PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE
RECUPERAÇÃO
3ª SERIE
3o BIMESTRE – INDIVIDUAL –
VALOR 2,0
ENTREGA DE
29/09 (terça-feira)
A 02/10 (sexta-feira)
MANUSCRITA
- FOLHA ALMAÇO – CANETA
AZUL OU PRETA
ESCOLHA
UMA SITUAÇÃO PARA FAZER O TRABALHO
A ideia é propor outras
estratégias para
que as expectativas básicas de
aprendizagem tenham nova chance
de serem alcançadas, além de indicar
formas para avaliar o desempenho dos
alunos que se encontrem, porventura,
nesta situação.
Desse modo, a respeito da SITUAÇÃO
DE
APRENDIZAGEM 1,O CONTINENTE
AFRICANO, julgamos válido alunos, lerem
sobre
textos que configurem registros
artísticos (artes plásticas, letras de
música,
obras literárias e teatrais,
fotografias, entre outros) sobre os países
que
compõem a África do Norte. Cada
aluno poderá pesquisar obras
relacionadas a um
Estado africano
específico, elaborando um material
iconográfico acompanhado de
comentários
elaborados com o objetivo de
proporcionar aos alunos um maior
entendimento sobre a cultura e a
sociedade.
Agora escreva um texto relatando os
principais pontos dos assuntos
pesquisados acima.
Para
a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2,
ÁFRICA E EUROPA seria interessante
solicitar
trabalho escrito a partir do
monitoramento de notícias recentes sobre
a África,
identificar diferenças entre a
linguagem jornalística e a didática (essa
última, ao menos teoricamente, mais
preocupada com a abordagem conceitual
e
processual dos acontecimentos).
Considera-se importante os alunos
estabelecerem
relações entre os
materiais pesquisados e interpretados,
identificando ou
articulando o que leram
ou assistiram.
Complete a pesquisa escrevendo um
texto relatando os principais pontos dos
assuntos pesquisados acima.
Para
a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
, ÁFRICA SOCIEDADE EM
TRANSFORMAÇÃO, propomos
a produção
de textos (comentários e dissertações)
sobre a economia e a
população da África,
com base na leitura e interpretação de
gráficos e tabelas
encontrados no caderno
de aluno. A expectativa de aprendizagem
é que os alunos
manifestem, no mínimo,
entendimento dos dados estatísticos
apresentados,
elaborando textos
descritivos a respeito. É essencial que
demonstrem o domínio
dos conceitos
contidos em gráficos e tabelas.
Para
a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4,
ÁFRICA E AMERICA ÁFRICA ,propomos uma
nova
análise do conjunto de mapas da
Figura 42 (“Tráfico atlântico de escravos:
dimensões e destinos”), caracterizando os
fluxos escravos em cada um dos
períodos
ilustrados.
Escreva um texto relatando como se
deu
o movimento de escravos e a evolução da
população africana no Brasil.