3as SÉRIES TERCEIRO BIMESTRE 2020
GEOGRAFIA
Caro(a) estudante,
INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E ENTREGA DAS ATIVIDADES no
e_mail trabalhosdegeografiaterceiras@gmail.com
Este e_mail você
também vai usar para TIRAR DÚVIDAS
Para entregar,
comece com a LETRA da sua turma, seu nome completo, seu número. Em seguida coloque
o número do TEMA, o número do MOMENTO e número ou letra da pergunta que está
respondendo.
Faça todas as
atividades propostas inclusive as que são sugeridas fazer em grupo (neste
momento não será possível).
ASSISTA as aulas
de GEOGRAFIA no CENTRO DE MÍDIAS
e mande o resumo a
cada 4 aulas, colocando a data e o título da aula.
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GEOGRAFIA
Caro(a) estudante,
Nesta edição do São Paulo Faz Escola -
Geografia da 3ª série – 3º bimestre, serão disponibilizadas atividades
complementares relacionadas ao continente africano.
É importante ressaltar que no decorrer do
Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio na área de Ciências Humanas, nos
componentes de Geografia e História, e por outras áreas do conhecimento, foram
abordados vários aspectos sociopolíticos que afetaram profundamente o
desenvolvimento econômico e geopolítico, fundamentais para compreensão do espaço
geográfico contemporâneo da África.
Os conteúdos e temas propostos abordam a
grande diversidade de biomas e climas, sem deixar de relacionar os aspectos
humanos que caracterizam esse continente como “berço da civilização”, buscando
entender sua rica variabilidade geográfica, devido à imensa diversidade
étnico-cultural e natural e suas relações.
Outro aspecto que será analisado é o
processo migratório, que consistiu em um fenômeno complexo, e as influências na
composição populacional e cultural de nosso país e de outros países do
continente.
As atividades complementares foram
elaboradas com base nas habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, nas 10
Competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Matriz do Sistema de
Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo é proporcionar a articulação
entre esses referenciais para favorecer a sua aprendizagem.
Para desenvolver todos esses estudos,
você contará com o apoio do(a) professor(a) no desenvolvimento das atividades,
nas orientações com relação às pesquisas e produções textuais presentes neste
material, e com o item “Saiba Mais” para aprofundar os conhecimentos.
TEMA
1: O CONTINENTE AFRICANO:
A ÁFRICA NO MUNDO GLOBAL
ATIVIDADE 1 – CONSTRUÇÃO DE MAPA
CONCEITUAL
A partir da “Tempestade de Ideias”
proposta pelo(a) professor(a) sobre o continente africano, registre as suas
anotações em seu carderno.
Em seguida, elabore um mapa conceitual
(estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de
modo esquematizado). Considere os diversos aspectos socioambientais,
econômicos, políticos, culturais, personalidades, entre outros e destaque o que
mais lhe chamou a atenção no continente africano. Para ampliar seu conhecimento
e enriquecer o seu mapa, busque outras fontes, tais como o atlas geográfico e
os livros didáticos disponíveis na escola, músicas, poemas, reportagens e os
vídeos indicados na seção Saiba Mais.
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SAIBA MAIS
National Geographic – apresenta o vídeo “Destino: África Oriental”, que aborda
elementos da biodiversidade e paisagística do continente africano. Disponível
em: <https://video.nationalgeographic.com/video/00000144-0a41-d3cb-a96c7b4d102f0000>. Acesso em 26. mar. 2019.
TV Brasil – apresenta um vídeo “O desafio da agricultura africana”,
que mostra como os africanos investem na agricultura e projetam metas.
Disponível em: <http://
tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/o-desafio-da-agricultura-africana>. Acesso em 26 mar. 2019.
TV Brasil – apresenta um vídeo “África: um continente repleto de
sabores”, que mostra um a gastronomia do continente. Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/africa-um-continente-repleto-de-sabores>. Acesso em 26. mar. 2019.
Razões para acreditar – apresenta reportagem sobre Africanos que postam imagens positivas
sobre o continente para combater o estereótipo mostrado pela mídia. Disponível
em: <https://razoesparaacreditar.com/urbanidade/africa-imagens-positivas/?fbclid=IwAR0Rx9LpGqhRxPkhNcljNApFcS6K38mkrghrzDhKjjT
Sx7oi-X-_unRqqQw>. Acesso em 04 abr.
2019.
Para finalizar esse momento, socialize os
mapas conceituais com o(a) professor(a) e colegas da turma, de forma a ampliar
o repertório sobre esse tema. Nesse momento, vocês serão o(a)s autores(as).
Propomos que essa socialização seja acompanhada de uma música, história em
quadrinhos, charge, teatro, poema, vídeo ou desenho.
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE
DE MAPA
1) Agora
que você já resgatou diversas informações e dados sobre o continente africano,
localize-o no mapa político e respondas às questões a seguir.
MAPA POLÍTICO
Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola
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a)
Com o auxílio do atlas geográfico, disponível na
escola, insira no mapa político:
•
A Linha do Equador;
•
O Meridiano de Greenwich;
•
O Trópico Câncer; •
O Trópico de Capricórnio
b)
Em qual(is) hemisfério(s) se encontra o
continente africano?
c)
Indique no mapa as zonas climáticas encontradas
no continente africano.
d)
Localize e indique no mapa o Canal de Suez. Em
seguida, mencione qual sua importância socioeconômica e geoestratégica.
ATIVIDADE 3 – LEITURA, ANÁLISE
DE IMAGENS E PESQUISA INDIVIDUAL
1) Observe
as imagens relacionadas ao continente africano. Em seguida, registre no seu
caderno as suas percepções sobre essa diversidade paisagística encontrada.
Imagem 1. Fonte: Pixabay.
Disponível em: https://
pixabay.com/pt/photos/deserto-areia-seca-quentepaisagem-1246282/Acesso em:
26 mar. 2019. |
Imagem 2. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay. com/pt/photos/elefante-manada-de-elefantes-279505/ Acesso
em: 26 mar. 2019. |
Imagem 3. Fonte: Pixabay.
Disponível em: https://pixabay. com/pt/photos/elefante-manada-de-elefantes-279505/ Acesso em: 26 mar. 2019 |
Imagem 4. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay. com/pt/photos/%C3%A1frica-qu%C3%AAnia-amboselinational-park-4055169/ Acesso
em: 26 mar. 2019 |
18/05/2020 17:26:05
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2)
Pesquise em livros didáticos e atlas geográfico
disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet, as principais características dos biomas do continente
africano, registre as ideias no espaço disponível e finalize a atividade no
caderno e/ou folha avulsa.
3)
Com base no mapa mundo, responda às questões a
seguir.
Título:
____________________________________
a)
Com o auxílio de um atlas geográfico, insira o
título e legenda do mapa, e indique os países que compõem a região do Sahel.
b)
Pesquise, em livros didáticos e atlas geográfico
disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet, as características climáticas do Sahel e registre os
dados em seu caderno.
c)
Indique, no mapa, os países que compõem a região
do Magreb.
d)
Pesquise, em livros didáticos e atlas geográfico
disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet, os principais aspectos culturais presentes na região do
Magreb.
SAIBA MAIS
África: Países – Jogo de Mapa - site com jogos gratuitos com mapas sobre os países, estados e aspectos físicos do
continente africano. Disponível em: <https:// online.seterra.com/pt/vgp/3034>. Acesso em 27 fev. 2019.
Plataforma Currículo+: ODA – O relevo da Ásia - jogo interativo que possibilita ao aluno a princípio
observar a localização das principais unidades de relevo da Ásia.
Disponível em:
<www.curriculomais.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em 27 fev. 2019.
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TEMA 2: ÁFRICA E EUROPA
ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
A África é considerada o berço da
humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores
diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas
e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram,
ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Muitos países que colonizaram a
África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as
desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos
alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit
em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um
conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos,
agrícolas etc.
Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola
a)
De acordo com os seus conhecimentos e o texto
acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento
das desigualdades sociais no continente africano.
b)
Pesquise, em livros didáticos disponíveis na
escola e em diferentes sites da internet,
informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e
registre as ideias principais no seu caderno.
ATIVIDADE 2 – PESQUISA EM GRUPO E
SEMINÁRIO
Este é o momento de ampliar os
conhecimentos sobre o continente africano no que diz respeito aos seus aspectos
populacionais, culturais, ambientais, políticos, econômicos etc. Para isso,
sugerimos o desenvolvimento de uma pesquisa em grupo sobre alguns temas, que
posteriormente deverão ser apresentados no formato de seminário. Ressaltamos
que, com o apoio do(a) professor(a), outros temas poderão ser incluídos nesta
atividade:
•
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das
regiões/países africanos;
•
Migração/Imigração e Refugiados;
•
Manifestações culturais;
•
Trabalho escravo na contemporaneidade;• Relações
Internacionais: comércio mundial;
•
Problemáticas Socioambientais.
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SAIBA MAIS
Jornal da USP (Atualidades) - Visões americana e europeia sobre a África ainda são
negligentes – entrevista com professora da USP explica as razões pelas quais o
continente é percebido de forma diminuída e limitada. Disponível em: https://jornal.
usp.br/atualidades/visao-americana-e-europeia-sobre-a-africa-ainda-e-negligente/
Acesso em: 26 mar. 2019.
Jornal da USP - RadioagênciaUSP - África exige da Europa devolução de seu patrimônio.
Disponível em:
https://jornal.usp.br/atualidades/africa-requer-da-europa-devolucao-de-seu-patrimonio/
Acesso em: 26 mar. 2019
TEMA 3 – ÁFRICA E AMÉRICA
ATIVIDADE 1 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO E TABELA
Do século XVI ao XIX, o tráfico
negreiro foi tão intenso que os europeus instalaram portos de abastecimento de
escravos no litoral africano, onde embarcavam os escravizados nos navios
“tumbeiros” com destino a colônias europeias na América. Pessoas escravizadas
oriundas de diferentes etnias eram amontoados em lugares insalubre, tratados
com violência, recebiam pouca alimentação e estavam sujeitos a inúmeras
doenças, aspectos esses que contribuíram para que muitos não chegassem vivos no
destino.
A travessia pelo Atlântico, da
África até o Brasil, durava em torno de 30 a 45 dias, e era apenas o começo do
sofrimento dos africanos escravizados com destino à América. Ao chegarem na América,
os navios negreiros eram conduzidos a diferentes portos e localidades, no
entanto, o destino comum eram os mercados, onde se comercializavam os africanos
como mercadorias, gerando altos lucros para os traficantes de escravos.
Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola
TABELA 1 -
TRÁFICO DE ESCRAVOS: DESEMBARQUE DE AFRICANOS 1501-1900
|
Espanha / Uruguay |
Portugal / Brasil |
Grã- Bretanha |
Países Baixos |
EUA |
França |
Dinamarca / Báltico |
Totais |
1501-1600 |
83.981 |
112.738 |
1.356 |
1.160 |
0 |
50 |
0 |
199.285 |
1601-1700 |
104.000 |
852.037 |
327.956 |
184.479 |
3.250 |
29.200 |
21.754 |
1.522.676 |
1701-1800 |
9.235 |
1.991.362 |
2.150.334 |
286.802 |
157.337 |
959.170 |
55.628 |
5.609.868 |
1801-1900 |
687.706 |
2.143.678 |
253.678 |
2.799 |
92.065 |
176.547 |
14.351 |
3.370.824 |
Totais |
884.922 |
5.099.815 |
2.733.324 |
475.240 |
252.652 |
1.164.967 |
91.733 |
10.702.653 |
Fonte:
Slavevoyages. Disponível em: <http://www.slavevoyages.org/assessment/estimates>. Acesso
em 28 fev. 2019.
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GRÁFICO 1 -
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA POPULAÇÃO RESIDENTE, SEGUNDO A COR OU RAÇA BRASIL -
2000/2010
Fonte: IBGE.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/
cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf>. Acesso
em 27 fev. 2019.
a)
Com base no gráfico 1, analise a distribuição da
população brasileira segundo a cor ou raça no período 2000/2010.
b)
Discuta com seus(suas) colegas e professor(a) as
possíveis causas das mudanças ocorridas no perfil (cor/raça) populacional
brasileiro no período 2000/2010 e registre as principais ideias no seu caderno.
c)
De acordo com o texto, tabela 1 e o gráfico 1,
produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “População brasileira
e a sua formação” no seu caderno e/ou folha avulsa e, posteriormente, apresente
suas percepções acerca do tema.
ATIVIDADE 2 – INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO E TABELA
GRÁFICO 1 -
PROPORÇÃO DE PESSOAS DE 15 A 64 ANOS DE IDADE, SEGUNDO A COR OU RAÇA BRASIL -
1991/2010
Fonte: IBGE.
Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/
cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf> Acesso
em: 27 fev. 2019.
60
Considerando o gráfico acima
sobre a população brasileira, quais são
as porcentagens raça/cor na faixa etária de 15 a 64 anos em sua cidade?
Recomendamos que consulte o site do IBGE, disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em 04 abr. 2019, registre as
informações no seu caderno.
ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Reflita sobre as questões abaixo
e elabore um texto dissertativo-argumentativo, que deverá ser entregue conforme
as orientações do(a) professor(a).
1)
Hoje, no Brasil, a economia é movimentada em
grande parte devido aos produtos e serviços voltados para a população negra.
2)
Pesquisas apontam que a população negra
movimenta R$ 1,7 trilhão no Brasil. Disponível em: <http://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/populacao-negra-movimenta-r-
17-trilhao-no-brasil-revela-pesquisa-do-instituto-locomotiva/>.
Acesso em 04 abr. 2019.
3)
Embora seja um público que movimenta R$ 1
trilhão por ano, pesquisa revela que 72% dos respondentes não se veem
representados em campanhas. Disponível em: <https://www.
consumidormoderno.com.br/2018/11/14/consumidores-negros-nao-se-reconhecem-na-comunicacao-das-empresas/>.
Acesso em 04 abr. 2019.
SAIBA MAIS
Museu Afro Brasil - instituição
pública ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado
pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura, que destaca
a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura
brasileira, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro
Brasileira. Permite visita virtual pelo museu. Disponível em: <http://www.museuafrobrasil.org.br/>. Acesso em 13 mar. 2019.
TEMA 4: ÁFRICA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
ATIVIDADE 1 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Propomos a
elaboração de um texto dissertativo-argumentativo sobre “A Cultura de Redução
de Riscos de Desastres”, levando em conta as diferenças entre o Japão e
Moçambique. Nesse texto, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito
do tema proposto –, apoiado(a) em argumentos consistentes, estruturados com
coerência e coesão, formando uma unidade textual. Você também deverá elaborar
uma proposta de intervenção social para o problema, apresentado no
desenvolvimento do texto, observando os princípios e diretrizes dos direitos
humanos.
Como ponto de partida, indicamos a seguir a leitura de dois
textos motivadores:
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Texto 1 Os japoneses aprendem na escola como agir em
caso de terremotos, os treinamentos simulados acontecem a cada 2 meses. Como o país está em uma
região sujeita a abalos sísmicos de grande magnitude, o Japão tem hoje um dos
sistemas mais avançados de Defesa Civil, legislações e tecnologias nas
estruturas de construções, que absorvem a energia dos terremotos. O dia 1º de setembro é a
data nacional de prevenção contra desastres naturais. O governo organiza
treinamentos de grande escala, envolvendo toda a população e os agentes de
Defesa Civil. As pessoas são
orientadas sobre como sair dos edifícios e como se proteger dentro de casa. A
população tem acesso ao manual de sobrevivência em caso de terremotos, nele
são dadas instruções sobre o que fazer em inúmeras situações de emergência.
Cada cidadão tem um kit terremoto (com lanternas, água e comida) em casa e no
trabalho. |
Texto 2 Segundo a
ONU, 1,85 milhão de pessoas foram afetadas pelo ciclone Idai apenas em
Moçambique, matando cerca de 700 pessoas em todo o sudeste da África. O
ciclone Idai pode ser o pior desastre relacionado ao clima no hemisfério sul. Moçambique
é atingido por 1,5 ciclones tropicais por ano, entretanto suas magnitudes são
pequenas se comparada ao ocorrido em 15 de março, com ventos de 100 km/h. O período
de ocorrência dos Ciclones tropicais no Sudoeste do Oceano Índico se dá entre
outubro e maio. O Idai é o sétimo ciclone tropical intenso da temporada
2018-2019. |
Elaborado
especialmente para o São Paulo Faz Escola
A partir da leitura dos dois textos
motivadores, e com base nos conhecimentos construídos ao decorrer das aulas,
discussões e pesquisas realizadas, redija um texto com o tema: Gestão de Risco de Desastre: como lidar com
situações de perigo existente?
Essa produção de texto deve ser feita em
folha avulsa e entregue ao(à) professor(a) para avaliação. Posteriormente, você
receberá uma devolutiva comentada pelo(a) professor(a). Lembre-se de
selecionar, organizar e relacionar, de forma coerente e coesa, os argumentos e
fatos. Registre no em seu caderno as principais ideias do texto.
SAIBA MAIS
ONUBR - Nações Unidas no Brasil. Reportagem sobre a África, 23% das mortes estão ligadas
ao meio ambiente. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/na-africa-23-das-mortes-estao-ligadas-ao-meio-ambiente/>. Acesso em: 26 mar. 2019.
Jornal da USP - RadioagênciaUSP - O meio ambiente no continente africano. Disponível em:
<https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/o-meio-ambiente-
em-mocambique-e-guine-bissau/>.
Acesso em 26 mar. 2019.
O
desenvolvimento verde da Guiné-Bissau ganha raízes, começando pela conservação
da biodiversidade. Disponível em: <http://www.worldbank.org/pt/news/feature/2015/11/30/guinea-bissaus-green-development-takes-root-starting-with-biodiversity-conservation>. Acesso em 26 mar. 2019.
SAIBA MAIS - VESTIBULAR E ENEM
•
Banco de provas e
gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por meio do site oficial
disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos>.Acesso em 11 fev. 2019.
•
Banco de provas e
gabaritos da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) por meio do site
oficial disponível em: <https://acervo.fuvest.br/fuvest/index. html>. Acesso em 11 fev. 2019.
•
Banco de provas e
gabaritos da Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST – UNICAMP) por
meio do site oficial disponível em: <http://www.comvest.unicamp.
br/vestibulares-anteriores/>. Acesso
em 11 fev. 2019.