CARPE DIEN

terça-feira, 9 de junho de 2020

3as SÉRIES 2o BIMESTRE - CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES?




ATIVIDADES PARA O DIA 16-06-20
ENVIAR PARA





NOME COMPLETO:  NÚMERO  E TURMA



ASSISTIR O VIDEO E FAZER UM RESUMO EM  TEXTO OU IMAGEM







TEMA 1 - CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES?


ATIVIDADE 1: LEITURA E ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS. RESUMIR.


Para introdução deste tema, explore a nuvem de palavras sobre “conflitos da atualidade em decorrência do processo de globalização”. Essa primeira etapa permite trilhar os caminhos para estimular a sua aprendizagem, de forma a explorar seus conhecimentos e experiências sobre o tema.


Imagem 1 - Nuvem de palavras – Conflitos Mundiais

a) Pesquise sobre as origens e consequências desses conflitos em diferentes regiões.
              Registre em seu caderno os resultados da pesquisa e  faça um resumo para enviar como atividade.


ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E IMAGEM.
Sobre o contexto geopolítico e o surgimento do significado da expressão “Choque de Civilizações”, propomos a leitura do texto a seguir:

A Teoria do Choque de Civilizações

 A partir do final do período chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema políticoeconômico mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos movimentos das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem mundial, surgem diversas análises na tentativa de se compreender o verdadeiro motivo desses conflitos. O cientista político Samuel P. Huntington formulou uma teoria, em 1993, chamada “Choque de Civilizações”, publicada
na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele descreve que os principais motivos dos conflitos no PósGuerra Fria têm como pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos, baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial e cultural.

 Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de “Choque de Civilizações”, fundamentando-se na perspectiva de que Huntington trata a cultura como algo imutável e homogêneo, visto que não leva em conta as alterações existentes dentro de cada uma. Said salienta que não há uma rigorosa separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o mundo atual, e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura, manter-se isolado das outras (como, por exemplo, as migrações e o intercâmbio cultural).

Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Fonte: Portal Educação. Geografia: a teoria “Choque de Civilizações”. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com. br/conteudo/artigos/conteudo/geografia/51293>. Acesso em: 03 abr. 2019.


Após a leitura do texto, pesquise se essa teoria ainda é atual. Comente suas percepções e responda às questões no seu caderno. Copie as perguntas uma a uma respondendo na sequência.
a)        Quais críticas Edward Said faz à teoria de Huntington?
b)        Os conflitos dos últimos anos têm alguma ligação com a teoria do “Choque de Civilizações”? Comente sua resposta.
c)        Existe relação entre a imagem 2 e o texto “A Teoria do Choque de Civilizações”? Justifique sua resposta.
d)        Qual é o “pano de fundo” gerador do conflito retratado na imagem 2?

Imagem 2 - Manifestação em relação ao atentado sofrido pelo jornal francês Charlie Hebdo  em 7 janeiro de 2015, na cidade de Paris. Fonte: Pixabay. Disponível em:
<https://pixabay.com/pt/photos/protesto-charlie-barragem-luzes-1273818/> Acesso em: 16 jan. 2020.

Bom trabalho
Beth geo