCOS
1. Leitura de texto e imagem:Vivemos em um mundo
dinâmico, em frequente transformação. As esferas inorgânicas da Terra, com seus
movimentos característicos que atuam como agentes transformadores na superfície
terrestre, modificam e influenciam diretamente o nosso cotidiano.
Na atmosfera e
hidrosfera, os movimentos constantes são mais perceptíveis e influenciam
diretamente a vida humana. Já na litosfera, sua movimentação constante é
imperceptível ao ser humano, entretanto essa movimentação, quando brusca, causa
impactos, sendo frequentemente chamada de “desastre natural”.
As ações
abruptas das esferas inorgânicas geram
desastres, que podem ser evitados por meio de
desenvolvimento de técnicas que minimizem esses efeitos para o ser humano, num
procedimento conhecido como “controle ativo”.
Mas o
que fazer em situações de desastres, como uma erupção vulcânica ou um
terremoto?
Nesse caso, nossa sociedade não
domina técnicas que evitem um abalo sísmico ou uma erupção vulcânica. Contudo,
muitas pesquisas são realizadas em áreas de ocorrências desses fenômenos, a fim
minimizar os danos com programas emergenciais para proteção e fuga dos
habitantes desses locais de risco. Essas ações são denominadas “controle
passivo”.
a) Com base na imagem, descreva qual fenômeno está
ocorrendo. Discorra sobre as consequências desse evento para o ser humano.
b) Diariamente,
somos expostos a vários eventos naturais (hidrosfera, atmosfera ou litosfera).
Neste contexto, descreva abaixo alguns fenômenos que ocorrem no lugar onde mora
e quais são suas consequências.
2º MOMENTO – AÇÕES INTEGRADORAS PARA A PREVENÇÃO DE
RISCOS DE DESASTRES
1.
Leitura e interpretação de texto.
O secretário-chefe da Casa Militar
e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, acompanhado de coordenadores
de Defesas Civis Regionais, estiveram no Centro Nacional de Monitoramento e
Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, em reunião com
o diretor, com o coordenador-geral de Operações e Modelagens, e a coordenadora
de Relações Institucionais. O encontro definiu as melhores estratégias para
dinamizar a comunicação entre as instituições, além de ações conjuntas para o
fortalecimento do trabalho de prevenção de risco de desastres junto à
população. A reunião contou com a participação de pesquisadores do Cemaden e
gestores da área de Monitoramento e de Desenvolvimento, que apresentaram
variados pontos dos resultados de trabalhos científicos na área de pesquisa de
deslizamentos e movimentos de massa, realizados pelo Cemaden, no Projeto de
Monitoramento de Encostas e Prevenção de Deslizamentos. Foram abordadas
questões referentes à intensificação dos riscos provocados por ações humanas,
identificadas na pesquisa, além dos componentes dos limiares de risco de
deslizamentos, e enfatizaram a importância do dinamismo na comunicação entre o
Cemaden e da Defesa Civil de São Paulo.
Fonte: Texto
adaptado especialmente para São Paulo Faz Escola - Guia de Transição. CEMADEN.
2019. Defesa Civil de São Paulo e CEMADEN definem ações integradas para ampliar
a prevenção de riscos de desastres. Disponível em: <https://www.cemaden.
gov.br/defesa-civil-de-sao-paulo-e-cemaden-definem-acoes-integradas-para-ampliar-a-prevencao-de-riscos-de-desastres/>. Acesso
em: 27 fev 2019.
a)
Qual é o papel da Defesa Civil e o Cemaden na
gestão dos riscos e desastres? Explique a importância do alinhamento dessas
duas instituições.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Com a contribuição de pesquisas em áreas de
maior ou menor vulnerabilidade, bem como observações feitas tanto na sua região
quanto no seu Estado e/ou país, elabore um texto a respeito dos riscos
ambientais provocados pelas ações humanas no espaço geográfico e sua análise
crítica em relação a esses eventos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Leia o texto a seguir e responda:
No início de 2019, o Brasil sofreu
com a tragédia no município de Brumadinho (MG), que tem sua principal base
econômica sustentada pela atividade da mineração e do turismo cultural e
ecológico. Na ocasião, o rompimento de uma barragem causou impactos que vão
além dos impactos ambientais, afetando as questões sociais e econômicas da
região. Indiretamente, foram afetados o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça,
na Serra da Moeda, onde há a prática de esportes radicais, o circuito turístico
de Veredas do Paraopeba, onde se encontram vários conjuntos paisagísticos tombados,
como patrimônios históricos, incluindo edificações construídas no século XVIII,
a exemplo, a Igreja Nossa Senhora da Piedade datada de 1713, além de várias
pousadas que mantém uma gastronomia baseada na culinária tradicional mineira, e
o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto da América Latina, em cujas
instalações encontramos expressivas coleções de arte contemporânea do Brasil.
Apesar da lama não ter atingido esses patrimônios, eles foram indiretamente
afetados. Portanto, os impactos negativos do rompimento da barragem vão além
dos impactos ambientais, afetando as questões sociais e econômicas da região.
Na análise realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Informações
Ambientais (Cenima), o Ibama aponta que os rejeitos de mineração devastaram
133,27 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,65 hectares de Áreas
de Preservação Permanente (APP) ao longo de cursos d’água afetados pelos
rejeitos de mineração.
Fonte:
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Podemos dizer que encontramos três
categorias de risco ou desastre ambientais: a natural, a de risco tecnológico e
a de risco social. Com base em seus conhecimentos, descreva essas três
categorias. Recomendamos que pesquise nos livros didáticos disponíveis na
escola e/ou em diferentes sites as informações sobre a temática.
RESPONDA
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Proposta
de pesquisa e projeto sobre Redução de Riscos e Desastre (RRD).
A Organização das Nações Unidas
(ONU) estabeleceu o dia 13 de outubro como o Dia Internacional da Redução de
Desastres. Para lembrar essa data, sugerimos uma atividade que deve ser
desenvolvida para avaliar a percepção de riscos dos estudantes e ações que podem
diminuir sua vulnerabilidade.
Para dar início
à atividade, faça uma pesquisa referente aos conceitos de: ameaça, risco,
vulnerabilidade, resiliência e desastre.
•
Em grupos, realizem uma avaliação do entorno da
escola, levantando as possíveis vulne-rabilidades e ameaças que podem ser
encontradas;
•
Discutam com seu (sua) professor(a) as possíveis
soluções para diminuir as vulnerabilida-des encontradas no levantamento
realizado;
• Elaborem
uma ação com a comunidade escolar, com o objetivo de promover a conscientização
a respeito da temática Redução de Riscos de Desastre – RRD. Depois, criem um
produto educomunicativo (vídeo, jornal, etc) e compartilhem nas redes sociais
com a hashtag #escolaRRDsp.
REGISTRE
O QUE APRENDEU
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