PROPOSTAS DE SITUAÇÕES DE 
RECUPERAÇÃO
3ª SERIE
3o BIMESTRE – INDIVIDUAL – 
VALOR 2,0
ENTREGA DE
29/09 (terça-feira)
A 02/10 (sexta-feira)
MANUSCRITA
- FOLHA ALMAÇO – CANETA 
AZUL OU PRETA
ESCOLHA
UMA SITUAÇÃO PARA FAZER O TRABALHO
A ideia é propor outras
estratégias para 
que as expectativas básicas de 
aprendizagem tenham nova chance
 de serem alcançadas, além de indicar 
formas para avaliar o desempenho dos 
alunos que se encontrem, porventura, 
nesta situação.
Desse modo, a respeito da SITUAÇÃO
DE 
APRENDIZAGEM 1,O CONTINENTE 
AFRICANO, julgamos válido alunos, lerem 
sobre
textos que configurem registros 
artísticos (artes plásticas, letras de 
música,
obras literárias e teatrais, 
fotografias, entre outros) sobre os países 
que
compõem a África do Norte. Cada 
aluno poderá pesquisar obras 
relacionadas a um
Estado africano 
específico, elaborando um material 
iconográfico acompanhado de
comentários
 elaborados com o objetivo de 
proporcionar aos alunos um maior 
entendimento sobre a cultura e a 
sociedade.
Agora escreva um texto relatando os 
principais pontos dos assuntos 
pesquisados acima.
Para
a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2, 
ÁFRICA E EUROPA seria interessante 
solicitar
trabalho escrito a partir do 
monitoramento de notícias recentes sobre 
a África,
identificar diferenças entre a 
linguagem jornalística e a didática (essa 
última, ao menos teoricamente, mais 
preocupada com a abordagem conceitual 
e
processual dos acontecimentos). 
Considera-se importante os alunos 
estabelecerem
relações entre os 
materiais pesquisados e interpretados, 
identificando ou
articulando o que leram 
ou assistiram.
Complete a pesquisa escrevendo um 
texto relatando os principais pontos dos 
assuntos pesquisados acima.
Para
a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
, ÁFRICA SOCIEDADE EM 
TRANSFORMAÇÃO,  propomos 
a produção 
de textos (comentários e dissertações) 
sobre a economia e a
população da África, 
com base na leitura e interpretação de 
gráficos e tabelas
encontrados no caderno 
de aluno. A expectativa de aprendizagem 
é que os alunos
manifestem, no mínimo, 
entendimento dos dados estatísticos 
apresentados,
elaborando textos 
descritivos a respeito. É essencial que 
demonstrem o domínio
dos conceitos 
contidos em gráficos e tabelas. 
Para
a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4, 
ÁFRICA E AMERICA ÁFRICA ,propomos uma 
nova
análise do conjunto de mapas da 
Figura 42 (“Tráfico atlântico de escravos: 
dimensões e destinos”), caracterizando os 
fluxos escravos em cada um dos
períodos 
ilustrados. 
Escreva um texto relatando como se
deu 
o movimento de escravos e a evolução da 
população africana no Brasil.
 
