2as SÉRIES
ATIVIDADES PARA SEMANA DE 22 DE JUNHO ATÉ 03 DE JULHO
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Assistir o vídeo e registrar no seu
caderno, criando um resumo em forma
de texto ou imagem.
TEMA 3 – A FORMAÇÃO E A EVOLUÇÃO DA REDE URBANA BRASILEIRA
– Assistir e criar um resumo para o vídeo a seguir
ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO E TABELA
O processo de industrialização no país ocorreu em meio a uma concentração urbana acelerada, desordenada e com a transferência de unidades industriais poluidoras dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos, atraídas por leis ambientais flexíveis e incentivos governamentais.
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As metrópoles expandiram-se e conurbaram com as cidades próximas, possuindo alto grau de integração entre si na economia, política, cultura e nos transportes, com demandas de serviços e atividades que não podem ser resolvidas pelos esforços individuais dos municípios. Os problemas deixavam de ser locais, assumindo uma dimensão metropolitana, com isso, surgiu a necessidade dos governos estaduais de criarem as regiões metropolitanas para fins de planejamento urbano regional.
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Atualmente, tornou-se um grande desafio dos governos garantir a qualidade ambiental das cidades para melhoria das condições de vida da população. Isso envolve manter e ampliar as áreas verdes,
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dispor regularmente o lixo, exigir a coleta e tratamento do esgoto, e denunciar os crimes ambientais. São ações que devem ser desempenhadas pela sociedade civil, além de reivindicar da gestão pública planos de governos envolvidos nas questões ambientais.
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É comum ocorrerem iniciativas de urbanização em áreas centrais que valorizam os imóveis, embora esses esforços não sigam na mesma proporção nos bairros periféricos, ausentes de saneamento básico, moradias regularizadas e serviços públicos essenciais.
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É a classificação das cidades com base no nível de influência econômica, política e serviços que exercem sobre as demais. A rede urbana é um sistema de cidade interligadas por redes de transportes, saneamento e comunicações que viabilizam os fluxos de pessoas, mercadorias, informações e capitais.
A hierarquia urbana pode ser categorizada da seguinte forma:
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• Metrópole – são cidades sede de uma região metropolitana formada por um aglomerado de cidades, constituindo uma única malha urbana, integrando serviços e infraestruturas urbanas, como exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires etc.;
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• Cidades globais – são cidades que possuem influências globais como: sede de grandes empresas multinacionais, presença de bolsa de valores, serviços urbanos sofisticados, centros de pesquisa de alta tecnologia etc. (Ex. São Paulo, Londres, Tóquio etc.);
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• Megalópoles – região formada por diversas regiões metropolitanas localizadas próximas entre si; são chamadas de megalópole, ou seja, a conurbação de duas ou mais metrópoles, com forte
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integração econômica e intenso fluxo de pessoas e mercadorias.
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Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
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Agora, realize uma análise dos dados apresentados na tabela, verifique a distribuição da população rural e urbana no período de 1960 a 2010.
TABELA 1 – DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DA POPULAÇÃO NOS CENSOS DEMOGRÁFICOS E A SITUAÇÃO DO DOMICÍLIO – BRASIL E GRANDES REGIÕES
Grandes Regiões
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19601
Urbana
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19601 Rural
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19701
Urbana
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19701 Rural
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19801
Urbana
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19801 Rural
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19912
Urbana
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19912 Rural
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20002
Urbana
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20002 Rural
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20102
Urbana
|
20102 Rural
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BRASIL
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45.1%
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54.9%
|
56.0%
|
44.0%
|
67.7%
|
32.3%
|
75.5%
|
24.5%
|
81.2%
|
18.8%
|
84.4%
|
15.6%
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Região Norte
|
35.5%
|
64.5%
|
42.6%
|
57.4%
|
50.2%
|
49.8%
|
57.8%
|
42.2%
|
69.8%
|
30.2%
|
73.5%
|
26.5%
|
Região Nordeste
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34.2%
|
65.8%
|
41.8%
|
58.2%
|
50.7%
|
49.3%
|
60.6%
|
39.4%
|
69.0%
|
31.0%
|
73.1%
|
26.9%
|
Região Sudeste
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57.4%
|
42.6%
|
72.8%
|
27.2%
|
82.8%
|
17.2%
|
88.0%
|
12.0%
|
90.5%
|
9.5%
|
92.9%
|
7.1%
|
Região Sul
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37.6%
|
62.4%
|
44.6%
|
55.4%
|
62.7%
|
37.3%
|
74.1%
|
25.9%
|
80.9%
|
19.1%
|
84.9%
|
15.1%
|
Região Centro-Oeste
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37.2%
|
62.8%
|
50.9%
|
49.1%
|
70.7%
|
29.3%
|
81.3%
|
18.7%
|
86.7%
|
13.3%
|
88.8%
|
11.2%
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Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo Demográfico 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. (1) População recenseada. (2) População residente. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=9&uf=00>. Acesso em: 14 mar. 2019.
Com base no texto e tabela e nos seus conhecimento, responda às questões a seguir:
1.Podemos afirmar que o Brasil é um país majoritariamente urbano? Justifique sua resposta.
2.Indique o ano em que a população urbana supera a rural no Brasil. Cite os principais fatores que ocasionaram o acentuado crescimento da população urbana brasileira. Quais as consequências desse crescimento?
3.Qual a situação da região sudeste se comparada às demais regiões brasileiras, com relação ao percentual da população urbana?
SAIBA MAIS
Você sabia que o IBGE possui um canal no YouTube chamado “IBGE explica”? Lá você pode encontrar os mais variados temas a partir dos estudos realizados por esta instituição e, neste sentido, sugerimos que você acesse ao vídeo que aborda a questão dos “Arranjos populacionais” face à crescente expansão urbana em nosso país. O vídeo está disponível no endereço: <https:// www.youtube.com/watch?v=G5YsSBc98Po&index=11&t=0s
&list=PLAvMMJyHZEaE_gzGaoD5RkmCxO6rBexI6>. Acesso em: 19 mar. 2019.
ATIVIDADE 2: PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Leia os textos indicados:
Texto 1
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“Nas concentrações urbanas acima de 2,5 milhões de habitantes, foram identificados alguns padrões na distribuição das condições de vida. No Rio, por exemplo, vimos que as condições pioram conforme nos afastamos do litoral. Em Brasília, o planejamento e o relevo não impediram a concentração de áreas ricas, em especial no plano piloto e às margens do Lago Paranoá”, explica o pesquisador do IBGE, Maurício Gonçalves e Silva.
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Fonte: Agência IBGE Notícias. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/18906-em-areas-urbanas-38-1-da-populacao-viviam-em-mas-condicoes-de-vida>. Acesso em 19 mar. 2019.
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Texto 2
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Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
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Meta 11.1: Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e
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aos serviços básicos e urbanizar as favelas.
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Fonte: ONU BR - Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/ods11/>. Acesso em 19 mar. 2019.
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1.A partir da leitura dos textos, quais são os desafios para se atingir a Meta 1 do ODS 11, e elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema. Nesse texto, você deverá defender uma opinião a respeito do tema proposto, apoiado(a) em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Apresente também, no desenvolvimento do texto, uma proposta de intervenção social para o problema que respeite os direitos humanos e as diferentes dimensões da sustentabilidade.
2.Analise as formas de aproveitamento do solo rural e urbano envolvidos na produção/ consumo da laranja cem anos atrás e atualmente. Em seguida, discorra sobre os impactos ambientais envolvidos no processo atual de produção e consumo.
100 anos
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Atual
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• • •
•
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Produção manual
Transporte (tração animal)
Venda (troca- escambo)
Adubo – orgânico (restos de laranja)
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• • • •
•
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Produção mecanizada, industrializada
Transporte (rodovias e estradas)
Venda – Supermercados (conservantes)
Adubo – indústria química (fertilizantes e agrotóxicos) Grande produção de lixo
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3.A imagem 3 abaixo ilustra o quanto o solo absorve da água da chuva em lugares arborizados e em lugares com pouca vegetação e alteração nas margens do rio, assim como a sua influência direta com a vazão dos rios. Analise a imagem e relacione a ocorrência de enchentes nas grandes cidades e a ocupação do solo urbano, citando as contribuições das vegetações para o ciclo da água.
IMAGEM 3: ABSORÇÃO DA ÁGUA EM MEIO URBANO
4.Faça um resumo da imagem abaixo.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
BOM TRABALHO – BETH GEO