CARPE DIEN

domingo, 7 de março de 2010

1ªS SÉRIES - ELEMENTOS DO MAPA

1ª´SÉRIE

A Cartografia acentua seu significado geopolítico, pois ela sempre representou uma das formas utilizadas para construir, reconhecer, conquistar e estabelecer o poder sobre o território.


TITULO: O título de um mapa é o seu “portal de entrada”. Ele deve expressar, com clareza e objetividade, qual o tema que está sendo representado.Por exemplo: o uso da terra, a distribuição dapopulação, as formas do relevo, a distribuição das temperaturas. O título deve informar também o recorte espacial: o lugar, o município, o estado, a região ou país que está sendo retratado no mapa. Além disso, dependendo do tema, é importante que o título traga também o recorte temporal, como é ocaso de temas ligados às atividades humanas, como o uso da terra, a estrutura fundiária, as redes urbanas de infraestrutura, entre outros, que apresentam uma dinâmica de mudanças que pode ser relativamente rápida e, portanto, os mapas que os retratam precisam enfatizar sua temporalidade, para não induzirem o leitor a análises anacrônicas e equivocadas.


LEGENDA: A legenda apresenta a codificação expressa no mapa, indicando os signos que compõe a imagem e a relação entre os diferentes significantes (cores, formas, texturas etc.) e seus respectivos significados (o que eles representam). Nela há a união dos sistemas de comunicação visual e sonoro.

ESCALA: A escala cartográfica corresponde à relação entre as medidas lineares em um mapa e suas correspondentes verdadeiras na superfície real. É geralmente apresentada como uma fração, já que se trata de uma correspondência matemática, como por exemplo: 1/10.000, que indica que 1 unidade no mapa corresponde a 10.000 unidades no terreno. Ou então, que a medida verdadeira foi reduzida 10.000 vezes no mapa.

LINHAS IMAGINARIAS: As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra. As latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0°; são . As longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°.

DIVISAO EM GRAUS (Azimute): A direção em um mapa é usualmente indicada em graus. A divisão em graus segue a convenção matemática aprendida na escola, ou seja, uma circunferência que varia de 0º a 360º. O 0º, que coincide com o 360º, sempre se encontra na parte superior da circunferência (norte). Os valores aumentam no sentido horário. Na direção leste encontramos o 90º, na direção sul encontramos o 180º e na direção oeste encontramos o 270º. Serve para mostrar a direção ou rumo em que se encontra a Posiçao geografica do astro.

AZIMUTE: O Azimute é a direção horizontal, no sentido horário, em relação ao Norte, para uma estrela ou algum ponto terrestre. O nome é de origem árabe, de as-sumut, traduzido: caminho ou direção. Esquematicamente, o azimute pode ser descrito conforme a imagem seguinte ilustra: Azimute: é o posicionamento em relação ao Norte (esquerda/direita). Ex.: um azimute de 10 graus significa 10 graus à direita do Norte, um azimute de 350 graus significa 10 graus à esquerda do Norte (360° - 350° = 10º); No primeiro Quadrante, Azimute e Rumo têm o mesmo valor.

CORES: Cores nos Mapas
As cores nos mapas visam facilitar sua leitura, tornando-a mais intuitiva.
Branco - mostra áreas sem floresta
Verde - indica mata densa
Azul - simboliza qualquer área coberta por água, como lagos, rios, açudes e represas.
Vermelho -é usado para indicar as marcas mais proeminentes feitas pelo homem, como rodovias.
Marrom- marca curvas de nível
Preto - indica características causadas pelo homem, como trilhas,