ATIVIDADES PARA O DIA 16-06-20
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O VIDEO E FAZER UM RESUMO EM TEXTO OU IMAGEM E ENVIAR.
TEMA 1 – OS CIRCUITOS DA
PRODUÇÃO (I):
O ESPAÇO INDUSTRIAL
O espaço industrial
enfatiza o processo de industrialização brasileiro e oferece uma visão
evolutiva das atividades produtivas, criando bases explicativas que permitem
compreender a consolidação do polo industrial no Sudeste e em outras regiões
do país.
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Entre os séculos XVI e XIX,
as atividades agropecuárias e extrativistas dominaram o sistema produtivo e,
somente na década de 1930, a atividade industrial passa a ter importância
crescente na economia nacional, devido ao enriquecimento da burguesia cafeeira
e da queda das importações e nas exportações agrícolas dos países,
diretamente envolvidos nos conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
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Antes da industrialização,
a principal atividade produtiva era a cafeicultura, responsável pela formação
de empresários, banqueiros, acumulação monetária e mão de obra qualificada.
As primeiras indústrias se utilizaram das poucas infraestruturas de
transportes (ferrovias e portos), concentradas na Região Sudeste, e da mão de
obra proveniente da imigração europeia e asiática, que tinham experiência em
fábricas. Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas adotou uma política nacionalista
que estimulava a industrialização nacional, criando leis, instituições,
indústrias de base, empresas públicas, como, por exemplo, a Consolidação das
Leis do Trabalho, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), Petrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras, que
organizaram o sistema produtivo do país.
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Porém,
foi no governo de Juscelino Kubitschek que a modernização ocorreu, por meio
da transferência de multinacionais para o Brasil, predominantemente para o
Sudeste. Seu governo foi responsável pela:
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• expansão da indústria
automobilística multinacional;
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• construção da capital federal
(Brasília);
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• construção de rodovias;
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• expansão das indústrias de base;
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• ampliação na geração, transmissão
e distribuição de energia.
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Dessa forma, a atividade
industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as
outras atividades subordinadas a ela; além de ampliar a oferta de serviços e
equipamentos urbanos das grandes cidades brasileiras.
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Elaborado especialmente
para o São Paulo Faz Escola.
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ATIVIDADE
1
Copie e responda
às questões a seguir no seu caderno, depois
envie um resumo em forma de texto ou imagem.
a)
Durante
muito tempo, o Brasil teve destaque apenas no setor primário da economia, com a
exportação de pau-brasil, açúcar, ouro, borracha, cacau e café entre outros.
Foi a partir da primeira década do século XX, com a disponibilidade de capital
proveniente da cafeicultura, que esse processo se impulsionou e estimulou a
imigração europeia. Os imigrantes trouxeram novos hábitos de consumo, que
incluíam produtos industrializados, bem como um pouco de experiência em
trabalhos como operários e na produção industrial. Após diálogo com seus(suas)
colegas e a troca de informações mediadas pelo(a) professor(a), indique outras
contribuições trazidas por imigrantes de diferentes países para o
desenvolvimento econômico e industrial do Brasil.
b)
Para
compreender a importância dos migrantes no processo de industrialização
brasileiro, leia os dados representados no gráfico 1 “Imigrantes no Brasil no
final do século XIX e início do século XX” e realize as próximas atividades:
c)
Qual
o período indicado no gráfico 1 que registrou maior entrada de imigrantes no
Brasil? De acordo com os dados apresentados no gráfico, aponte de qual país o
Brasil recebeu maior número de imigrantes, e explique o que favoreceu esse
período de grande migração para o Brasil.
d)
O
processo de industrialização brasileiro foi marcado por algumas etapas
consideradas fundamentais para compreender o seu desenvolvimento. Pesquise.
ATIVIDADE
2: LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
Atualmente, o Brasil é
considerado um dos países mais industrializados do mundo, ocupando, em 2015, o
11º lugar neste segmento em escala global[1]. Porém, a industrialização
não ocorre de forma homogênea no país, ou seja, ela se encontra irregularmente
distribuída no território, onde algumas áreas são densamente industrializadas e
outras praticamente desprovidas dessa atividade econômica. Analise o mapa e
responda ao que se pede no seu caderno faça um resumo e envie como atividade.
MAPA 1: CONCENTRAÇÃO
INDUSTRIAL EM 2013
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_
brasil/brasil_distribuicao_industrias.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2019.
a)
Identifique,
de acordo com a divisão regional do IBGE, qual região é a mais industrializada.
b)
Indique
o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo
índice de industrialização.
c)
Por
que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os
aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.
TEMA 2 – OS CIRCUITOS DA
PRODUÇÃO (II):
O ESPAÇO AGROPECUÁRIO
ATIVIDADE
1: ANÁLISE DE TEXTO, GRÁFICO E IMAGEM
No
circuito da produção: o espaço agropecuário, você vai participar de um
desafio sobre alguns conceitos fundamentais acerca do espaço agropecuário
brasileiro.
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No Brasil, a Lei de Terras
(1850) e a Abolição da Escravatura (1888) foram bases para o mercado de
terras e de mão de obra (trabalho assalariado). O poder passou a estar ligado
à posse da terra. Dessa forma, no Brasil, a terra passa a ser entendida como
patrimônio e não como meio de produção; com o objetivo de apropriar-se de
terras apenas como poder, reserva de valor, e não realmente ligada à
produção.
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O período de 1964 a 1985
foi marcado pela concentração de grandes propriedades agrícolas (latifúndios)
monocultoras e exportadoras, as quais contribuíram para degradação ambiental
e social e agravamento da fome no país. Neste contexto, a fome pode ser
caracterizada pela falta de variedades de alimentos vitais para o ser humano
(fome fechada), que difere da fome aberta, que é a ausência total de
alimentos.
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Portanto, o problema da
fome é uma questão política decorrente de uma estrutura agrária fundamentada
em grandes propriedades agrícolas monocultoras, que busca o enriquecimento
dos latifundiários e a priorização dos mercados externos.
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Atualmente, predomina o
sistema intensivo, que utiliza máquinas (tratores, colheitadeiras, pivô de
irrigação etc.), insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes
transgênicas etc.) e técnicas pecuaristas modernas (inseminação artificial e
melhoramento genético), com o objetivo de elevar a produção e reduzir as
perdas. Essas práticas têm garantido um grande aumento produtivo, porém são
práticas causadoras de impactos ambientais e que intensificam as
desigualdades no espaço rural, por superar o sistema extensivo, que reúne
práticas de agricultura familiar, dependentes das condições naturais da
terra, e com uma pecuária que se utiliza de pastagens, gerando moderada
produtividade, porém traz maior variedade de alimentos e baixos impactos
ambientais.
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Copie
as questões e responda
uma a uma na sequência.
a)
Indique
fatores que contribuíram para o aumento significativo no uso de agrotóxicos no
Brasil.
b)
A
cultura agrícola do Brasil ainda é baseada na utilização de agrotóxicos e
pesticidas, o que o leva a ser o maior consumidor dessas substâncias. Frente a
essa realidade, os trabalhadores são os que mais sofrem, já que muitas vezes
não existem, nas lavouras, equipamentos de proteção. E o mais grave é que,
muitas vezes, os agricultores utilizam, de maneira irregular, agentes proibidos
na maior parte do mundo. Segundo o professor e especialista em toxicologia
Daniel Junqueira Dorta, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, “uma das alternativas para evitar mais casos de
intoxicação seria a adoção das boas práticas de cultura agrícola, com análise
das substâncias mais seguras para o meio ambiente”. Jornal da USP , disponível
em: <https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-e-o-maior-consumidor-de-agrotoxico-do-mundo/> Acesso em: 16 dez. 2019.
A partir das pesquisas e discussões realizadas, comente quais os riscos
provocados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. Procure apontar algumas
alternativas sustentáveis, em substituição, ao modelo de produção agrícola
baseado no uso de agrotóxicos.
c)
Em
2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento
sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 15º objetivo é Vida
Terrestre, e tem como foco “proteger, recuperar e promover o uso sustentável
dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater
a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”. A
imagem 1 e as informações presentes no gráfico 2 vão ao encontro do que é
proposto pela ONU? Justifique sua resposta.
d)
Pesquise
as metas do Brasil relacionadas ao ODS 15.
e)
Pesquise sobre o tema e apresente as suas percepções e reflexões
como atividade e envie.
Depois de
responder, envie para o e_mail
TIRE DÚVIDAS MANDANDO QUESTIONAMENTOS
PARA:
trabalhosdegeografiasegundas@gmail.com
Bom trabalho
Beth geo