CARPE DIEN

domingo, 15 de maio de 2016

3as SERIES - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES

3as SERIES - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6
GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES
No exercício PAGINA 46 dos países localizados são os seguintes: (1) Brasil - (2) Tailândia  -(3) Arábia Saudita  - (4) Israel  - (5) Índia
A localização espacial das religiões que ocorreu a partir da Ásia, centro difusor das três maiores religiões do mundo em número de fiéis na atualidade: o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo. Espera-se, assim, que reconheçam o surgimento do cristianismo – ocorrido por volta do último milênio a.C. – e do islamismo – ocorrido a partir do século VII d.C. Ambos foram difundidos a partir do Oriente Médio, porção oeste do continente asiático. Considerando os distintos tempos, nos dois casos, a difusão ocorreu por meio de processos expansionistas consolidados. No cristianismo, isso ocorreu quando o imperador Constantino o transformou em religião oficial. No islamismo, a difusão ocorreu graças às Cruzadas e à expansão do Império Turco-Otomano.  Por sua vez, o hinduísmo, uma das inúmeras religiões politeístas (crença em vários Deuses) da Antiguidade, consolidou-se como principal religião da Índia, o segundo país mais populoso do mundo.
 A colonização foi responsável pela difusão do cristianismo no continente americano. Enquanto na América do Norte a colonização de povoamento organizou-se em bases calvinistas (O Calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto uma ideologia sociocultural com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI.) e de outros ramos protestantes, na América Latina a colonização de exploração ibérica implementou-se com o auxílio de ordens da Igreja Católica.
 A maior parte dos protestantes se distribui pelos EUA, Reino Unido e Alemanha; a de católicos, pelo Brasil, México e EUA; e a de cristãos ortodoxos (aquele que segue à risca o que diz, uma palavra ou regra) pela Rússia, Etiópia e Ucrânia.
- No caso dos protestantes nos EUA, o predomínio religioso vincula-se à forma como ocorreu o processo de colonização, em grande parte com base no deslocamento de comunidades religiosas nos diferentes períodos da expansão territorial do país.
- No Brasil, novamente o processo colonial, baseado no modelo patriarcal, atrelado à presença religiosa jesuítica, foi responsável pela catequização e predomínio do catolicismo no país.
- A presença majoritária dos cristãos ortodoxos na Rússia e na Ucrânia decorre de raízes históricas. A expansão russa para o Oriente iniciou-se durante a autocracia de Ivan III, o primeiro czar da Rússia, ocorrida no século XV, após o seu casamento com a sobrinha do imperador bizantino. A presença significativa de cristãos ortodoxos na Etiópia decorre da expansão dessa religião para novas áreas, não se restringindo apenas aos povos balcânicos.
O país com maior contingente de muçulmanos é a Indonésia, seguido da Índia, Paquistão e Bangladesh.
O segundo mapa da pagina 50 sobre população muçulmana apresenta uma lista dos sete países com maior porcentagem de muçulmanos na população, sendo que os seis primeiros (Arábia Saudita, Iêmen, Somália, Mauritânia, Maldivas e Saara Ocidental) são considerados de população 100% muçulmana.
Os quatro países com maior número de muçulmanos (Indonésia, Índia, Paquistão e Bangladesh) são muito populosos e possuem numerosos adeptos de outras religiões sob o total de suas populações. No caso da Arábia Saudita, Iêmen, Somália e Mauritânia, suas populações não são tão numerosas e a maioria absoluta é muçulmana.
Meca, Medina, Jerusalém e Cairuã são considerados sagrados para os sunitas. Meca, Najaf e Kerbala, para os xiitas.
 Considerando que o hajj é um dos cinco pilares do islamismo, a peregrinação a Meca torna-se fundamental para a fé islâmica. Com a diminuição dos custos das passagens aéreas e a melhoria das condições de vida das populações da Indonésia e da Índia, resultante da forte industrialização ocorrida nesses países a partir dos anos 1990, houve um aumento de peregrinos procedentes do Sudeste Asiático rumo a Meca.
 Em Israel, Estados Unidos e França. A concentração de judeus em Israel explica-se pelas inúmeras imigrações realizadas pela comunidade judaica em busca de um lar nacional após o estabelecimento do Estado de Israel. Em virtude do direito constitucional à liberdade religiosa, tanto na França como nos Estados Unidos, as comunidades judaicas são significativas desde o século XIX.
Israel é o país que ocorreu o maior crescimento da comunidade judaica. O crescimento se deu em virtude das sucessivas imigrações de judeus vindos dos EUA e da Europa para habitar colônias judaicas nos territórios ocupados por Israel após a Guerra dos Seis Dias.
Temos aqui o significado  de alguns termos:
•Tolerância: capacidade de aceitar o outro, sobretudo quando este é estranho, exótico,diferente daquilo que conhecemos e aceitamos como certo, normal ou verdadeiro.
•Intolerância: expressão do preconceito em relação ao outro, por este ser diferente.
•Preconceito: ato de se julgar o outro de forma preconcebida, muitas vezes por meio de atitudes estereotipadas ou discriminatórias contra pessoas ou instituições.
•Etnocentrismo: tendência ou atitude de considerara nossa cultura ou religião a medida de todas as demais.