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quarta-feira, 10 de junho de 2020

2as SÉRIES 2o BIMESTRE - OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (I): O ESPAÇO INDUSTRIAL





ATIVIDADES PARA O DIA 16-06-20
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NOME COMPLETO:  NÚMERO E TURMA

ASSISTIR O VIDEO E FAZER UM RESUMO EM TEXTO OU IMAGEM  E ENVIAR.


TEMA 1 – OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (I): 
O ESPAÇO INDUSTRIAL
O espaço industrial enfatiza o processo de industrialização brasileiro e oferece uma visão evolutiva das atividades produtivas, criando bases explicativas que permitem compreender a consolidação do polo industrial no Sudeste e em outras regiões do país.

Entre os séculos XVI e XIX, as atividades agropecuárias e extrativistas dominaram o sistema produtivo e, somente na década de 1930, a atividade industrial passa a ter importância crescente na economia nacional, devido ao enriquecimento da burguesia cafeeira e da queda das importações e nas exportações agrícolas dos países, diretamente envolvidos nos conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Antes da industrialização, a principal atividade produtiva era a cafeicultura, responsável pela formação de empresários, banqueiros, acumulação monetária e mão de obra qualificada. As primeiras indústrias se utilizaram das poucas infraestruturas de transportes (ferrovias e portos), concentradas na Região Sudeste, e da mão de obra proveniente da imigração europeia e asiática, que tinham experiência em fábricas. Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas adotou uma política nacionalista que estimulava a industrialização nacional, criando leis, instituições, indústrias de base, empresas públicas, como, por exemplo, a Consolidação das Leis do Trabalho, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras, que organizaram o sistema produtivo do país.

Porém, foi no governo de Juscelino Kubitschek que a modernização ocorreu, por meio da transferência de multinacionais para o Brasil, predominantemente para o Sudeste. Seu governo foi responsável pela:

• expansão da indústria automobilística multinacional;

• construção da capital federal (Brasília);

• construção de rodovias;

• expansão das indústrias de base;

• ampliação na geração, transmissão e distribuição de energia.

Dessa forma, a atividade industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela; além de ampliar a oferta de serviços e equipamentos urbanos das grandes cidades brasileiras.



Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
ATIVIDADE 1
Copie e responda às questões a seguir no seu caderno,  depois envie um resumo em  forma de texto  ou imagem.
a)        Durante muito tempo, o Brasil teve destaque apenas no setor primário da economia, com a exportação de pau-brasil, açúcar, ouro, borracha, cacau e café entre outros. Foi a partir da primeira década do século XX, com a disponibilidade de capital proveniente da cafeicultura, que esse processo se impulsionou e estimulou a imigração europeia. Os imigrantes trouxeram novos hábitos de consumo, que incluíam produtos industrializados, bem como um pouco de experiência em trabalhos como operários e na produção industrial. Após diálogo com seus(suas) colegas e a troca de informações mediadas pelo(a) professor(a), indique outras contribuições trazidas por imigrantes de diferentes países para o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil.
b)        Para compreender a importância dos migrantes no processo de industrialização brasileiro, leia os dados representados no gráfico 1 “Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX” e realize as próximas atividades:
c)            Qual o período indicado no gráfico 1 que registrou maior entrada de imigrantes no Brasil? De acordo com os dados apresentados no gráfico, aponte de qual país o Brasil recebeu maior número de imigrantes, e explique o que favoreceu esse período de grande migração para o Brasil.
d)         O processo de industrialização brasileiro foi marcado por algumas etapas consideradas fundamentais para compreender o seu desenvolvimento. Pesquise.

ATIVIDADE 2: LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
Atualmente, o Brasil é considerado um dos países mais industrializados do mundo, ocupando, em 2015, o 11º lugar neste segmento em escala global[1]. Porém, a industrialização não ocorre de forma homogênea no país, ou seja, ela se encontra irregularmente distribuída no território, onde algumas áreas são densamente industrializadas e outras praticamente desprovidas dessa atividade econômica. Analise o mapa e responda ao que se pede no seu caderno faça um resumo e envie como atividade.
MAPA 1: CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL EM 2013
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_ brasil/brasil_distribuicao_industrias.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2019.
a)        Identifique, de acordo com a divisão regional do IBGE, qual região é a mais industrializada.
b)        Indique o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.
c)        Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.
TEMA 2 – OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (II):
O ESPAÇO AGROPECUÁRIO
ATIVIDADE 1: ANÁLISE DE TEXTO, GRÁFICO E IMAGEM


No circuito da produção: o espaço agropecuário, você vai participar de um desafio sobre alguns conceitos fundamentais acerca do espaço agropecuário brasileiro.

No Brasil, a Lei de Terras (1850) e a Abolição da Escravatura (1888) foram bases para o mercado de terras e de mão de obra (trabalho assalariado). O poder passou a estar ligado à posse da terra. Dessa forma, no Brasil, a terra passa a ser entendida como patrimônio e não como meio de produção; com o objetivo de apropriar-se de terras apenas como poder, reserva de valor, e não realmente ligada à produção.

O período de 1964 a 1985 foi marcado pela concentração de grandes propriedades agrícolas (latifúndios) monocultoras e exportadoras, as quais contribuíram para degradação ambiental e social e agravamento da fome no país. Neste contexto, a fome pode ser caracterizada pela falta de variedades de alimentos vitais para o ser humano (fome fechada), que difere da fome aberta, que é a ausência total de alimentos.

Portanto, o problema da fome é uma questão política decorrente de uma estrutura agrária fundamentada em grandes propriedades agrícolas monocultoras, que busca o enriquecimento dos latifundiários e a priorização dos mercados externos.

Atualmente, predomina o sistema intensivo, que utiliza máquinas (tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação etc.), insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes transgênicas etc.) e técnicas pecuaristas modernas (inseminação artificial e melhoramento genético), com o objetivo de elevar a produção e reduzir as perdas. Essas práticas têm garantido um grande aumento produtivo, porém são práticas causadoras de impactos ambientais e que intensificam as desigualdades no espaço rural, por superar o sistema extensivo, que reúne práticas de agricultura familiar, dependentes das condições naturais da terra, e com uma pecuária que se utiliza de pastagens, gerando moderada produtividade, porém traz maior variedade de alimentos e baixos impactos ambientais.


Copie as  questões  e responda  uma a uma na sequência.
a)        Indique fatores que contribuíram para o aumento significativo no uso de agrotóxicos no Brasil.
b)        A cultura agrícola do Brasil ainda é baseada na utilização de agrotóxicos e pesticidas, o que o leva a ser o maior consumidor dessas substâncias. Frente a essa realidade, os trabalhadores são os que mais sofrem, já que muitas vezes não existem, nas lavouras, equipamentos de proteção. E o mais grave é que, muitas vezes, os agricultores utilizam, de maneira irregular, agentes proibidos na maior parte do mundo. Segundo o professor e especialista em toxicologia Daniel Junqueira Dorta, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, “uma das alternativas para evitar mais casos de intoxicação seria a adoção das boas práticas de cultura agrícola, com análise das substâncias mais seguras para o meio ambiente”. Jornal da USP , disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-e-o-maior-consumidor-de-agrotoxico-do-mundo/> Acesso em: 16 dez. 2019. A partir das pesquisas e discussões realizadas, comente quais os riscos provocados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. Procure apontar algumas alternativas sustentáveis, em substituição, ao modelo de produção agrícola baseado no uso de agrotóxicos.
c)        Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 15º objetivo é Vida Terrestre, e tem como foco “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”. A imagem 1 e as informações presentes no gráfico 2 vão ao encontro do que é proposto pela ONU? Justifique sua resposta.
d)        Pesquise as metas do Brasil relacionadas ao ODS 15.
e)        Pesquise sobre o tema e apresente as suas percepções e reflexões como atividade e envie.

Depois de responder, envie para o e_mail





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trabalhosdegeografiasegundas@gmail.com

Bom trabalho
Beth geo