SEGUNDAS SÉRIES ATIVIDADES PARA O TERCEIRO BIMESTRE 2020
GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES
PARA O DESENVOLVIMENTO E ENTREGA DAS ATIVIDADES no e_mail trabalhosdegeografiasegundas@gmail.com
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Para entregar, comece com a LETRA da
sua turma, seu nome completo, seu número. Em seguida coloque o número do TEMA,
o número do MOMENTO e número ou letra da pergunta que está respondendo.
Faça todas as atividades propostas
inclusive as que são sugeridas fazer em grupo (neste momento não será possível).
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a data e o título da aula.
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GEOGRAFIA
Caro(a) estudante,
Nesta edição do São Paulo Faz Escola de Geografia da 2ª
série – 3º bimestre, serão disponibilizadas atividades complementares
relacionadas ao tema geral “dinâmicas demográficas e sociais da população
brasileira”. Ressaltamos que os conceitos e conteúdos dessa temática foram
trabalhados no decorrer do Ensino Fundamental – Anos Finais e que agora, no
Ensino Médio, outros aspectos serão abordados diante da complexidade da
realidade brasileira.
No primeiro tema, “Matrizes
Culturais”, o foco será a abordagem sobre as manifestações culturais dos
diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira, a importância dos
estudos sobre os conceitos de etnia e raça, e a composição étnica brasileira.
No segundo tema, “A Transição
Demográfica”, destaca-se os diferentes períodos de crescimento da população
brasileira, os fatores históricos que levaram a tal configuração, bem como o
estudo acerca da dinâmica populacional brasileira por meio da análise das taxas
de mortalidade, natalidade, mortalidade infantil e fecundidade.
Os dois primeiros temas lhe
fornecerão elementos para iniciar as discussões sobre o conceito de População
Economicamente Ativa (PEA) e a dinâmica dos fluxos populacionais no espaço
geográfico brasileiro, presentes no próximo tema a ser estudado, “O trabalho e
o mercado de trabalho”.
Por fim, o último tema a ser
desenvolvido neste bimestre, “A Segregação Socioespacial e a Exclusão Social”,
proporcionará momentos para que você observe a realidade local e analise as
diferentes formas de exclusão social no Brasil.
Em cada tema, você terá a
apresentação das habilidades do Currículo do Estado de São Paulo a serem
desenvolvidas e a sua relação com as 10 Competências da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e com a Matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica
(SAEB). O objetivo é proporcionar a articulação entre elas para favorecer sua
aprendizagem.
Para desenvolver todos esses
estudos, o(a) professor(a) irá apoiá-lo(a) no desenvolvimento das atividades,
nas orientações com relação às pesquisas e produções textuais presentes neste
caderno, e também com o item “Saiba Mais”, para aprofundar os conhecimentos.
TEMA 1: DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS –
MATRIZES CULTURAIS DO
BRASIL.
1º MOMENTO
– LEITURA DE IMAGEM.
Para início de conversa, observe as três
imagens abaixo e discuta com o(a) professor(a) e colegas sobre os
questionamentos que seguem:
Imagem A[1] Imagem B[2] Imagem C[3][4]
a)
O que você entende por matrizes culturais do
Brasil?
b)
O que as imagens A, B e C retratam? Quais são as
influências desses povos para o Brasil?
c)
Você considera importante a valorização da
diversidade cultural? Justifique sua resposta.
2º MOMENTO –
PESQUISA INDIVIDUAL.
A partir das orientações do(a)
professor(a), pesquise sobre um dos temas: Tema 1: A miscigenação e o mito da
“democracia racial”; Tema 2: A genética e o conceito de raça.
a)
Registre as ideias principais do tema pesquisado
e elabore um texto no caderno para posterior apresentação/socialização com os
colegas da turma.
b)
A partir da pesquisa e das discussões realizadas
em sala, diferencie os termos “raça” e “etnia e socialize com o(a) professor(a)
e os(as) colegas da turma.
3º MOMENTO –
LEITURA E ANÁLISE DE NOTÍCIA
População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e
pretos. |
|
Entre 2012 e
2016, enquanto a população brasileira cresceu 3,4%, chegando a 205,5 milhões,
o número dos que se declaravam brancos teve uma redução de 1,8%, totalizando
90,9 milhões. Já o número de pardos autodeclarados cresceu 6,6% e o de
pretos, 14,9%, chegando a 95,9 milhões e 16,8 milhões, respectivamente. |
|
É o que
mostram os dados sobre moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios Contínua 2016, divulgados hoje pelo IBGE. Nas pesquisas
domiciliares do IBGE, a cor dos moradores é definida por autodeclaração, ou
seja, o próprio entrevistado escolhe uma das cinco opções do questionário:
branco, pardo, preto, amarelo ou indígena. |
A
pesquisa mostra que, entre 2012 e 2016, a participação percentual dos brancos
na população do país caiu de 46,6% para 44,2%, enquanto a participação dos
pardos aumentou de 45,3% para 46,7%, e a dos pretos, de 7,4% para 8,2%. A
gerente da pesquisa, Maria Lucia Vieira, ressaltou que a redução dos brancos e
aumento de pretos e pardos na população é uma tendência verificada ao longo do
tempo. Segundo a pesquisadora, isso decorre de dois fatores principais: “Há a
tendência da miscigenação, ou seja, que a população se misture e o grupo pardo
cresça. E, no caso do aumento da autodeclaração de pretos, tem um fator a mais:
o reconhecimento da população negra em relação à própria cor, que faz mais
pessoas se identificarem como pretas”.
Fonte: IBGE. População chega a 205,5 milhões, com menos
brancos e mais pardos e pretos. Disponível em: <https://
agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18282-populacao-chega-a-205-5milhoes-com-menos-brancos-e-mais-pardos-e-pretos>.
Acesso em: 20 fev. 2019.
a)
As informações contidas na notícia permitem
afirmar que houve uma mudança significativa na composição étnico-racial
brasileira? Justifique sua resposta.
b)
Quais são as justificativas, presentes na notícia,
que revelam a mudança na distribuição da população por cor ou raça?
TEMA 2:
DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS – A TRANSIÇÃO
DEMOGRÁFICA.
1º MOMENTO – CARTOGRAFIA PESSOAL
Para iniciarmos
este tema, com a orientação do(a) professor(a), elabore uma tabela com as
características pessoais e sociais de sua família e/ou responsáveis, conforme o
exemplo a seguir:
Grau de parentesco |
Natural de qual cidade, estado ou país |
Tem ou teve quantos irmãos? |
Pretendo ou tenho quantos
filhos? |
a)
Após o preenchimento da tabela, socialize as
informações com o(a)s colegas de sua turma e identifique as diferenças e
semelhanças entre as respostas.
b)
Podemos dizer que, ao fazer este levantamento de
informações da turma, estamos fazendo um estudo sobre população? Escreva, com
suas palavras, o que significa população para você.
2º MOMENTO – LEITURA E ANÁLISE DE TABELA
Tabela 1:
População brasileira, de 1890 a 2010, e projeção da população residente para
2020.
Ano |
População
residente |
1890 |
14 333 915 |
1900 |
17 438 434 |
1920 |
30 635 605 |
1940 |
41 236 315 |
1950 |
51 944 397 |
1970 |
93 139 037 |
1980 |
119 002 706 |
1991 |
146 825 475 |
2000 |
166 112 500 |
2010 |
190.732.694 |
2020 |
211.152.432 |
a)
Considerando as informações apresentadas na
Tabela 1 e em seus conhecimentos sobre o tema, podemos afirmar que a população
brasileira está crescendo de forma acelerada? Justifique.
b)
Com o apoio do(a) professor(a), identifique o
percentual de crescimento entre os seguintes períodos: de 1890 a 1940, de 1950
a 1991 e, por fim, de 2000 a 2020. Escreva no caderno a sua conclusão,
justificando as informações obtidas.
c)
A partir dos dados identificados na atividade
anterior, justifique o aumento ou a diminuição do percentual de crescimento da
população brasileira, utilizando como referência os processos históricos
envolvidos nos períodos de 1890 a 1940, de 1950 a 1991 e de 2000 a 2020.
Tabela 1: População brasileira, de
1890 a 2010, e projeção da população residente para 2020. Fonte: Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil:
500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-dopovoamento/evolucao-da-populacao-brasileira.html>.
Acesso em: 21 fev. 2020 . Sinopse do Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/.
Acesso em: 21 fev. 2019. Portal
IBGE. Disponível em https: //www.ibge.gov.br/. Acesso em 21 fev. 2020.
3º MOMENTO –
LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELA
Observe os gráficos 1 e 2 e a tabela abaixo, e responda:
Gráfico 1:
Taxa Bruta de Mortalidade por mil habitantes – Brasil – 2000 a 2015.
Gráfico 2:
Taxa Bruta de Natalidade por mil habitantes – Brasil – 2000 a 2015
Tabela 2:
Taxa de Fecundidade Total – Brasil – 2000 a 2015.
Ano |
Taxa de fecundidade
total |
Ano |
Taxa de fecundidade
total |
Ano |
Taxa de fecundidade
total |
Ano |
Taxa de fecundidade
total |
2000 |
2,39 |
2004 |
2,14 |
2008 |
1,95 |
2012 |
1,80 |
2001 |
2,32 |
2005 |
2,09 |
2009 |
1,91 |
2013 |
1,77 |
2002 |
2,26 |
2006 |
2,04 |
2010 |
1,87 |
2014 |
1,74 |
2003 |
2,20 |
2007 |
1,99 |
2011 |
1,83 |
2015 |
1,72 |
Tabela 1: Taxa de Fecundidade Total
– Brasil – 2000 a 2015. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), Projeção da População do Brasil - 2013. Disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-fecundidade-total.html>.
Acesso em: 26 fev. 2019.
a)
Qual é a relação existente entre os Gráficos
“Taxa Bruta de Mortalidade” e “Taxa Bruta de Natalidade”?
b)
Descreva como essa taxa é calculada. Em seguida,
analise a Tabela 1 “Taxa de Fecundidade” e indique se a sua tendência é de crescimento
ou redução. Justifique sua resposta com as informações presentes na tabela.
c)
Os gráficos 1 e 2 e a Tabela 1 apresentam
informações que refletem na estrutura da pirâmide etária brasileira. Propomos
que você pesquise em livros didáticos disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet quais são as características da pirâmide etária
brasileira. Registre as principais informações no espaço disponível a seguir.
d)
A dinâmica demográfica brasileira apresenta uma
tendência de redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade. Isso
implica mudanças na composição da população. Podemos afirmar que essa tendência
é mundial? Para entender um pouco mais, sugerimos uma ampliação da pesquisa
sobre as quatro fases da transição demográfica.
e)
Considerando as informações coletadas na
pesquisa, aponte em qual fase da transição demográfica o Brasil se encontra.
f)
Compare a situação do Brasil com a de outros
países da América Latina, Europa, Ásia e África, no que diz respeito à
transição demográfica.
TEMA 3 – O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM E
SENSIBILIZAÇÃO
a)
A partir dos seus conhecimentos e das
orientações do (a) professor(a), explique o que significa PEA.
b)
Você ou algum(a) colega da sua turma faz parte
da PEA? Comente.
ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DE TABELA
Quadro 1: População do sexo feminino, economicamente
ativa de 10 anos ou mais de idade -
Brasil, 1995 a 2015.
Faixa Etária |
PEA Feminina |
|
|||
1995 |
2001 |
2005 |
2011 |
2015 |
|
Total |
27.490.393 |
31.090.708 |
36.575.048 |
39.562.050 |
40.297.486 |
10 a 15 anos |
1.605.491 |
947.064 |
879.187 |
504.144 |
295.828 |
16 a 17 anos |
1.073.402 |
906.458 |
936.508 |
704.073 |
581.365 |
18 a 24 anos |
4.765.373 |
5.548.621 |
6.108.988 |
5.816.275 |
4.888.229 |
25 a 29 anos |
3.693.275 |
4.026.189 |
4.971.669 |
5.261.584 |
4.678.110 |
30 a 44 anos |
10.109.309 |
11.869.817 |
13.640.278 |
15.238.299 |
15.867.101 |
45 a 59 anos |
4.846.619 |
6.177.284 |
8.022.930 |
9.867.055 |
11.222.585 |
60 anos ou
mais |
1.396.924 |
1.615.275 |
2.015.488 |
2.170.620 |
2.764.268 |
Fonte: IPEA. Retrato das desigualdades de gênero e
raça.
Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/retrato/indicadores_mercado_trabalho.html>.
Acesso em: 23 fev 2019.
a)
Conforme os dados apresentados no Quadro 1
explique quais mudanças no papel desempenhado pelas mulheres podem ser
constatadas no decorrer da história brasileira.
b)
Qual é a faixa etária com maior concentração de
mulheres economicamente ativas? Justifique.
c)
Converse com seu(sua) professor(a) sobre os
motivos da queda entre as seguintes faixa etária “10 a 15 anos e 16 a 17 anos”.
Registre suas conclusões em seu caderno.
16/04/2020 15:25:31
ATIVIDADE 3
– CONTEXTUALIZANDO E MOBILIZANDO AS
CAPACIDADES DE LEITURA
a) As
decisões econômicas influenciam diretamente nosso dia a dia. Estamos envolvidos
com a produção, o consumo de bens e serviços, ideias e mercadorias.
Tradicionalmente, a população economicamente ativa é distribuída em três
setores de atividades: primário, secundário e terciário. Observe as imagens
abaixo, identifique a qual setor corresponde cada imagem e indique as
principais características em seu caderno:
Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3
Fonte: Michal Jarmoluk, Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/
pt/photos/dinheiro-cart%C3%A3oneg%C3%B3cios-256319/. Acesso em 19 mar. 2019. |
Fonte: Catkin, Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/ pt/photos/cereais-campo-verdec%C3%A9u-horizonte-480691/ Acesso em 19 mar. 2019. |
Fonte: Chevanon, Pexels. Disponível em: https://www.pexels. com/photo/woman-wears-yellow-hardhat-holding-vehicle-part-1108101/. Acesso em 19 mar. 2019. |
Para responder às questões abaixo e
compreender melhor como a economia do país está organizada, sugerimos que você
assista à reportagem “Aula de geografia aborda os três setores da economia
nesta quinta”, Fonte: G1 Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2012/10/aula-de-geografia-aborda-os-tres-setores-da-economia-nesta-quinta.html?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_
campaign=share-bar> Acesso
em: 01 mar. 2019.
De acordo com a reportagem, o setor
terciário é considerado como um dos propulsores do desenvolvimento econômico do
país. Comente essa afirmação e registre em seu caderno.
ATIVIDADE 4 – LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO
Estudo mostra desigualdades em 20 anos |
|
As mulheres
trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. Em 2015, a
jornada total média das mulheres era de 53,6 horas, enquanto a dos homens era
de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das
mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve
quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de
50%). Esses são alguns dos dados destacados nas séries históricas de 1995 a
2015, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. |
|
Fonte:
Texto adaptado. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_
content&view=article&id=29526>. Acesso em: 21 fev.
2019. |
61
a)
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (IPEA), as mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os
homens. Esse período maior de trabalho é
conhecido como “dupla jornada”. Justifique porque isso ocorre e aponte as
implicações.
b)
O IBGE divulga anualmente a Tábua Completa de
Mortalidade, que apresenta a expectativa de vida às idades exatas até os 80
anos, correspondente à população do Brasil. Essa Tábua de Mortalidade tem sido
utilizada como um dos parâmetros necessários para o cálculo dos valores
relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de
Previdência Social.
Gráfico 3:
Brasil - Esperança de vida ao nascer - 2017.
Gráfico 1: Brasil – Esperança de vida ao nascer –
2017. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE. Tábua completa de mortalidade para o Brasil
– 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9126tabuas-completas-de-mortalidade.html?=&t=o-que-e>.
Acesso em: 13 mar. 2019.
c)
Qual é a expectativa de vida do(a) brasileiro(a)
e da população do estado de São Paulo?
d)
Aponte os fatores que contribuem para o aumento
da expectativa de vida.
TEMA 4 – A
SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E A EXCLUSÃO
SOCIAL.
ATIVIDADE 1 – LEITURA DE TEXTOS
Texto 1 |
|
A cidade
contemporânea tem sido objeto de especulações, apresentando uma crescente
padronização, homogeneização e tendências espaciais que aceleram a destruição
da diversidade urbana. A estruturação dos espaços é imposta por dinâmicas
articuladas, competitivas e complexas resultantes das iniciativas dos
produtores do espaço, onde predomina o valor de troca sobre o valor de uso. |
|
Os
promotores imobiliários têm uma grande participação nessas dinâmicas, uma vez
que se apoiam em novos instrumentos políticos de ordenamento territorial e
consideram diversas variáveis, como: as qualidades do terreno ou do imóvel
para atribuir valores de mercado ao solo parcelado da cidade, o |
preço do m², a centralidade, a segregação,
oportunidades locacionais, acessibilidade, uso e ocupação do solo,
equipamentos sociais, entre outros elementos. Por ser produzido por
diferentes agentes, o espaço urbano é constituído por diversos usos da terra, formando áreas
centrais e periféricas com características bem distintas, seja nos aspectos
organizacionais ou populacionais. |
|
A produção
do espaço urbano estimulada pelo mercado imobiliário traz novas tendências e
novos estilos arquitetônicos de um novo paradigma urbanístico. Assim, a
paisagem é moldada de acordo com o surgimento de novos produtos imobiliários
que apresentam diferentes formas e intensidades, valorizando ou
desvalorizando espaços e produzindo também a segregação residencial que pode
ser espontânea (proveniente das rendas e das ideologias) ou voluntária
(estabelecendo espaços separados) ou programada (sob o pretexto de arrumação
e de plano). Desta forma, são redefinidas formas de habitat urbano. |
|
Fonte:
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola. |
Texto 2 |
|
O direito à
cidade tem a ver com a possibilidade de todos os cidadãos, moradores de um
entorno urbano, terem acesso a bens e serviços de qualidade, a oportunidades,
a espaços públicos, ao mínimo e necessário para ter uma qualidade de vida
apropriada. Ou seja, em termos gerais, o que se conhece como direito à
cidade. Um dos pontos mais importantes da discussão atual, no mundo e na
América Latina, é como conseguir que esse direito à cidade se torne real, se
materialize e seja garantido para todos os cidadãos. |
|
Quando se
trata de diminuir a desigualdade urbana, de atacar e diminuir e a segregação
socioespacial, teríamos também que falar de localização. É muito importante o
fator espacial, pois a localização determina em boa parte o acesso das
famílias a bens e serviços públicos de qualidade. A localização permite que
as famílias possam utilizar melhor as rendas e não gastar excessivamente com
transporte (quando digo gastar excessivamente, é em termos monetários,
pecuniários, mas também em termos de tempo, o que para alguns pesquisadores
também é um tema pecuniário ou de recursos). Então, é muito importante
repensar a cidade segregada e olhar como vamos melhorar a localização das
famílias. |
|
|
a)
Com base nos seus conhecimentos e nas questões
abordadas nos textos 1 e 2, comente o que você entende por segregação
socioespacial e direito à cidade.
b)
Relacione o processo de segregação socioespacial
com a exclusão social nas cidades brasileiras.
c)
Quais são os desafios para reduzir as
desigualdades urbanas?
ATIVIDADE 2 – ATIVIDADE DE CAMPO – INVESTIGANDO A PAISAGEM
Para despertar o olhar investigativo e reconhecer
que a paisagem é fruto da ação antrópica e dos processos históricos de
transformação da natureza, sugerimos um trabalho de campo para observação das
áreas no entorno da sua escola. O(a) professor(a) apoiará a organização dos
grupos e compartilhará os procedimentos prévios à atividade.
[4] /04/2020 15:25:29