CARPE DIEN

terça-feira, 1 de setembro de 2020

2as SÉRIES TERCEIRO BIMESTRE 2020

 

SEGUNDAS SÉRIES ATIVIDADES PARA O TERCEIRO BIMESTRE 2020

 

GEOGRAFIA

Caro(a) estudante,

INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E ENTREGA DAS ATIVIDADES no e_mail trabalhosdegeografiasegundas@gmail.com

Este e_mail você também vai usar para TIRAR DÚVIDAS

Para entregar, comece com a LETRA da sua turma, seu nome completo, seu número. Em seguida coloque o número do TEMA, o número do MOMENTO e número ou letra da pergunta que está respondendo.

Faça todas as atividades propostas inclusive as que são sugeridas fazer em grupo (neste momento não será possível).

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e mande o resumo a cada 4 aulas, colocando a data e o título da aula.

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GEOGRAFIA

Caro(a) estudante,

Nesta edição do São Paulo Faz Escola de Geografia da 2ª série – 3º bimestre, serão disponibilizadas atividades complementares relacionadas ao tema geral “dinâmicas demográficas e sociais da população brasileira”. Ressaltamos que os conceitos e conteúdos dessa temática foram trabalhados no decorrer do Ensino Fundamental – Anos Finais e que agora, no Ensino Médio, outros aspectos serão abordados diante da complexidade da realidade brasileira.

No primeiro tema, “Matrizes Culturais”, o foco será a abordagem sobre as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira, a importância dos estudos sobre os conceitos de etnia e raça, e a composição étnica brasileira.

No segundo tema, “A Transição Demográfica”, destaca-se os diferentes períodos de crescimento da população brasileira, os fatores históricos que levaram a tal configuração, bem como o estudo acerca da dinâmica populacional brasileira por meio da análise das taxas de mortalidade, natalidade, mortalidade infantil e fecundidade.

Os dois primeiros temas lhe fornecerão elementos para iniciar as discussões sobre o conceito de População Economicamente Ativa (PEA) e a dinâmica dos fluxos populacionais no espaço geográfico brasileiro, presentes no próximo tema a ser estudado, “O trabalho e o mercado de trabalho”.

Por fim, o último tema a ser desenvolvido neste bimestre, “A Segregação Socioespacial e a Exclusão Social”, proporcionará momentos para que você observe a realidade local e analise as diferentes formas de exclusão social no Brasil.

Em cada tema, você terá a apresentação das habilidades do Currículo do Estado de São Paulo a serem desenvolvidas e a sua relação com as 10 Competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a Matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo é proporcionar a articulação entre elas para favorecer sua aprendizagem.

Para desenvolver todos esses estudos, o(a) professor(a) irá apoiá-lo(a) no desenvolvimento das atividades, nas orientações com relação às pesquisas e produções textuais presentes neste caderno, e também com o item “Saiba Mais”, para aprofundar os conhecimentos.

TEMA 1: DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS – 

MATRIZES CULTURAIS DO BRASIL.

1º MOMENTO – LEITURA DE IMAGEM.

Para início de conversa, observe as três imagens abaixo e discuta com o(a) professor(a) e colegas sobre os questionamentos que seguem:


      Imagem A[1]                                                Imagem B[2]                Imagem C[3][4]

a)            O que você entende por matrizes culturais do Brasil?

b)           O que as imagens A, B e C retratam? Quais são as influências desses povos para o Brasil?

c)            Você considera importante a valorização da diversidade cultural? Justifique sua resposta.

2º MOMENTO – PESQUISA INDIVIDUAL.

A partir das orientações do(a) professor(a), pesquise sobre um dos temas: Tema 1: A miscigenação e o mito da “democracia racial”; Tema 2: A genética e o conceito de raça.

a)            Registre as ideias principais do tema pesquisado e elabore um texto no caderno para posterior apresentação/socialização com os colegas da turma.

b)           A partir da pesquisa e das discussões realizadas em sala, diferencie os termos “raça” e “etnia e socialize com o(a) professor(a) e os(as) colegas da turma.

3º MOMENTO – LEITURA E ANÁLISE DE NOTÍCIA

População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos.

 

Entre 2012 e 2016, enquanto a população brasileira cresceu 3,4%, chegando a 205,5 milhões, o número dos que se declaravam brancos teve uma redução de 1,8%, totalizando 90,9 milhões. Já o número de pardos autodeclarados cresceu 6,6% e o de pretos, 14,9%, chegando a 95,9 milhões e 16,8 milhões, respectivamente.

 

É o que mostram os dados sobre moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016, divulgados hoje pelo IBGE. Nas pesquisas domiciliares do IBGE, a cor dos moradores é definida por autodeclaração, ou seja, o próprio entrevistado escolhe uma das cinco opções do questionário: branco, pardo, preto, amarelo ou indígena.

A pesquisa mostra que, entre 2012 e 2016, a participação percentual dos brancos na população do país caiu de 46,6% para 44,2%, enquanto a participação dos pardos aumentou de 45,3% para 46,7%, e a dos pretos, de 7,4% para 8,2%. A gerente da pesquisa, Maria Lucia Vieira, ressaltou que a redução dos brancos e aumento de pretos e pardos na população é uma tendência verificada ao longo do tempo. Segundo a pesquisadora, isso decorre de dois fatores principais: “Há a tendência da miscigenação, ou seja, que a população se misture e o grupo pardo cresça. E, no caso do aumento da autodeclaração de pretos, tem um fator a mais: o reconhecimento da população negra em relação à própria cor, que faz mais pessoas se identificarem como pretas”.

Fonte: IBGE. População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Disponível em: <https:// agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18282-populacao-chega-a-205-5milhoes-com-menos-brancos-e-mais-pardos-e-pretos>. Acesso em: 20 fev. 2019.

a)            As informações contidas na notícia permitem afirmar que houve uma mudança significativa na composição étnico-racial brasileira? Justifique sua resposta.

b)           Quais são as justificativas, presentes na notícia, que revelam a mudança na distribuição da população por cor ou raça?

TEMA 2: DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS –  A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.

1º MOMENTO – CARTOGRAFIA PESSOAL

Para iniciarmos este tema, com a orientação do(a) professor(a), elabore uma tabela com as características pessoais e sociais de sua família e/ou responsáveis, conforme o exemplo a seguir:

Grau de  parentesco

Natural de qual cidade, estado ou país

Tem ou teve  quantos irmãos?

Pretendo ou tenho  quantos filhos?

a)            Após o preenchimento da tabela, socialize as informações com o(a)s colegas de sua turma e identifique as diferenças e semelhanças entre as respostas.

b)           Podemos dizer que, ao fazer este levantamento de informações da turma, estamos fazendo um estudo sobre população? Escreva, com suas palavras, o que significa população para você.


2º MOMENTO – LEITURA E ANÁLISE DE TABELA

Tabela 1: População brasileira, de 1890 a 2010, e projeção da população residente para 2020.

Ano

População residente

1890

14 333 915

1900

17 438 434

1920

30 635 605

1940

41 236 315

1950

51 944 397

1970

93 139 037

1980

119 002 706

1991

146 825 475

2000

166 112 500

2010

190.732.694

2020

211.152.432

a)            Considerando as informações apresentadas na Tabela 1 e em seus conhecimentos sobre o tema, podemos afirmar que a população brasileira está crescendo de forma acelerada? Justifique.

b)           Com o apoio do(a) professor(a), identifique o percentual de crescimento entre os seguintes períodos: de 1890 a 1940, de 1950 a 1991 e, por fim, de 2000 a 2020. Escreva no caderno a sua conclusão, justificando as informações obtidas.

c)            A partir dos dados identificados na atividade anterior, justifique o aumento ou a diminuição do percentual de crescimento da população brasileira, utilizando como referência os processos históricos envolvidos nos períodos de 1890 a 1940, de 1950 a 1991 e de 2000 a 2020.

Tabela 1: População brasileira, de 1890 a 2010, e projeção da população residente para 2020. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-dopovoamento/evolucao-da-populacao-brasileira.html>. Acesso em: 21 fev. 2020 . Sinopse do Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/. Acesso em: 21 fev. 2019. Portal IBGE. Disponível em https: //www.ibge.gov.br/. Acesso em 21 fev. 2020.

3º MOMENTO – LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELA

Observe os gráficos 1 e 2 e a tabela abaixo, e responda:

Gráfico 1: Taxa Bruta de Mortalidade por mil habitantes – Brasil – 2000 a 2015.

Gráfico 2: Taxa Bruta de Natalidade por mil habitantes – Brasil – 2000 a 2015

Tabela 2: Taxa de Fecundidade Total – Brasil – 2000 a 2015.

Ano

Taxa de fecundidade total

Ano

Taxa de fecundidade total

Ano

Taxa de fecundidade total

Ano

Taxa de fecundidade total

2000

2,39

2004

2,14

2008

1,95

2012

1,80

2001

2,32

2005

2,09

2009

1,91

2013

1,77

2002

2,26

2006

2,04

2010

1,87

2014

1,74

2003

2,20

2007

1,99

2011

1,83

2015

1,72

Tabela 1: Taxa de Fecundidade Total – Brasil – 2000 a 2015. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Projeção da População do Brasil - 2013. Disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-fecundidade-total.html>. Acesso em: 26 fev. 2019.

a)            Qual é a relação existente entre os Gráficos “Taxa Bruta de Mortalidade” e “Taxa Bruta de Natalidade”?

b)           Descreva como essa taxa é calculada. Em seguida, analise a Tabela 1 “Taxa de Fecundidade” e indique se a sua tendência é de crescimento ou redução. Justifique sua resposta com as informações presentes na tabela.

c)            Os gráficos 1 e 2 e a Tabela 1 apresentam informações que refletem na estrutura da pirâmide etária brasileira. Propomos que você pesquise em livros didáticos disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet quais são as características da pirâmide etária brasileira. Registre as principais informações no espaço disponível a seguir.

d)           A dinâmica demográfica brasileira apresenta uma tendência de redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade. Isso implica mudanças na composição da população. Podemos afirmar que essa tendência é mundial? Para entender um pouco mais, sugerimos uma ampliação da pesquisa sobre as quatro fases da transição demográfica.

e)           Considerando as informações coletadas na pesquisa, aponte em qual fase da transição demográfica o Brasil se encontra.

f)             Compare a situação do Brasil com a de outros países da América Latina, Europa, Ásia e África, no que diz respeito à transição demográfica.

TEMA 3 – O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM E SENSIBILIZAÇÃO

a)            A partir dos seus conhecimentos e das orientações do (a) professor(a), explique o que significa PEA.

b)           Você ou algum(a) colega da sua turma faz parte da PEA? Comente.

ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DE TABELA

Quadro 1: População do sexo feminino, economicamente ativa  de 10 anos ou mais de idade - Brasil, 1995 a 2015.

Faixa Etária

PEA Feminina

 

1995

2001

2005

2011

2015

Total

27.490.393

31.090.708

36.575.048

39.562.050

40.297.486

10 a 15 anos

1.605.491

947.064

879.187

504.144

295.828

16 a 17 anos

1.073.402

906.458

936.508

704.073

581.365

18 a 24 anos

4.765.373

5.548.621

6.108.988

5.816.275

4.888.229

25 a 29 anos

3.693.275

4.026.189

4.971.669

5.261.584

4.678.110

30 a 44 anos

10.109.309

11.869.817

13.640.278

15.238.299

15.867.101

45 a 59 anos

4.846.619

6.177.284

8.022.930

9.867.055

11.222.585

60 anos ou mais

1.396.924

1.615.275

2.015.488

2.170.620

2.764.268

Fonte: IPEA. Retrato das desigualdades de gênero e raça. 

Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/retrato/indicadores_mercado_trabalho.html>. Acesso em: 23 fev 2019.

a)            Conforme os dados apresentados no Quadro 1 explique quais mudanças no papel desempenhado pelas mulheres podem ser constatadas no decorrer da história brasileira.

b)           Qual é a faixa etária com maior concentração de mulheres economicamente ativas? Justifique.

c)            Converse com seu(sua) professor(a) sobre os motivos da queda entre as seguintes faixa etária “10 a 15 anos e 16 a 17 anos”. Registre suas conclusões em seu caderno.

16/04/2020   15:25:31


ATIVIDADE 3 – CONTEXTUALIZANDO E MOBILIZANDO AS

CAPACIDADES DE LEITURA

a) As decisões econômicas influenciam diretamente nosso dia a dia. Estamos envolvidos com a produção, o consumo de bens e serviços, ideias e mercadorias. Tradicionalmente, a população economicamente ativa é distribuída em três setores de atividades: primário, secundário e terciário. Observe as imagens abaixo, identifique a qual setor corresponde cada imagem e indique as principais características em seu caderno:

      Imagem 1                Imagem 2     Imagem 3

Fonte: Michal Jarmoluk, Pixabay.

Disponível em: https://pixabay.com/ pt/photos/dinheiro-cart%C3%A3oneg%C3%B3cios-256319/. 

Acesso em 19 mar. 2019.

Fonte: Catkin, Pixabay. 

Disponível em: https://pixabay.com/ pt/photos/cereais-campo-verdec%C3%A9u-horizonte-480691/  Acesso em 19 mar. 2019.

Fonte: Chevanon, Pexels. 

Disponível em: https://www.pexels.

com/photo/woman-wears-yellow-hardhat-holding-vehicle-part-1108101/. 

Acesso em 19 mar. 2019.

Para responder às questões abaixo e compreender melhor como a economia do país está organizada, sugerimos que você assista à reportagem “Aula de geografia aborda os três setores da economia nesta quinta”, Fonte: G1 Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2012/10/aula-de-geografia-aborda-os-tres-setores-da-economia-nesta-quinta.html?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_ campaign=share-bar>  Acesso em: 01 mar. 2019.

De acordo com a reportagem, o setor terciário é considerado como um dos propulsores do desenvolvimento econômico do país. Comente essa afirmação e registre em seu caderno.

ATIVIDADE 4 – LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO

Estudo mostra desigualdades em 20 anos

 

As mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas, enquanto a dos homens era de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de 50%). Esses são alguns dos dados destacados nas séries históricas de 1995 a 2015, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.

 

Fonte: Texto adaptado. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_ content&view=article&id=29526>. Acesso em: 21 fev. 2019.

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a)            Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens.  Esse período maior de trabalho é conhecido como “dupla jornada”. Justifique porque isso ocorre e aponte as implicações.

b)           O IBGE divulga anualmente a Tábua Completa de Mortalidade, que apresenta a expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos, correspondente à população do Brasil. Essa Tábua de Mortalidade tem sido utilizada como um dos parâmetros necessários para o cálculo dos valores relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.

Gráfico 3: Brasil - Esperança de vida ao nascer - 2017.

Gráfico 1: Brasil – Esperança de vida ao nascer – 2017. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE. Tábua completa de mortalidade para o Brasil – 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9126tabuas-completas-de-mortalidade.html?=&t=o-que-e>. Acesso em: 13 mar. 2019.

c)            Qual é a expectativa de vida do(a) brasileiro(a) e da população do estado de São Paulo?

d)           Aponte os fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida.

TEMA 4 – A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL  E A EXCLUSÃO SOCIAL.

ATIVIDADE 1 – LEITURA DE TEXTOS

Texto 1

 

A cidade contemporânea tem sido objeto de especulações, apresentando uma crescente padronização, homogeneização e tendências espaciais que aceleram a destruição da diversidade urbana. A estruturação dos espaços é imposta por dinâmicas articuladas, competitivas e complexas resultantes das iniciativas dos produtores do espaço, onde predomina o valor de troca sobre o valor de uso.

 

Os promotores imobiliários têm uma grande participação nessas dinâmicas, uma vez que se apoiam em novos instrumentos políticos de ordenamento territorial e consideram diversas variáveis, como: as qualidades do terreno ou do imóvel para atribuir valores de mercado ao solo parcelado da cidade, o

 

preço do m², a centralidade, a segregação, oportunidades locacionais, acessibilidade, uso e ocupação do solo, equipamentos sociais, entre outros elementos. Por ser produzido por diferentes agentes, o espaço urbano é constituído por diversos usos da terra, formando áreas centrais e periféricas com características bem distintas, seja nos aspectos organizacionais ou populacionais.

 

A produção do espaço urbano estimulada pelo mercado imobiliário traz novas tendências e novos estilos arquitetônicos de um novo paradigma urbanístico. Assim, a paisagem é moldada de acordo com o surgimento de novos produtos imobiliários que apresentam diferentes formas e intensidades, valorizando ou desvalorizando espaços e produzindo também a segregação residencial que pode ser espontânea (proveniente das rendas e das ideologias) ou voluntária (estabelecendo espaços separados) ou programada (sob o pretexto de arrumação e de plano). Desta forma, são redefinidas formas de habitat urbano.

 

Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Texto 2

 

O direito à cidade tem a ver com a possibilidade de todos os cidadãos, moradores de um entorno urbano, terem acesso a bens e serviços de qualidade, a oportunidades, a espaços públicos, ao mínimo e necessário para ter uma qualidade de vida apropriada. Ou seja, em termos gerais, o que se conhece como direito à cidade. Um dos pontos mais importantes da discussão atual, no mundo e na América Latina, é como conseguir que esse direito à cidade se torne real, se materialize e seja garantido para todos os cidadãos.

 

Quando se trata de diminuir a desigualdade urbana, de atacar e diminuir e a segregação socioespacial, teríamos também que falar de localização. É muito importante o fator espacial, pois a localização determina em boa parte o acesso das famílias a bens e serviços públicos de qualidade. A localização permite que as famílias possam utilizar melhor as rendas e não gastar excessivamente com transporte (quando digo gastar excessivamente, é em termos monetários, pecuniários, mas também em termos de tempo, o que para alguns pesquisadores também é um tema pecuniário ou de recursos). Então, é muito importante repensar a cidade segregada e olhar como vamos melhorar a localização das famílias.

 

 

a)            Com base nos seus conhecimentos e nas questões abordadas nos textos 1 e 2, comente o que você entende por segregação socioespacial e direito à cidade.

b)           Relacione o processo de segregação socioespacial com a exclusão social nas cidades brasileiras.

c)            Quais são os desafios para reduzir as desigualdades urbanas?

ATIVIDADE 2 – ATIVIDADE DE CAMPO – INVESTIGANDO A PAISAGEM

Para despertar o olhar investigativo e reconhecer que a paisagem é fruto da ação antrópica e dos processos históricos de transformação da natureza, sugerimos um trabalho de campo para observação das áreas no entorno da sua escola. O(a) professor(a) apoiará a organização dos grupos e compartilhará os procedimentos prévios à atividade.

 


[4] /04/2020   15:25:29