PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE 
RECUPERAÇÃO
2ª SERIE
3o BIMESTRE – INDIVIDUAL – 
VALOR 2,0
ENTREGA DE
29/09 (terça-feira)
A 02/10 (sexta-feira)
MANUSCRITA
- FOLHA ALMAÇO – CANETA 
AZUL OU PRETA
ESCOLHA
UMA SITUAÇÃO PARA FAZER O 
TRABALHO
A
ideia é propor outras estratégias para 
que as expectativas básicas de 
aprendizagem tenham nova chance de ser
alcançadas, além de indicar formas para 
avaliar o desempenho dos alunos que se 
encontrem, porventura, nessa situação.
Desse
modo, com relação à SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1, MATRIZES CULTURAIS DO
BRASIL,  julgamos válido levar os alunos
para pesquisa sobre textos didáticos e paradidáticos  sobre a formação territorial do Brasil. Cada
aluno poderá pesquisar e elaborar um material iconográfico acompanhado de
comentários. A expectativa de aprendizagem, neste caso, poderá ser avaliada
observando-se se os alunos ressaltam e exemplificam, a partir dos textos
consultados, diferentes fases ou períodos da formação geoeconômica do
território brasileiro.
Agora escreva um texto relatando os principais pontos dos assuntos
pesquisados acima.
Para
a SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 2, A DINAMICA DEMOGRAFIA, solicitar
a produção de textos (comentários e dissertações). Estes poderão ser elaborados
sobre os Tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777), a Guerra do
Paraguai, a chamada “Era Rio Branco”, além de outros eventos históricos
interessantes. O objetivo é o de levar os alunos a construírem uma visão de
conjunto sobre o processo de demarcação e consolidação das fronteiras
internacionais do Brasil. A expectativa de aprendizagem é que os alunos
manifestem, ao menos, entendimento de fatos marcantes com relação ao tema,
elaborando textos descritivos a respeito.
Complete a pesquisa escrevendo um 
texto relatando os principais pontos dos 
assuntos pesquisados acima.
A
proposta para a SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3, O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO,  é
estimular a pesquisa e a produção de textos (comentários e dissertações) sobre
a construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961).
Por ser um marco representativo do processo de interiorização do país,
expandindo-o em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia, por essa via os alunos também
poderão ser remetidos para a pesquisa sobre a integração nacional processada
pelos grandes eixos rodoviários e os processos migratórios relacionados. 
Conclua
esta atividade produzindo um 
texto a partir da sua pesquisa.
Para
a SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 4,A 
SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
E A 
EXCLUSÃO SOCIAL, os alunos devem 
consultar sobre o papel desempenhado 
pelo
Brasil nas negociações comerciais em 
curso no mundo. Insistir nessa estratégia 
é fundamental, pois ela é voltada para a 
compreensão de texto. De maneira 
complementar, recomendamos solicitar, 
a produção de uma redação sobre o tema 
a partir dos textos coletados e lidos 
pelos alunos.