CARPE DIEN

terça-feira, 9 de junho de 2020

1as SÉRIES 2o BIMESTRE - PROCESSOS MIGRATÓRIOS





ATIVIDADES PARA O DIA 16-06-20



ENVIAR PARA







NOME COMPLETO:  NÚMERO  E TURMA





ASSISTIR O VIDEO E FAZER UM RESUMO EM  TEXTO OU IMAGEM


TEMA 1 – PROCESSOS MIGRATÓRIOS: AS DISTÂNCIAS ATUAIS E AS DE UM PASSADO RECENTE.



DESENVOLVER AS ATIVIDADES




ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICO





Nosso país, ao longo de seu povoamento, foi formado a partir de uma diversidade étnica com matrizes europeias, africanas e indígenas, que transpuseram barreiras físicas e culturais. Nesse sentido, propomos nesta atividade a análise dos principais fluxos migratórios e os motivos que levaram diferentes povos a se deslocarem para o Brasil.




Gráfico 1 – Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX


               Alemães Espanhóis Italianos Japoneses Portugueses Sírios e Turcos Outros Total
* referente a sírios e turcos
Fonte: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro, 2000. Apêndice: Estatísticas de 500 anos de povoamento. p. 226. Disponível em: 


<https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/imigracao-por-nacionalidade-1884-1933.html>


Adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Acesso em: 06 nov. 2019.
Com base no gráfico e em pesquisas adicionais, copie e 
responda às questões e entregue junto com a atividade.
a)        O que o gráfico indica sobre a entrada de imigrantes no Brasil? Em quais períodos foi mais intensa? O que motivou esse fluxo migratório?
b)        Indique o motivo pelo qual, no período de 1914 a 1923, ocorreu uma diminuição do fluxo migratório.
c)        Cite três países que apresentam o maior fluxo de imigrantes no período de 1884 a 1933.

ATIVIDADE 2 – PESQUISA INDIVIDUAL


Individualmente, realize uma pesquisa procurando os principais hábitos culturais (manifestações artística, social, linguística e comportamental) dos países que compuseram os quadros de imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Também pesquise sobre os hábitos dos povos indígenas e africanos em outros períodos históricos, que tenham sido herdados pela população brasileira. Em seguida, socialize com os demais grupos os seus resultados. Registre as ideias principais em seu caderno.




ATIVIDADE 3 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA



Conforme estudado no 1º bimestre, o mapa é um importante instrumento de comunicação e de compartilhamento de informação. Para retomarmos os conhecimentos adquiridos sobre cartografia, analise e responda ao que se pede.



Mapa 1 - Estrangeiros residentes no Brasil - 2010





Fonte: IBGE. Atlas do Censo Demográfico 2010. Disponível em:


<https://portaldemapas.ibge.gov.br/data/atlas-do-censo-demografico-2010/pdfs/Atlas_Censo2010_pag_26.pdf


Adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola. 


Acesso em: 06 nov. 2019.


COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA UMA A UMA  NA  SEQUÊNCIA


a)        Qual é o papel das cores e das setas para essa representação cartográfica?
b)        Esse é um mapa qualitativo ou quantitativo? Justifique sua resposta.
c)        Identifique os principais países com o maior fluxo de residentes no Brasil em 2010 e apresente os motivos pelos quais essas populações são atraídas para o Brasil.
d)        De quais hemisférios originam-se esses fluxos migratórios?
e)        Comparando o gráfico dos Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX (da questão anterior) com o mapa Estrangeiros residentes no Brasil – 2010, mencione as semelhanças e diferenças em relação às origens dos grupos de imigrantes e os meios de transportes disponibilizados para o deslocamento.
TIRE DÚVIDAS MANDANDO QUESTIONAMENTOS PARA:

trabalhosdegeografiaprimeiras@gmail.com

bom trabalho

beth geo