CARPE DIEN

domingo, 20 de setembro de 2015

PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 2ª SERIE 3o BIMESTRE – INDIVIDUAL – VALOR 2.docx


PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE 


RECUPERAÇÃO


2ª SERIE 3o BIMESTRE – INDIVIDUAL – 


VALOR 2,0


ENTREGA DE 29/09 (terça-feira)


A 02/10 (sexta-feira)


MANUSCRITA - FOLHA ALMAÇO – CANETA 


AZUL OU PRETA



ESCOLHA UMA SITUAÇÃO PARA FAZER O 

TRABALHO



A ideia é propor outras estratégias para 


que as expectativas básicas de 


aprendizagem tenham nova chance de ser


alcançadas, além de indicar formas para 


avaliar o desempenho dos alunos que se 


encontrem, porventura, nessa situação.


Desse modo, com relação à SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1, MATRIZES CULTURAIS DO BRASIL,  julgamos válido levar os alunos para pesquisa sobre textos didáticos e paradidáticos  sobre a formação territorial do Brasil. Cada aluno poderá pesquisar e elaborar um material iconográfico acompanhado de comentários. A expectativa de aprendizagem, neste caso, poderá ser avaliada observando-se se os alunos ressaltam e exemplificam, a partir dos textos consultados, diferentes fases ou períodos da formação geoeconômica do território brasileiro.
Agora escreva um texto relatando os principais pontos dos assuntos pesquisados acima.


Para a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2, A DINAMICA DEMOGRAFIA, solicitar a produção de textos (comentários e dissertações). Estes poderão ser elaborados sobre os Tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777), a Guerra do Paraguai, a chamada “Era Rio Branco”, além de outros eventos históricos interessantes. O objetivo é o de levar os alunos a construírem uma visão de conjunto sobre o processo de demarcação e consolidação das fronteiras internacionais do Brasil. A expectativa de aprendizagem é que os alunos manifestem, ao menos, entendimento de fatos marcantes com relação ao tema, elaborando textos descritivos a respeito.

Complete a pesquisa escrevendo um 

texto relatando os principais pontos dos 

assuntos pesquisados acima.


A proposta para a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3, O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO,  é estimular a pesquisa e a produção de textos (comentários e dissertações) sobre a construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). Por ser um marco representativo do processo de interiorização do país, expandindo-o em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia, por essa via os alunos também poderão ser remetidos para a pesquisa sobre a integração nacional processada pelos grandes eixos rodoviários e os processos migratórios relacionados.

Conclua esta atividade produzindo um 

texto a partir da sua pesquisa.



Para a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4,A 


SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E A 


EXCLUSÃO SOCIAL, os alunos devem 


consultar sobre o papel desempenhado 

pelo Brasil nas negociações comerciais em 

curso no mundo. Insistir nessa estratégia 

é fundamental, pois ela é voltada para a 

compreensão de texto. De maneira 

complementar, recomendamos solicitar, 

a produção de uma redação sobre o tema 

a partir dos textos coletados e lidos 

pelos alunos.