ATIVIDADES
PARA O DIA 16-06-20
ENVIAR PARA
NOME COMPLETO:
NÚMERO E TURMA
ASSISTIR O VIDEO E FAZER UM RESUMO EM TEXTO OU IMAGEM
TEMA 1 –
PROCESSOS MIGRATÓRIOS: AS DISTÂNCIAS ATUAIS E AS DE UM PASSADO RECENTE.
DESENVOLVER
AS ATIVIDADES
ATIVIDADE
1 – LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICO
Nosso país, ao longo de seu povoamento, foi formado
a partir de uma diversidade étnica com matrizes europeias, africanas e
indígenas, que transpuseram barreiras físicas e culturais. Nesse sentido,
propomos nesta atividade a análise dos principais fluxos migratórios e os
motivos que levaram diferentes povos a se deslocarem para o Brasil.
Gráfico
1 – Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX
Alemães
Espanhóis Italianos Japoneses Portugueses Sírios e Turcos Outros Total
* referente a sírios e turcos
Fonte: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de
Janeiro, 2000. Apêndice: Estatísticas de 500 anos de povoamento. p. 226.
Disponível em:
<https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/imigracao-por-nacionalidade-1884-1933.html>
<https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/imigracao-por-nacionalidade-1884-1933.html>
Adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Acesso em: 06 nov. 2019.
Com base no gráfico e em pesquisas adicionais, copie
e
responda às questões e entregue junto com a atividade.
a)
O que o gráfico indica sobre
a entrada de imigrantes no Brasil? Em quais períodos foi mais intensa? O que
motivou esse fluxo migratório?
b)
Indique o motivo pelo qual,
no período de 1914 a 1923, ocorreu uma diminuição do fluxo migratório.
c)
Cite três países que
apresentam o maior fluxo de imigrantes no período de 1884 a 1933.
ATIVIDADE 2 – PESQUISA INDIVIDUAL
Individualmente, realize uma pesquisa
procurando os principais hábitos culturais (manifestações artística, social,
linguística e comportamental) dos países que compuseram os quadros de
imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Também
pesquise sobre os hábitos dos povos indígenas e africanos em outros períodos
históricos, que tenham sido herdados pela população brasileira. Em seguida,
socialize com os demais grupos os seus resultados. Registre as ideias
principais em seu caderno.
ATIVIDADE 3 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
Conforme estudado no 1º bimestre, o mapa é um
importante instrumento de comunicação e de compartilhamento de informação. Para
retomarmos os conhecimentos adquiridos sobre cartografia, analise e responda ao
que se pede.
Mapa 1 -
Estrangeiros residentes no Brasil - 2010
Fonte: IBGE. Atlas do Censo Demográfico 2010.
Disponível em:
<https://portaldemapas.ibge.gov.br/data/atlas-do-censo-demografico-2010/pdfs/Atlas_Censo2010_pag_26.pdf>
Adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Acesso em: 06 nov. 2019.
Adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Acesso em: 06 nov. 2019.
COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA UMA A UMA NA SEQUÊNCIA
a)
Qual é o papel das cores e
das setas para essa representação cartográfica?
b)
Esse é um mapa qualitativo ou
quantitativo? Justifique sua resposta.
c)
Identifique os principais
países com o maior fluxo de residentes no Brasil em 2010 e apresente os motivos
pelos quais essas populações são atraídas para o Brasil.
d)
De quais hemisférios
originam-se esses fluxos migratórios?
e)
Comparando o gráfico dos
Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX (da questão
anterior) com o mapa Estrangeiros residentes no Brasil – 2010, mencione as
semelhanças e diferenças em relação às origens dos grupos de imigrantes e os
meios de transportes disponibilizados para o deslocamento.
TIRE DÚVIDAS MANDANDO QUESTIONAMENTOS PARA:
trabalhosdegeografiaprimeiras@gmail.com
trabalhosdegeografiaprimeiras@gmail.com
bom trabalho
beth geo