CARPE DIEN

domingo, 20 de setembro de 2015

PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE RECUPERAÇÃO 3ª SERIE 3o BIMESTRE – INDIVIDUAL – VALOR 2



PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE 


RECUPERAÇÃO


3ª SERIE 3o BIMESTRE – INDIVIDUAL – 


VALOR 2,0


ENTREGA DE 29/09 (terça-feira)


A 02/10 (sexta-feira)


MANUSCRITA - FOLHA ALMAÇO – CANETA 



AZUL OU PRETA


ESCOLHA UMA SITUAÇÃO PARA FAZER O TRABALHO

A ideia é propor outras estratégias para 


que as expectativas básicas de 


aprendizagem tenham nova chance

 de serem alcançadas, além de indicar 

formas para avaliar o desempenho dos 


alunos que se encontrem, porventura, 


nesta situação.


Desse modo, a respeito da SITUAÇÃO DE 


APRENDIZAGEM 1,O CONTINENTE 


AFRICANO, julgamos válido alunos, lerem 


sobre textos que configurem registros 


artísticos (artes plásticas, letras de 


música, obras literárias e teatrais, 


fotografias, entre outros) sobre os países 


que compõem a África do Norte. Cada 


aluno poderá pesquisar obras 


relacionadas a um Estado africano 


específico, elaborando um material 


iconográfico acompanhado de comentários

 elaborados com o objetivo de 


proporcionar aos alunos um maior 



entendimento sobre a cultura e a 


sociedade.


Agora escreva um texto relatando os 


principais pontos dos assuntos 


pesquisados acima.



Para a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2, 


ÁFRICA E EUROPA seria interessante 


solicitar trabalho escrito a partir do 


monitoramento de notícias recentes sobre 


a África, identificar diferenças entre a 


linguagem jornalística e a didática (essa 



última, ao menos teoricamente, mais 



preocupada com a abordagem conceitual 



e processual dos acontecimentos). 



Considera-se importante os alunos 


estabelecerem relações entre os 



materiais pesquisados e interpretados, 



identificando ou articulando o que leram 


ou assistiram.


Complete a pesquisa escrevendo um 


texto relatando os principais pontos dos 


assuntos pesquisados acima.



Para a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3


, ÁFRICA SOCIEDADE EM 


TRANSFORMAÇÃO,  propomos  a produção 



de textos (comentários e dissertações) 



sobre a economia e a população da África, 


com base na leitura e interpretação de 



gráficos e tabelas encontrados no caderno 



de aluno. A expectativa de aprendizagem 



é que os alunos manifestem, no mínimo, 



entendimento dos dados estatísticos 


apresentados, elaborando textos 


descritivos a respeito. É essencial que 



demonstrem o domínio dos conceitos 



contidos em gráficos e tabelas.



Para a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4, 



ÁFRICA E AMERICA ÁFRICA ,propomos uma 


nova análise do conjunto de mapas da 


Figura 42 (“Tráfico atlântico de escravos: 


dimensões e destinos”), caracterizando os 


fluxos escravos em cada um dos períodos 


ilustrados.



Escreva um texto relatando como se deu 


o movimento de escravos e a evolução da 


população africana no Brasil.