CARPE DIEN

terça-feira, 7 de março de 2017

TEXTO DE APOIO 1 - GEOGRAFIA - 3a SÉRIE - SIT DE APRENDIZAGEM 01



3a SÉRIE - SIT DE APRENDIZAGEM 01



Formas de Regionalização da Terra



Para facilitar o estudo e a análise dos espaços mundiais, tornou-se convencional regionalizar a Terra, diferenciando áreas ou regiões, ora baseadas em critérios naturais ora em critérios humanos.

As principais e mais utilizadas formas de regionalização da Terra são:

1. Divisão Física ou Natural da Terra:

Esta forma de regionalização pode ser feita de duas maneiras: a primeira, tomando por base a disposição dos continentes e oceanos. E a segunda, de acordo com os domínios climáticos ou zonas térmicas.
  

Continentes e Oceanos



A Terra se apresenta dividida em seis continentes e cinco oceanos:
. Continentes: Ásia, América, África, Antártida, Europa e Oceania;
. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

(Temas relacionados: Eurásia, Mar, Teoria da Deriva Continental e Teoria da Tectônica de Placas).

. Zonas Térmicas: Esta forma de regionalização da Terra se baseia na relação latitude versusradiação solar.



A Terra se apresenta dividida em cinco zonas térmicas:

. Zonas Térmicas: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.

(Temas relacionados: Latitude, altitude, fatores secundários na determinação do clima, tempo, aquecimento global, características ambientais etc.)

  
2. Divisão Histórico-Geográfica da Terra:

Esta forma de regionalização se baseia no processo histórico de formação das sociedades, desde as primeiras civilizações, passando pela expansão marítima com a colonização européia e conquista de novas terras.







A Terra é dividida em quatro blocos, cuja sequência é cronológica:

. Blocos: Velho Mundo (Europa, África e Ásia - as mais antigas civilizações),Novo Mundo (América - final do século XV), Novíssimo Mundo (Oceania - século XVIII) e Antártida (início do século XX).

(Temas relacionados: Antigas Civilizações, Colonização européia, colonização de exploração e de povoamento, Tratado da Antártida, Comunidade Científica, Patrimônio da Humanidade, riqueza mineral etc.).

  
3. Divisão Sócio-Econômica da Terra:

Esta forma de regionalização da Terra se baseia nos diferentes níveis de desenvolvimento dos países.







A Terra é dividida em dois blocos:

. Blocos: Países do Norte (países ricos) e Países do Sul (países pobres).

(Temas relacionados: Guerra Fria, Capitalismo x Socialismo, Blocos Econômicos, Globalização, Multinacionais, Desemprego conjuntural e estrutural, Exclusão Social, G-7, G-8, Global Trader etc.).

Observações: Esta última forma de regionalizar a Terra em dois blocos baseados em indicadores econômicos é alvo de crítica pelos seguintes motivos:

- A idéia de Norte e Sul nos remete à imagem da linha do equador, quando - na verdade - a linha divisória que separa os países do Norte do países do Sul se configura de forma sinuosa, totalmente em desacordo com a do equador;

- A Austrália e a Nova Zelândia, países do hemisfério Sul são considerados países do Norte. As expressões Sul e Norte são empregadas com sentidos diferentes, a primeira se refere à localização geográfica, enquanto a segunda diz respeito às condições sócio-econômicas;


A regionalização da Terra em dois blocos generaliza todos os países pertencentes a cada categoria, não respeitando os diferentes níveis econômicos existentes entre eles. Por exemplo, a China e o Brasil se encontram no mesmo nível da Etiópia e do Haiti, assim como a Albânia aparece igualada ao nível dos EUA e da Alemanha.