CARPE DIEN

terça-feira, 1 de setembro de 2020

3as SÉRIES TERCEIRO BIMESTRE 2020

 

3as SÉRIES TERCEIRO BIMESTRE 2020

 

GEOGRAFIA

Caro(a) estudante,

INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E ENTREGA DAS ATIVIDADES no e_mail trabalhosdegeografiaterceiras@gmail.com

Este e_mail você também vai usar para TIRAR DÚVIDAS

Para entregar, comece com a LETRA da sua turma, seu nome completo, seu número. Em seguida coloque o número do TEMA, o número do MOMENTO e número ou letra da pergunta que está respondendo.

Faça todas as atividades propostas inclusive as que são sugeridas fazer em grupo (neste momento não será possível).

ASSISTA as aulas de GEOGRAFIA no CENTRO DE MÍDIAS

e mande o resumo a cada 4 aulas, colocando a data e o título da aula.

SE FALTAR IMAGEM OU MAPA, ESTOU COLOCANDO A PÁGINA ONDE VOCÊ ENCONTRARÁ A IMAGEM OU MAPA


GEOGRAFIA

Caro(a) estudante,

Nesta edição do São Paulo Faz Escola - Geografia da 3ª série – 3º bimestre, serão disponibilizadas atividades complementares relacionadas ao continente africano.

É importante ressaltar que no decorrer do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio na área de Ciências Humanas, nos componentes de Geografia e História, e por outras áreas do conhecimento, foram abordados vários aspectos sociopolíticos que afetaram profundamente o desenvolvimento econômico e geopolítico, fundamentais para compreensão do espaço geográfico contemporâneo da África.

Os conteúdos e temas propostos abordam a grande diversidade de biomas e climas, sem deixar de relacionar os aspectos humanos que caracterizam esse continente como “berço da civilização”, buscando entender sua rica variabilidade geográfica, devido à imensa diversidade étnico-cultural e natural e suas relações.

Outro aspecto que será analisado é o processo migratório, que consistiu em um fenômeno complexo, e as influências na composição populacional e cultural de nosso país e de outros países do continente.

As atividades complementares foram elaboradas com base nas habilidades do Currículo do Estado de São Paulo, nas 10 Competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo é proporcionar a articulação entre esses referenciais para favorecer a sua aprendizagem.

Para desenvolver todos esses estudos, você contará com o apoio do(a) professor(a) no desenvolvimento das atividades, nas orientações com relação às pesquisas e produções textuais presentes neste material, e com o item “Saiba Mais” para aprofundar os conhecimentos.

TEMA 1: O CONTINENTE AFRICANO: 

A ÁFRICA NO MUNDO GLOBAL

ATIVIDADE 1 – CONSTRUÇÃO DE MAPA CONCEITUAL

A partir da “Tempestade de Ideias” proposta pelo(a) professor(a) sobre o continente africano, registre as suas anotações em seu carderno.

Em seguida, elabore um mapa conceitual (estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado). Considere os diversos aspectos socioambientais, econômicos, políticos, culturais, personalidades, entre outros e destaque o que mais lhe chamou a atenção no continente africano. Para ampliar seu conhecimento e enriquecer o seu mapa, busque outras fontes, tais como o atlas geográfico e os livros didáticos disponíveis na escola, músicas, poemas, reportagens e os vídeos indicados na seção Saiba Mais.

54

SAIBA MAIS

National Geographic – apresenta o vídeo “Destino: África Oriental”, que aborda elementos da biodiversidade e paisagística do continente africano. Disponível em: <https://video.nationalgeographic.com/video/00000144-0a41-d3cb-a96c7b4d102f0000>. Acesso em 26. mar. 2019.

TV Brasil – apresenta um vídeo “O desafio da agricultura africana”, que mostra como os africanos investem na agricultura e projetam metas. Disponível em: <http:// tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/o-desafio-da-agricultura-africana>. Acesso em 26 mar. 2019.

TV Brasil – apresenta um vídeo “África: um continente repleto de sabores”, que mostra um a gastronomia do continente. Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br/novaafrica/episodio/africa-um-continente-repleto-de-sabores>. Acesso em 26. mar. 2019.

Razões para acreditar – apresenta reportagem sobre Africanos que postam imagens positivas sobre o continente para combater o estereótipo mostrado pela mídia. Disponível em: <https://razoesparaacreditar.com/urbanidade/africa-imagens-positivas/?fbclid=IwAR0Rx9LpGqhRxPkhNcljNApFcS6K38mkrghrzDhKjjT Sx7oi-X-_unRqqQw>. Acesso em 04 abr. 2019.

Para finalizar esse momento, socialize os mapas conceituais com o(a) professor(a) e colegas da turma, de forma a ampliar o repertório sobre esse tema. Nesse momento, vocês serão o(a)s autores(as). Propomos que essa socialização seja acompanhada de uma música, história em quadrinhos, charge, teatro, poema, vídeo ou desenho.

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA

1) Agora que você já resgatou diversas informações e dados sobre o continente africano, localize-o no mapa político e respondas às questões a seguir.

MAPA POLÍTICO

 

Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola


55

a)            Com o auxílio do atlas geográfico, disponível na escola, insira no mapa político:

    A Linha do Equador;

    O Meridiano de Greenwich;

    O Trópico Câncer;          • O Trópico de Capricórnio

b)           Em qual(is) hemisfério(s) se encontra o continente africano?

c)            Indique no mapa as zonas climáticas encontradas no continente africano.

d)           Localize e indique no mapa o Canal de Suez. Em seguida, mencione qual sua importância socioeconômica e geoestratégica.

ATIVIDADE 3 – LEITURA, ANÁLISE DE IMAGENS E PESQUISA INDIVIDUAL

1) Observe as imagens relacionadas ao continente africano. Em seguida, registre no seu caderno as suas percepções sobre essa diversidade paisagística encontrada.

Imagem 1. Fonte: Pixabay. Disponível em: https:// pixabay.com/pt/photos/deserto-areia-seca-quentepaisagem-1246282/Acesso em: 26 mar. 2019.

Imagem 2. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.

com/pt/photos/elefante-manada-de-elefantes-279505/ Acesso em: 26 mar. 2019.

Imagem 3. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.

com/pt/photos/elefante-manada-de-elefantes-279505/

Acesso em: 26 mar. 2019

Imagem 4. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.

com/pt/photos/%C3%A1frica-qu%C3%AAnia-amboselinational-park-4055169/ Acesso em: 26 mar. 2019

18/05/2020   17:26:05

56

2)           Pesquise em livros didáticos e atlas geográfico disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet, as principais características dos biomas do continente africano, registre as ideias no espaço disponível e finalize a atividade no caderno e/ou folha avulsa.

3)           Com base no mapa mundo, responda às questões a seguir.

           Título: ____________________________________

a)            Com o auxílio de um atlas geográfico, insira o título e legenda do mapa, e indique os países que compõem a região do Sahel.

b)           Pesquise, em livros didáticos e atlas geográfico disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet, as características climáticas do Sahel e registre os dados em seu caderno.

c)            Indique, no mapa, os países que compõem a região do Magreb.

d)           Pesquise, em livros didáticos e atlas geográfico disponíveis na escola e/ou em diferentes sites da internet, os principais aspectos culturais presentes na região do Magreb.

SAIBA MAIS

África: Países – Jogo de Mapa - site com jogos gratuitos com mapas sobre os  países, estados e aspectos físicos do continente africano. Disponível em: <https:// online.seterra.com/pt/vgp/3034>. Acesso em 27 fev. 2019.

Plataforma Currículo+: ODA – O relevo da Ásia - jogo interativo que possibilita ao aluno a princípio observar a localização das principais unidades de relevo da Ásia.

Disponível em: <www.curriculomais.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em 27 fev. 2019.

57

TEMA 2:  ÁFRICA E EUROPA

ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais.

Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc.

Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

a)            De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

b)           Pesquise, em livros didáticos disponíveis na escola e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais no seu caderno.

ATIVIDADE 2 – PESQUISA EM GRUPO E SEMINÁRIO

Este é o momento de ampliar os conhecimentos sobre o continente africano no que diz respeito aos seus aspectos populacionais, culturais, ambientais, políticos, econômicos etc. Para isso, sugerimos o desenvolvimento de uma pesquisa em grupo sobre alguns temas, que posteriormente deverão ser apresentados no formato de seminário. Ressaltamos que, com o apoio do(a) professor(a), outros temas poderão ser incluídos nesta atividade:

    Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões/países africanos;

    Migração/Imigração e Refugiados;

    Manifestações culturais;

    Trabalho escravo na contemporaneidade;• Relações Internacionais: comércio mundial;

    Problemáticas Socioambientais.

58

SAIBA MAIS

Jornal da USP (Atualidades) - Visões americana e europeia sobre a África ainda são negligentes – entrevista com professora da USP explica as razões pelas quais o continente é percebido de forma diminuída e limitada.  Disponível em: https://jornal. usp.br/atualidades/visao-americana-e-europeia-sobre-a-africa-ainda-e-negligente/ Acesso em: 26 mar. 2019.

Jornal da USP - RadioagênciaUSP - África exige da Europa devolução de seu patrimônio. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/africa-requer-da-europa-devolucao-de-seu-patrimonio/ Acesso em: 26 mar. 2019

TEMA 3 – ÁFRICA E AMÉRICA

ATIVIDADE 1 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E TABELA

Do século XVI ao XIX, o tráfico negreiro foi tão intenso que os europeus instalaram portos de abastecimento de escravos no litoral africano, onde embarcavam os escravizados nos navios “tumbeiros” com destino a colônias europeias na América. Pessoas escravizadas oriundas de diferentes etnias eram amontoados em lugares insalubre, tratados com violência, recebiam pouca alimentação e estavam sujeitos a inúmeras doenças, aspectos esses que contribuíram para que muitos não chegassem vivos no destino.

A travessia pelo Atlântico, da África até o Brasil, durava em torno de 30 a 45 dias, e era apenas o começo do sofrimento dos africanos escravizados com destino à América. Ao chegarem na América, os navios negreiros eram conduzidos a diferentes portos e localidades, no entanto, o destino comum eram os mercados, onde se comercializavam os africanos como mercadorias, gerando altos lucros para os traficantes de escravos.

Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

TABELA 1 - TRÁFICO DE ESCRAVOS: DESEMBARQUE DE AFRICANOS 1501-1900

 

Espanha / Uruguay

Portugal / Brasil

Grã-

Bretanha

Países Baixos

EUA

França

Dinamarca / Báltico

Totais

1501-1600

83.981

112.738

1.356

1.160

0

50

0

199.285

1601-1700

104.000

852.037

327.956

184.479

3.250

29.200

21.754

1.522.676

1701-1800

9.235

1.991.362

2.150.334

286.802

157.337

959.170

55.628

5.609.868

1801-1900

687.706

2.143.678

253.678

2.799

92.065

176.547

14.351

3.370.824

Totais

884.922

5.099.815

2.733.324

475.240

252.652

1.164.967

91.733

10.702.653

Fonte: Slavevoyages. Disponível em: <http://www.slavevoyages.org/assessment/estimates>. Acesso em 28 fev. 2019.

59

GRÁFICO 1 - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA POPULAÇÃO RESIDENTE, SEGUNDO A COR OU RAÇA BRASIL - 2000/2010

Fonte: IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/ cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf>. Acesso em 27 fev. 2019.

a)            Com base no gráfico 1, analise a distribuição da população brasileira segundo a cor ou raça no período 2000/2010.

b)           Discuta com seus(suas) colegas e professor(a) as possíveis causas das mudanças ocorridas no perfil (cor/raça) populacional brasileiro no período 2000/2010 e registre as principais ideias no seu caderno.

c)            De acordo com o texto, tabela 1 e o gráfico 1, produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “População brasileira e a sua formação” no seu caderno e/ou folha avulsa e, posteriormente, apresente suas percepções acerca do tema.

ATIVIDADE 2 – INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO E TABELA

GRÁFICO 1 - PROPORÇÃO DE PESSOAS DE 15 A 64 ANOS DE IDADE, SEGUNDO A COR OU RAÇA BRASIL - 1991/2010

Fonte: IBGE. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/93/ cd_2010_caracteristicas_populacao_domicilios.pdf> Acesso em: 27 fev. 2019.

60

Considerando o gráfico acima sobre a população brasileira,  quais são as porcentagens raça/cor na faixa etária de 15 a 64 anos em sua cidade? Recomendamos que consulte o site do IBGE, disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/>.  Acesso em 04 abr. 2019, registre as informações no seu caderno.

ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DE TEXTO

Reflita sobre as questões abaixo e elabore um texto dissertativo-argumentativo, que deverá ser entregue conforme as orientações do(a) professor(a).

1)           Hoje, no Brasil, a economia é movimentada em grande parte devido aos produtos e serviços voltados para a população negra.

2)           Pesquisas apontam que a população negra movimenta R$ 1,7 trilhão no Brasil. Disponível em: <http://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/populacao-negra-movimenta-r- 17-trilhao-no-brasil-revela-pesquisa-do-instituto-locomotiva/>. Acesso em 04 abr. 2019.

3)           Embora seja um público que movimenta R$ 1 trilhão por ano, pesquisa revela que 72% dos respondentes não se veem representados em campanhas. Disponível em: <https://www. consumidormoderno.com.br/2018/11/14/consumidores-negros-nao-se-reconhecem-na-comunicacao-das-empresas/>. Acesso em 04 abr. 2019.

SAIBA MAIS

Museu Afro Brasil - instituição pública ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura, que destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira. Permite visita virtual pelo museu. Disponível em: <http://www.museuafrobrasil.org.br/>. Acesso em 13 mar. 2019.

TEMA 4: ÁFRICA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

ATIVIDADE 1 – PRODUÇÃO DE TEXTO

Propomos a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo sobre “A Cultura de Redução de Riscos de Desastres”, levando em conta as diferenças entre o Japão e Moçambique. Nesse texto, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiado(a) em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema, apresentado no desenvolvimento do texto, observando os princípios e diretrizes dos direitos humanos.

Como ponto de partida, indicamos a seguir a leitura de dois textos motivadores:


61

Texto 1

Os japoneses aprendem na escola como agir em caso de terremotos, os treinamentos simulados acontecem a cada 2 meses.

Como o país está em uma região sujeita a abalos sísmicos de grande magnitude, o Japão tem hoje um dos sistemas mais avançados de Defesa Civil, legislações e tecnologias nas estruturas de construções, que absorvem a energia dos terremotos.

O dia 1º de setembro é a data nacional de prevenção contra desastres naturais. O governo organiza treinamentos de grande escala, envolvendo toda a população e os agentes de Defesa Civil.   As pessoas são orientadas sobre como sair dos edifícios e como se proteger dentro de casa.

A população tem acesso ao manual de sobrevivência em caso de terremotos, nele são dadas instruções sobre o que fazer em inúmeras situações de emergência. Cada cidadão tem um kit terremoto (com lanternas, água e comida) em casa e no trabalho.

Texto 2

Segundo a ONU, 1,85 milhão de pessoas foram afetadas pelo ciclone Idai apenas em Moçambique, matando cerca de 700 pessoas em todo o sudeste da África. O ciclone Idai pode ser o pior desastre relacionado ao clima no hemisfério sul.

Moçambique é atingido por 1,5 ciclones tropicais por ano, entretanto suas magnitudes são pequenas se comparada ao ocorrido em 15 de março, com ventos de 100 km/h.

O período de ocorrência dos Ciclones tropicais no Sudoeste do Oceano Índico se dá entre outubro e maio. O Idai é o sétimo ciclone tropical intenso da temporada 2018-2019. 

Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

A partir da leitura dos dois textos motivadores, e com base nos conhecimentos construídos ao decorrer das aulas, discussões e pesquisas realizadas, redija um texto com o tema: Gestão de Risco de Desastre: como lidar com situações de perigo existente?

Essa produção de texto deve ser feita em folha avulsa e entregue ao(à) professor(a) para avaliação. Posteriormente, você receberá uma devolutiva comentada pelo(a) professor(a). Lembre-se de selecionar, organizar e relacionar, de forma coerente e coesa, os argumentos e fatos. Registre no em seu caderno as principais ideias do texto.

SAIBA MAIS

ONUBR - Nações Unidas no Brasil. Reportagem sobre a África, 23% das mortes estão ligadas ao meio ambiente. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/na-africa-23-das-mortes-estao-ligadas-ao-meio-ambiente/>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Jornal da USP - RadioagênciaUSP - O meio ambiente no continente africano. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/o-meio-ambiente- em-mocambique-e-guine-bissau/>. Acesso em 26 mar. 2019.

O desenvolvimento verde da Guiné-Bissau ganha raízes, começando pela conservação da biodiversidade. Disponível em: <http://www.worldbank.org/pt/news/feature/2015/11/30/guinea-bissaus-green-development-takes-root-starting-with-biodiversity-conservation>. Acesso em 26 mar. 2019.

SAIBA MAIS - VESTIBULAR E ENEM

   Banco de provas e gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por meio do site oficial disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos>.Acesso em 11 fev. 2019.

   Banco de provas e gabaritos da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) por meio do site oficial disponível em: <https://acervo.fuvest.br/fuvest/index. html>. Acesso em 11 fev. 2019.

   Banco de provas e gabaritos da Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST – UNICAMP) por meio do site oficial disponível em: <http://www.comvest.unicamp. br/vestibulares-anteriores/>. Acesso em 11 fev. 2019.